Marcelo afasta eleições antecipadas (e aconselha a “baixar a temperatura”)

António Cotrim / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República afastou esta quinta-feira qualquer possibilidade de eleições antecipadas e aconselhou “baixar a temperatura” e agir no quadro parlamentar que os portugueses escolheram, considerando que o início de legislatura não pode ter sabor de fim.

Na sessão de encerramento da conferência “Portugal? e agora?”, promovida pelo jornal Público no âmbito dos seus 30 anos, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa fez um discurso com muitos avisos, quer para o Governo quer para os partidos da oposição, dirigindo-se também a outros setores da sociedade.

“Não se julgue que alguém de meridiano bom senso possa recorrer num intervalo de tempo em que isso será possível ao voto popular antecipado a pretexto de indefinições estratégicas decorrentes de imprevisibilidade política num país que acabou de sair de eleições, que gere uma situação de âmbito global na saúde pública e tem uma presidência europeia pela frente já no primeiro semestre do ano que vem”, avisou.

Para o chefe de Estado, “o caminho não é esse”, deixando clara qual a sua ideia.

“O caminho é outro: baixar a temperatura do ambiente vivido, resistir à tentação sistemática, venha de onde vier, poderes ou oposições, do aceno a crises políticas apelando a dissoluções, definir rumos minimamente estáveis e agir no quadro parlamentar que os portugueses escolheram”, defendeu o chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa foi perentório ao afirmar que em Portugal se vive “no início da legislatura um tempo que não pode ter o sabor de fim de legislatura”.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Não há dúvida que o Prresidente proteje o PM. Será porque foi professor dele e não quer ver o “garoto” a dar com-os burros-na-água?

  2. Um Governo que está a destruir Portugal que está minado de corruptos e ladrões do povo..
    Um páis que tem a saude e educação precária
    Segurança precária e falta de efectivo como também as policias são ignoradas e os Bandidos abraçados…..
    Justiça não fica atrás…
    Não baixa os Deputados para 180 como está na Costituição…
    Não acaba com as Assembleias Familiares…
    Portugal com mais Fundações que a Eunião Europeia…
    Não querem acabar com as Subvenções Vitalicias que foi criada por Mario Soares, para ajudar a familia e amigos!
    Portugal é um país rico mas com o país cheio de corruptos cada vez mais pobre e os ricos cada vez mais ricos,,,
    Generais temos 200 mais que os Estados Unidos da America e Europa!!!!
    Este Governo está protegido pelo Presidente da Répública que é unha com carne, é Presidente de António Costa, mas do Povo é para dar abraços e beijinhos e tirar selfies!!!!!
    O POVO QUER ESTE GOVERNO PARA A RUA, DEVE SIM O PRESIDENTE RESPEITAR O POVO…

  3. Claro o Presidente é apoiado pelo Costa e os XUXUALISTAS, mas eu sou SOCIALISTA não apoio um Presidebnte que anda na rua e nada resolve mas sim a dar beijinhos e abraços e selfies…
    Quem deverá ser a Candidata é a ANA GOMES, sim, não queremos Presidente que adormece os portuguêses…

RESPONDER

Dezenas de mulheres abusadas por funcionários da OMS na República Democrática do Congo

Dezenas de mulheres e meninas foram abusadas sexualmente por voluntários da Organização Mundial de Saúde (OMS) destacados para enfrentar o Ébola na República Democrática do Congo (RDC), entre 2018 e 2020, concluiu um inquérito independente …

Evolução de parasita está a tornar mais difícil detetar e tratar a malária

Uma mutação do parasita que causa a malária está a "camuflar" as proteínas que são identificadas nos testes rápidos, tornando mais difícil detetar e tratar a doença. De forma semelhante aos testes à covid-19, baratos e …

Banguecoque em alerta. Mais de 70.000 casas inundadas na Tailândia

As autoridades tailandesas têm feito esforços para proteger partes de Banguecoque das cheias, que já inundaram 70.000 casas e mataram seis pessoas nas províncias no norte e centro do país. A tempestade tropical Dianmu causou cheias …

Exilados sírios obrigados a pagar taxas para evitar o alistamento obrigatório

No início deste ano, Yousef, um sírio de 32 anos que vive na Suécia, teve que pagar as taxas que lhe isentavam da obrigatoriedade de se alistar no exército da Síria, caso contrário a família …

Portugal tem cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, mais de metade em Lisboa

Estima-se que, em 2020, cerca de 485 pessoas tenham abandonado esta condição, o que representa uma descida de 39% face a 2019. Portugal terá cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, segundo os resultados de …

Simone Biles: "Deveria ter desistido muito antes dos Jogos Olímpicos"

"Uma mulher preta tem que ser a melhor, as pessoas tentam menosprezar", lamentou a multi-campeã olímpica de ginástica. Simone Biles não conquistou qualquer medalha de ouro nos Jogos Olímpicos deste ano mas foi a atleta mais …

Mãe e filho de 2 anos morrem à porta do estádio. Jogo decorreu normalmente

Queda aconteceu pouco antes de começar um jogo da Major League Baseball, em San Diego. O desporto passou para segundo plano na tarde deste domingo, pouco antes de um jogo de beisebol, nos Estados Unidos da …

"Blá blá blá". Greta Thunberg acusa líderes mundiais de não cumprirem com as promessas climáticas

Ativista considera que os anúncios feitos pelos líderes mundiais não passam de bonitas intenções que, na prática, não se traduzem em ações com verdadeiro impacto na luta contra as alterações climáticas. Greta Thunberg acusou os líderes …

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …