O mar interno da misteriosa Encélado “grita” habitabilidade

NASA / JPL-Caltech

Encélado é o sexto maior satélite natural de Saturno

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no fundo do seu mar.

A investigação, conduzida por cientistas do Southwest Research Institute, no estado norte-americano do Texas, estudou a pluma de gases e a espuma marinha congelada libertada através das fendas na superfície gelada do satélite natural e concluiu que Encélado tem um interior mais complexo do que se pensava, insinuando condições de habitabilidade.

“Ao entender a composição da pluma, podemos aprender como é o oceano [de Encélado], como é que surgiu e se fornece ambientes onde a vida tal como a conhecemos poderia sobreviver“, disse o cientista Christopher Glein, citado em comunicado.

“Criámos uma nova técnica para analisar a composição da pluma para estimar a concentração de CO2 dissolvida no oceano”, acrescentou, dando conta que o novo modelo “permitiu que a modelagem investigasse processos interiores mais profundos”.

A análise dos novos dados, oriundos da já “aposentada” missão Cassini da NASA, sugere que a abundância de CO2 em Encélado é melhor explicada pelas reações geoquímicas entre o núcleo rochoso da Lua e a água líquida do oceano subterrâneo.

Estas informações, aliadas a descobertas anteriores que davam conta da existência de sílica e hidrogénio molecular, apontam para a existência de um núcleo mais complexo e geoquimicamente mais diversificado do que se pensava até agora, frisa a nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica especializada Geophysical Research Letters.

“Com base nas nossas descobertas, Encélado parece demonstrar uma experiência massiva de sequestro de carbono”, explicou Glein.

Os resultados do novo estudo vão ao encontro de outras investigações anteriores que davam conta que Encélado pode ser o lugar ideal para abrigar vida: o seu oceano é um “banquete” para a vida extraterrestre e tem a idade perfeita para ser habitável.

O próprio Glein não afasta esta abordagem: “As implicações para a possível vida suportada por uma estrutura central heterogénea são interessantes (…) Este modelo poderia explicar como é que os processos de diferenciação e alteração planetária criam gradientes químicos [de energia] necessários para a vida subterrânea”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Enfermeiros que deixem de ser chefes regressam ao início da carreira

Há enfermeiros que regressaram ao início de carreira depois de terem abandonado as suas funções de chefia, revela o jornal Público. Tal como escreve o matutino, que avança a notícia esta quinta-feira, para que estes …

"Ronaldo foi abandonado pela equipa". Imprensa italiana arrasa Juve e elogia CR7

O Lyon tirou partido do fator casa e surpreendeu a octocampeã italiana, Juventus, em França, e ganhou esta quarta-feira uma vantagem importante - embora ténue - na eliminatória com os bianconeri para a Liga dos …

Costa desaconselha viagens de finalistas. Associação de pais diz que "não vale o risco"

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu esta quinta-feira que Portugal acabará por ter casos de coronavírus "mais cedo ou mais tarde". No entender líder do Executivo, que falava aos jornalistas em Bragança à margem da primeira …

Esquerda está contra, PSD não dá a mão. Montijo está em risco (mas "não há drama")

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, vai respeitar a decisão da maioria do Parlamento. "Acataremos, não há drama". Esta quarta-feira, Pedro Nuno Santos respondeu às críticas da esquerda acerca da vontade do Governo …

Reino Unido admite abandonar negociações com a União Europeia

O Governo britânico admite abandonar as negociações com a União Europeia (UE) para um acordo pós-Brexit se não houver progressos até junho, refere um documento publicado esta quinta-feira com a posição do Reino Unido. Num documento …

Bancos avisam: Proibir comissões vai levar a fecho de balcões e despedimentos

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) é contra a proibição de comissões bancárias ou a sua limitação em valor e em número, no MB Way e nos contratos de crédito. As propostas vão ser discutidas …

Juiz Vaz das Neves usou Relação de Lisboa para ganhar 280 mil euros com julgamento privado

O juiz Luís Vaz das Neves, ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, usou o salão nobre do tribunal para um julgamento privado com o qual ganhou 280 mil euros. De acordo com o jornal Público, …

Sergio Ramos é rei e senhor dos cartões vermelhos. Domina em todas as provas

O central Sergio Ramos foi esta quarta-feira expulso pela 26.ª vez na derrota do Real Madrid no Bernabéu frente ao Manchester City (2-1), na primeira-mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. O futebolista espanhol …

Covid-19. Há oito novos casos suspeitos em Portugal (e vieram todos de Itália)

A Direção-Geral da Saúde confirmou 25 casos suspeitos, 18 dos quais tiveram resultados negativos depois de realizados testes laboratoriais. Nas últimas 24 horas, foram registados oito novos casos suspeitos. Dos novos casos suspeitos, cinco no Hospital …

SC Braga eliminado da Liga Europa. FC Porto e Benfica obrigados a vencer

O Sporting de Braga perdeu esta quarta-feira por 1-0 na receção aos escoceses do Rangers, em jogo da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, sendo eliminado da competição europeia. O …