Os extraterrestres estão trancados nos seus próprios mundos (e é por isso que ainda não os encontramos)

NASA

Enceladus, a lua gelada de Saturno, esconde um oceano que pode “fermentar” vida alienígena

Um cientista britânico fez uma nova leitura do controverso Paradoxo de Fermi, sugerindo que ainda não foram detetados sinais de vida extraterrestre porque a maior parte desta vida alienígena está isolada do mundo exterior.

Se os extraterrestre existem, por que não os encontramos ainda? É com isto que o Paradoxo de Fermi se debate há anos.

Numa nova abordagem ao paradoxo e tentando responder à questão que há anos inquieta a comunidade científica, David Clements, cientista do London’s Imperial College, analisou a história da vida na Terra, as condições básicas para a existência de vida e a presença de planetas e luas potencialmente habitáveis no Sistema Solar.

“Concluímos que as condições para que haja vida – águas líquidas e fontes de energia – são, de facto, muito comuns no Sistema Solar, mas a maioria dos locais potencialmente habitáveis está abaixo das superfícies geladas das luas gigantes de gás”, escreveu o cientista no artigo agora divulgado.

“Se este caso se verificar em outros lugares da Galáxia, a vida [extraterrestre] pode ser realmente bastante mas, mesmo que a inteligência se desenvolva, acaba por ser essencialmente selada num ambiente infinito, incapaz de se comunicar com o exterior”.

Para Clements, há condições para se desenvolver vida alienígena inteligente no entanto, são estas mesmas condições a barreira que os impede de comunicar para o exterior. No fundo, estas formas de vida podem existem em “mundos isolados” – o que justificaria o silêncio ensurdecedor dos extraterrestres.

A título de exemplo, o cientista mencionou a Europa e a Enceladus, as luas geladas de Júpiter e Saturno, respetivamente. De acordo com a publicação, pode haver água – uma das condições básicas para a vida – sob estes satélites naturais. Teoricamente, estas luas podem alojar “ecossistemas muito maiores do que o que exista na Terra”, pode ler-se.

Um outro estudo, publicado no início do mês de novembro na Nature Astronomy, dava já conta que Enceladus escondia um oceano e, apesar deste satélite ter menos 1% do tamanho da nossa Lua, tem um oceano com até 10% da quantidade de água que existe na Terra. Além disso, estudos químicos sobre os jatos de água que saem do pólo sul de Enceladus sugerem que o oceano quente e profundo desta lua pode mesmo ser uma “loja de doces” para a vida microbiana.

O cientista nota ainda que a vida na Terra parece ter emergido bastante rápido a partir do momento em que se reuniram as condições adequadas. Com isto, sugere o britânico, “pode surgir vida em qualquer lugar onde exista um ambiente compatível“.

Contudo, é ainda muito cedo para desistir da procura por vida alienígena. Em declarações à Newsweek, Clements afirma que, nos “próximos 10 a 20 anos” vão surgir várias missões e instalações de observação que “aumentarão significativamente a nossa capacidade de detetar vida noutro qualquer lugar”.

A Europa Clipper da NASA e o Telescópio Espacial James Webb (JWST) são missões que podem contribuir para detetar vida extraterrestre. Porém, importa frisar, nenhuma destas tecnologias vai encontrar vida diretamente, mas antes esboçar uma imagem mais clara de mundos potencialmente habitáveis, quer no nosso Sistema Solar, quer fora dele. Encontrar vida extraterrestre diretamente pode ser um pouco mais complicado – e demorado.

De qualquer das formas, o cientista acredita que toda a sua teoria está relacionada com o Paradoxo de Fermi, uma vez que “sabemos que as espécies que vivem na água podem evoluir até um alto nível de inteligência”, considerou. Por isso, conclui, escrutinar estes oceanos pode ajudar-nos não só a resolver o problema, como a questão de Fermi.

“Ficamos com a perspetiva assustadora de que a nossa galáxia pode estar repleta de vida, mas que qualquer inteligência no seu interior pode estar trancada sob barreiras impenetráveis de gelo, tornando-a incapaz de comunicar [com o exterior] e até mesmo compreender a existência do Universo lá fora”, rematou.

O artigo foi submetido para publicação no passado dia 15 de outubro na revista Journal of the British Interplanetary, carecendo ainda da revisão de pares. Contudo, a publicação está disponível em pré-visualização no Arxiv.org.

O Paradoxo de Fermi

O Paradoxo de Fermi é utilizado para descrever as enormes discrepâncias entre as estimativas otimistas da probabilidade de existirem civilizações extraterrestres e a falta de evidências da existência dessas mesmas civilizações.

Se o Universo é um espaço vasto e cheio de planetas potencialmente habitáveis, então onde é que estão todos os alienígenas? – esta é a grande questão do paradoxo.

Diversas teorias tentaram já explicar a ausência de sinais de vida extraterrestre – desde a ideia de que podem estar a hibernar até às explosões de raios gama, passando pela ideia de que os extraterrestres já morreram ou estão submersos nos seus planetas aquáticos.

Até então, não foi encontrada nenhuma outra forma de vida no Universo. Foi este o facto que levou o astrofísico italiano Enrico Fermi a questionar em 1950 onde estariam todos os seres alienígenas. A teoria, conhecida como Paradoxo de Fermi, ainda não tem solução, afirmando-se cada vez mais como um mistério da Ciência.

SA, ZAP //

PARTILHAR

48 COMENTÁRIOS

  1. E o porque de os outros seres precisarem de um planeta igual ao nosso ??? Outros seres poderao ter outros meios de sobrevivencia e porque os extraterrestes ?? Nao seremos nos os extraterrestes?? Os cientistas de hoje em dia precisam de estudar mais so dizem asneira atras de asneira

    • Extra terrestre significa fora da Terra.Se nós estamos na Terra não podemos ser extraterrestres!Os cientistas precisam de estudar mais,mas V.Exa.sabe mais do que eles mesmo sem estudar!Que cromo!

    • Porque nós não podemos ser uma excepção à regra, ou vice-versa… As leis físico-químicas são universais, logo, nos outros planetas a vida deve ser semelhante à nossa. Nada de ficção-científica…

    • Extraterrestre é a junção de duas palavras
      Extra que vem do Latim e significa “Além de, na Parte de fora”
      Terrestre significa “Que é da TERRA, Que vive sobre a Terra.”
      Bom e chamamos o Lugar aonde vivemos de Planeta Terra.
      Na tradução livre ficaria ” De Fora da Terra”
      Ex a frase: ” Recebemos Visitas de seres se fora da terra(ExtraTerrestre)

      • Mas há quem sustente a tese de que a vida na Terra provém de partículas que cá chegaram e por isso são num primeiro momento exteriores à Terra. Pessoalmente partilho a ideia. E nesse caso teremos muito de ETs

    • Existem tb os intraterrestes que vivem no interior do nosso planeta (Agartha) são os Agarthianos. Gostaria de saber até qdo os governantes do nosso planeta vai esconder de nós. Os Estados Unidos tem acordo com os Greys, há fornecimento de tecnologias de armamento deles em troca de abdução de humanos com devolução.

      • Tu estás cá com uma broa nessa cabeça… O primeiro passo para a resolução do problema é admitires que o tens. Boa sorte… que estás todo queimadinho…

    • Concordo plenamente.
      O “homem” se julga ser superior e acha que está sozinho na imensidão do universo, tornando-se tão ignorante e repleto de pensamentos individualistas que não lhe abrem a mente para perceber que a Terra é somente mais um ponto nesta galáxia.
      Quem sabe os alienígenas são tão adiantados moral e intelectualmente que a Terra seja algo insignificante para eles, visualizando a Terra de qualquer ponto da gama de galáxias que o tal “homem” nem tem ideia que exista.
      De que adianta esse ego inflado do “homem” se para o Universo não representa nada?

  2. E a possibilidade de extraterrestres serem à base de fogo, por um exemplo?
    Já que somos de água, talvez em algum planeta seres de fogo pensem igual a nós, ser impossível existir seres compostos de outros elementos que não fogo, exatamente como cientistas fazem aqui.
    Infelizmente existe essa “certeza absoluta” que ou é de água ou é impossível.

    • Sabes que mandar satélites é caro…por isso se é para procurar, por norma procura-se uma certeza, a vida que necessita de água existe,por isso procura-se esssa

  3. Incrível como damos tanto crédito a esses cientistas q falam tanta boboseira.
    Falando em condições perfeita. Que condições são essas??? Pra seres humanos somente. Onde tem água… Oxigênio etc..
    E se essas condições perfeitas para seres humanos não forem as deles??
    E se as condições perfeitas pro extraterrestre for exatamente onde não conseguiríamos sobreviver?
    Se na propria terra temos seres q desenvolveram condições p viver em ambientes completamente hostis ao ser humano.. pq não poderia acontecer em outro planeta.
    Simplesmente inacreditável ouvir coisas assim de cientistas.

  4. Sim existe outros povos além do nosso as escrituras dizem isso lá em Genesis DEUS fez o céus e a terra,céus em plural quer dizer que existe sim outras civilizações,somos visitados todos os dias,vai ter a hora que eles vão se mostrar pra nós quando a cultura do homem estiver mais harmonizado espiritualmente,quando os homens pararem de querer guerras.

    • Amigo, todos nós giramos dentro de mistérios, os mundos habitados tem suas regras, somos parte integral do ETERNO, esta força coordena todo o universo.
      Neste UNIVERSO existe dos raças uma a que cresceu em desobediência ao criador sao os eteis, a outra raça evoluiu obedecendo as regras do criador.
      O nosso planeta passa por reformas, há a reforma geográfica esta o criador entregou a mãe Natureza, a uma outra reforma, e esta o proprio ETERNO É quem está fazendo, que é a reforma cultural, todas as culturas clandestina diante da verdade de Deus vai desolculpar a terra.
      Pois, quando estas reformas estiverem prontas, aí sim, vamos ter o prazer de conhecer nossos irmãos planetários semelhantes
      ao Deus homem.
      Quer saber mais alguma coisa, me procure…
      Relator/edvaldo.

  5. A ciência estuda teorias e objectos palpáveis.. até mesmo factos.. curioso será pensar fora do contexto humano.. estarão os supostos “extra terrestres” em dimensões que ainda não enxergamos? Que talvez inclusive uma fração muito pequena da humanidade ja contactou por meios sensoriais? Penso eu de que….

    • É curioso tudo quanto ouvimos sobre o universo. Se as opiniões dos cientistas são controversas entre si, imaginem as nossas!!!
      Quando se fala em medidas ilimitadas de tempo como eternidade, e distância como infinito, sobra tão somente a imaginação Para o pobre ser humano. Mesmo todo feito científico é insignificante, diante de tais conceitos.

  6. Pessoal………. é uma coisa lógica a questão deles serem inferiores em tecnologia e não poderem se comunicar e os que tem mais tecnologia ou são desconversa dia pelas altas autoridades do assunto ou a tecnologia é muito superior a pinto de não serem detectados……….simples!

  7. Se pararmos para pensar seria muita preguiça por nossa parte de achar que todos os extraterrestres têm tecnologia melhores que a nossa e que eles vão vir até nos e nunca o contrário

  8. E a possibilidade de não haver mais nada orgânico fora da terra não é aventada?

    A vida como conhecemos é tão complexa e passou por milhões de gargalos que fica difícil imaginar ter se repetido em outro planeta.

    Talvez os ets estejam por aí em outra dimensão e nós nunca faremos contato.

  9. Não vejo muito mistério nesse silêncio lá fora, pegando como base a própria terra que só veio aparecer a tecnologia nos últimos 200 anos sendo que a terra já tem 4 bilhões de anos de história, isso mostra que civilizações para atingirem a tecnologia é raríssimo quase que improvável.

  10. N precisamos encontra los , eles já nos encontraram a muito tempo, p mim essas notícias são pura manipulação e tática p desviar nossa atenção, é só ler sobre a operação prato q aconteceu na década de 70 aqui no Brasil na ilha colares q os senhores vão saber a verdade, e tem relatos tb de um rapaz chamado Philip Shinider dos EUA , basta procurar esses dois assuntos q vcs vão ilucidar suas questões

  11. O que muito me impressiona, é o autor dessa matéria fazer a seguinte pergunta: “Se os extraterrestres existem, por que não os encontramos ainda?”.

    Pois bem, nosso amigo autor coloca uma pergunta no ar, como se já tivéssemos explorado todo o universo. A verdade é que a nossa exploração espacial iniciou-se no período da guerra fria, e o único lugar que exploramos (se é que exploramos) foi a lua, pois ainda temos o nosso cordão umbilical preso ao planeta Terra.
    Então, é um absurdo o autor fazer tal questionamento e querer convencer a todos como se fosse uma verdade universal. O universo é muito vasto. É infinitamente infinito!
    Não é possível fazer tal afirmação se você ainda não esgotou (e nunca conseguirá fazê-lo!) todas as possibilidades com relação à exploração espacial.

    Ao meu ver, é grande a possibilidade de haver vida inteligente fora do nosso planeta. Seríamos egoistas de pensar que somos os únicos, num universo tão vasto.

    Quanto a não termos obitido contato com outros povos ainda, penso que a mesma dificuldade que possuímos em explorar o universo, também ocorre com outros seres viventes.

    • Caro leitor,
      Não é o autor do texto que formula essa pergunta.
      Essa pergunta é a essência do famoso Paradoxo de Fermi, postulado há mais de 70 anos pelo físico italiano Enrico Fermi. E nesses 70 anos, essa pergunta foi formulada e discutida por muitos outros autores, cientistas, filósofos e especialistas.

  12. Os extras terrestres precisam da água do nosso planeta.muitos já estão aqui.mas se adaptam da forma de acordo com o ambiente.se estão no mar se transformam em crituaturas.aquaticas que nem mesmo cientista conhecem.ja na terra se. Transformam em sero humanos para nós observar.e aprender um. Pouco sobre nos existem muito mas mistério no mar .no espaço e na terra do que vcs imaginam.eles no vão aparecer para os seres humanos.pq sabem que não somos uma raça evoluida . existe sim um portal para o mundo deles .é este portal está bem no fundo do mar onde nem um ser humano consegui chegar .estão bem lá no fundo do mar.outra entrada e no espaço no burraco negro.onde tbem ninguém entrou. É se entrou pode ter certeza que não saio.bom mas isto. Nassa já sabem ela escode muitas coisas.

  13. Sabemos que a muitos fatos e casos oficialmente declarados sobre tais ocorrências boas partes são fictícias mas outras vem de pessoas com reputações a zelar o que torna tais relatos mais concretos, ao meu ver após várias declarações, reportagem, entrevistas etc. Com tantas informações acredito sim que há outras civilizações extraterrestres sim no plural mesmo pois há muitos mistérios como as pirâmides do Egito, civilizações antigas relatando vinda de seres do céu, ufólogos e militares detalhando tais eventos, só pensarmos um pouco no desenvolvimento tecnológico dos últimos 100 anos acredito não ser normal pois o mundo tem milhões de anos e bastou 100 anos pra tudo isso, acredito ter mãos extraterrestres nestes eventos, pois se paramos pra pensar isso tudo e maluquices. Mas se fomos análisar a realidade já é por si só uma loucura pois somos um pontinho no meio do nada girando em volta de uma estrela maior e necessitando realizar milhares de reações químicas para podemos sobreviver.

  14. O que os humanos teimosos não querem aceitar é o fato incontestável de que a nossa Terra é o único centro da vida no Universo. Será daqui mesmo que sairão no futuro os verdadeiros exploradores e colonizadores de outros mundos, quando O Deus Criador (YHWH) achar que já estamos aptos a cumprirmos com sua vontade. Somos os únicos seres materiais vivos no Universo Infinito com capacidade racional e lógica de apreciar as belezas e mistérios do Cosmos.

  15. O ser humano só olha pra dentro de si mesmo, sou leigo no assunto mas acho que, não é por que nós somos constituídos de água, todos os seres do universo precisam de água pra viver… O ser humano tem 78‰de água na sua composição e os seres da terra, e as plantas precisam de água mas nada impede que outros seres sejam formados de outro componente que não a água, talvez um componente que nem conheçamos, que só exista no seu próprio planeta…

  16. Nossa estou admirado ver tantos comentários sobre uma reportagem deste tipo, aqui no Brasil deve existir mais de um astronauta. Ora a vida no universo existe e todos sabem, mais não entendemos como vivem de que jeito e o que eles comem. Eu creio que os discos voadores que aparecem e somem é seres de outro planeta não há dúvida. Agora a tecnologia deles ninguém conhece, ou será que sabem e não falam para não ter que mudar de carros e avião para discos voadores.

  17. Meus amigos, sem querer descreditar ou desmerecer o que dizem e o que estudam os nossos grandes cientistas, mais o fato de acharem que nesse vastissimo Cosmos de Planetas e estrelas e multiplos objetos e energias desconhecidas,sejam demelhantes ou totalmente diferentes uns dos outros, so o fato de afirmarem nao existir vida ja e uma fantasia, o fato de afirmarem conceitos sem estudar o todo do Cosmos e um absurdo da presuncao humana cientifica, a vida pode existir em todas as formas estados e lugares no espaco vejam bem muitos lugares sao considerados inospitos ou inabitaveis se formos levar em consideração, as Especies de vida terrestres, vejam bem “Vida Terrestre”, e nao Estraterrestre, afinal nossa pseudo avançada Ciencia, ainda nao conseguiu descortinar se quer 1% dos segredos do Universo, pelo o Amor de Deus sejamos mais sensatos meus amigos…
    Um grande abraço a todos …

  18. Levando em conta que o sistemas solar mais próximo está a 4,6 anos luz de distancia e que a maioria das vidas extraterrestres devem ser pouco desenvolvidas é muito difícil vir cá alguém. Mesmo as vidas inteligentes em outros sistemas estelares podem pensar o mesmo,porque ninguém os visita e no entanto estamos cá.O maior entrave é mesmo a distância e o facto de não haver meio de locomoção que permite viajar de 1 sistema solar para outro,mesmo hoje em dia com nossa tecnologia.Os extraterrestres devem estar com o mesmo problema.

  19. Boa Tarde meus amigos …
    Vamos aos questionamentos quem esta afirmando que os tais Ets nao existem?
    Como podemos acreditar na veracidade do que a Ciencia e a Informação manipulada de nossa Sociedade afirma?
    Se a vida fora da Terra realmente existe quem garante que ela nao se comunica conosco ou ja esta entre nos?
    E por que cargas D’agua so os cientistas e quem tem credito em afirmacoes sobre esses assuntos?
    Por que 101% das pessoas que alegam avistar Ovnis ou de ter tido algum tipo de contato imediato sao creditadas como malucas, alucinadas, drogadas, alcolizadas, sonhadiras oou mentirosas?
    Enquanto a aos arquivos vazados de militares assim como avistamentos e esperiencias inesplicaveis?
    E por fim o que se pode afirmar com uma ciencia que nao descortinou nem 1% dos misterios do universo ?
    Um Abraco amigos …

  20. Todo debate é válido… O que me intriga é que sempre tentamos responder uma única pergunta… Como já comentado, e se perguntassemos: existe mesmo vida fora da terra? Não seria a terra o único planeta habitado? O problema é que perguntas como essas são tidas como impossíveis… E quase sempre o impossível é a resposta. O nosso conhecimento do planeta é limitado, imaginem do universo?! Temos muito o que aprender sobre a terra e nós mesmos, um conhecimento que traria muito mais benefícios a curto, médio e longo prazo.

  21. A vida é tão complexa que não poderia evoluir para chegar ao estágio atual sem que faltasse algo, e nem poderia surgir rapidamente, como sugere a reportagem, justamente por ser complexa demais, desde as células e até o que compõe as mesmas. Tudo isso nada mais é que transformar ignorância e mentira em eloquência, apenas para que esqueçamos que há um Criador.

  22. A verdade é que todo o universo é naturalmente habitado por seres humanoides como nós e outros seres. Temos inúmeros registros mais antigos do que a bíblia que comprovam isso. Hoje graças à internet, qualquer pessoa que seja inteligente pode ter acesso às verdadeiras informações, diferente do que a mídia controlada passa.
    Ocorre que a Terra se encontra em uma espécie de quarentena a mais de 25.000 anos. Por isso os humamos que nascem aqui, imaginam que não há nada lá fora.
    Agências espaciais servem de fachada para dar a impressão de que não há nada la fora. Enquanto isso, programas espaciais secretos estão em contato com seres alienígenas há muitas décadas.

  23. Seria presunção demais da nossa parte pensarmos que seríamos os únicos e um grande desperdício nesta imensidão infinita sermos os únicos seres vivos é única forma de vida.

  24. A menos que conseguissem vencer a velocidade da luz, que é algo praticamente impossível, nós nunca vamos encontrar seres extra terrestres.
    As estrelas mais próximas com possibilidade de terem planetas com vida estão a centenas ou milhares de anos luz da Terra

  25. Também os presos estão trancados e isolados da maioria , que prendeu foi a policia , que os julgou foi os juízes , quem os guarda para não fugir da prisão são guardas prisionais .

  26. gente nós não somos deste planeta nós viemos a este planeta quando desobedesemos a Deus preste a tensão na bíblia q fala que Deus tirou Adão e Eva do paraíso e mandou para a terra então esse suposto paraíso é um outro planeta nós somos os intrusos e as criaturas estranhas q vemos por aí são os verdadeiros seres terrestres que tem q se esconder dos seres humanos para não serem extintas

    • Já tínhamos percebido que boa parte dos que aqui comentaram não são deste planeta!… ponham-se a andar para o vosso planeta de deixem a Terra em paz!!…
      E isso também ajuda a explicar porque um louco “enviado por deus” (Bolsonaro) venceu a eleições no Brasil!…

  27. Cá pra mim, que sou um “expert” ao nível da maioria dos que aqui comentaram, tenho a certeza que existem povos em universos paralelos ao nosso, e os estados unidos sabem disso e trocam tecnologia com eles em troca de “Hamburgas” do “McDonaldo”. Um dos povos vive dentro dos queijos frescos e consegue se tele-transportar pra outros queijos quaisquer se assim for necessário, são os Bacterianos. Outra civilização são os Gummi Bears que vivem nas “arves” e comem folhas até vomitar, a tecnologia é pouca mas em compensação a felicidade é muita! Além disso ainda temos os Politiquianos, gente deveras peculiar e de difícil compreensão, sabe-se pouco acerca deles mas a inteligência e perspicácia não é muita, de tal forma que engolem toda bo$ta que lhe atiram pros olhos, a esses basta um pouco de pão e circo e ficam devotos pra vida toda, isto é, se já não forem militantes por hereditariedade claro está (vem-lhes no sangue).

RESPONDER

China proíbe a venda de vários modelos de iPhone (e as ações da Apple caem)

As ações da gigante norte-americana Apple sentiram uma queda de 1,7% na bolsa de Nova Iorque depois de o Tribunal de Fuzhou, na China, ter proibido a venda de alguns modelos de iPhone no país. …

Suspeito da morte de Maëlys admite ter filmado agressões sexuais a crianças

O principal suspeito da morte da jovem lusodescendente Maëlys de Araújo admitiu ter filmado agressões sexuais contra a afilhada e a prima, de quatro e seis anos de idade, respetivamente, antes de, alegadamente, matar a …

Preço do bilhete para visitar o Taj Mahal sobe 400% (para os indianos)

Os especialistas alertam que o fluxo de pessoas está a causar danos irreversíveis ao monumento emblemático mais importante da Índia. O preço do bilhete para os visitantes indianos do Taj Mahal foi aumentado em 400%, na …

Morreu Gérman, o último habitante das ilhas Ciés

Germán Luaces Freijeiro, de 54 anos, instalou-se no arquipélago de Cíes, localizado na foz do estuário de Vigo, em meados dos anos 90 e nunca mais se voltou a mudar. Vivia sozinho naquelas ilhas onde acolhia …

Atentado no Mercado de Natal de Estrasburgo faz quatro mortos e nove feridos

Um tiroteio que ocorreu esta terça-feira na cidade francesa de Estrasburgo, no local onde ocorre o Mercado de Natal, fez pelo menos quatro mortos e nove feridos, anunciou a autarquia local. A Câmara Municipal de Estrasturgo …

Galatasaray vs Porto | Eficácia dá vitória e record de pontos

O FC Porto não abranda e somou a 12ª vitória consecutiva em todas as competições. Na deslocação ao terreno do Galatasaray, em jogo da sexta jornada do Grupo D da Liga dos Campeões, os “dragões” tiveram …

"O luxo do século XXI vai ser o interior de Portugal"

O Turismo está "a cumprir bem" o seu papel no combate ao despovoamento, considera o presidente da Turismo Centro, Pedro Machado, que vaticina que "o luxo do século XXI vai ser o Interior de Portugal". O …

Mãe tenta vender virgindade da filha na Internet por 21 mil euros

Uma mãe pôs à venda a virgindade da filha de 13 anos na Internet por 21.200 euros. A mulher chegou a enviar fotografias de carácter sexual da filha ao comprador, mas não esperava o desfecho …

Há polícias a dormir no carro devido aos preços dos quartos

Sem dinheiro para arrendar quartos, face aos preços praticados, "há polícias a dormir dentro de carros", denuncia o Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP). Acabados de formar na Escola Prática de Polícia, em Torres Novas, os …

António Lobo Antunes lamenta que Portugal e Espanha não sejam o mesmo país

O escritor António Lobo Antunes lamentou que portugueses e espanhóis não sejam cidadãos do mesmo país, numa entrevista dada ao jornal catalão La Vanguardia no âmbito da Feira Internacional do Livro de Guadalajara e publicada …