Cientistas criaram máquina que pode manipular os nossos sonhos

Investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) criaram uma máquina que funciona como um interface para a fase do sono em que ocorrem alucinações, permitindo que as pessoas controlem o conteúdo dos seus sonhos.

Dizem que Thomas Edison dormia as suas sestas com bolas de aço na mão. Quando adormecia, a sua mão relaxava e as bolas caíam, fazendo-o acordar. Desta forma, o inventor achava-se capaz de capturar as ideias geradas através dos seus sonhos.

Parece apenas a rotina bizarra de um “cientista maluco”, mas é uma técnica que os investigadores do MIT estão a tentar recriar, embora com um pouco mais de rigor científico. O trabalho originou um dispositivo batizado de “Dormio” que induz o período transitório entre o estado de vigília e o sono.

Essa fase, conhecida como hipnagogia, é uma “fragmentação natural da consciência”, na qual não estamos nem totalmente conscientes nem totalmente inconscientes. Este período é difícil de definir: enquanto que algumas pessoas podem manter conversas, outras experimentam alucinações visuais e auditivas. Muitos cientistas acreditam que é durante a hipnagogia que somos mais criativos.

Para desencadear este estágio, a equipa de cientistas liderada por Adam Horowitz criou uma máquina que manipula literalmente o conteúdo dos sonhos.

“A hipnagogia é caracterizada pela imprevisibilidade fenomenológica, perceção distorcida do espaço e do tempo, perda do sentido do eu e associação espontânea de ideias fluidas”, afirmam os cientistas no site do MIT Media Lab. “Usando o Dormio, fomos capazes de influenciar, extrair informações e estender os micro-sonhos hipnagógicos pela primeira vez”.

(dr) MIT Media Lab

A luva do sistema Dormio que permite induzir o estado de hipnagogia

Porém, é importante destacar que esses micro-sonhos são diferentes dos sonhos lúcidos que ocorrem no estágio REM (Rapid Eye Movement) do sono. Ao contrário desses, em que o participante está ativo, a pessoa com um sonho hipnagógico é passiva – embora isso não signifique que não possa controlar a direção do sonho, mesmo que precise de uma ajuda.

Durante os testes, os participantes usaram uma luva com uma tecnologia de medição muito sensível para determinar esse estado transicional através de biossinais como, por exemplo, a frequência cardíaca ou o tónus muscular.

Quando o utilizador estava prestes a deixar a hipnagogia e a fazer a transição para o sono profundo, um robô ao lado da cama foi acionado para emitir uma mensagem e empurrá-lo de volta ao estado de sonho. Quando os participantes estavam suspensos nesse estado hipnagógico, o áudio perguntava o que estavam a pensar.

“Descobrimos que todos os indivíduos sonhavam sobre os temas escolhidos pelos investigadores antes do sono e que o uso ativo da hipnagogia com o Dormio pode aumentar a criatividade humana medida pela flexibilidade, fluência, elaboração e originalidade do pensamento”, concluíram.

Parece assustador mas os cientistas esperam tornar esta tecnologia barata e acessível, permitindo que todos possam aumentar a sua criatividade explorando este estado hipnagógico.

PARTILHAR

RESPONDER

Autoridades procuram migrantes ilegais que fugiram de quartel em Tavira

As autoridades algarvias estão à procura de um grupo de migrantes ilegais marroquinos que fugiu de um quartel de Tavira, no Algarve, durante a madrugada. De acordo com a RTP, fugiram 17 migrantes ilegais, oriundos de …

EUA oferecem recompensa de 4,7 milhões por ex-ministros venezuelanos

Os Estados Unidos anunciaram esta quarta-feira que oferecem uma recompensa de cinco milhões de dólares (4,7 milhões de euros) pelo ex-ministro da eletricidade venezuelano, Luis Alfredo Motta Domínguez, e pelo ex-ministro das Finanças, Eustiquio José …

PAN não terá candidato próprio nas presidenciais (e deverá apoiar Ana Gomes)

O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) não vai ter candidato próprio às eleições presidenciais de 2021 e vai anunciar esta quinta-feira o candidato que irá apoiar. O semanário Expresso avança que, até agora, a única certeza é que …

Cientistas mostram que os corvos são capazes de pensar de forma consciente

Um novo estudo descobriu que os corvos não são só inteligentes, como mostram também ter uma forma de consciência, sendo capazes de estar conscientes do mundo à sua volta no presente. De acordo com o site …

"Alto risco". África do Sul proíbe entrada de turistas de Portugal

Os turistas oriundos de Portugal não vão ser autorizados a entrar na África do Sul, quando o país africano reabrir as fronteiras internacionais na quinta-feira, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior sul-africano. Portugal consta de …

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …