Rússia já iniciou “guerra secreta” com Ocidente. Mapa mostra como

3

ZAP //

A Rússia já iniciou “guerra secreta” com o Ocidente. Mapa mostra como

Jornal The Telegraph faz uma lista de eventos que, sozinhos, não parecem muito relevantes à escala global. Mas talvez sejam.

A Europa tem registado uma série de incidentes, de ataques, que parecem isolados e sem relevância a nível global. Mas talvez estejam ligados, com a Rússia por detrás.

O mais recente foi a queda de um avião na Lituânia; apareceu um pacote suspeito e ameaças de bomba em Londres, incluindo na embaixada dos EUA; drones sobre as bases dos EUA também no Reino Unido; grande explosão numa área industrial do País de Gales.

Noutra escala, o corte de cabos de telecomunicações submarinos no mar Báltico; aparentes interferências nas viagens de comboio na Chéquia (que já mataram passageiros); ou as ofensivas que atingem satélites europeus e alteram programações de canais de televisão.

O The Telegraph junta estes eventos – e vários outros – no seu mapa e deixa o aviso: a Rússia entrou numa “guerra secreta” com o Ocidente. Não vai começar, porque já começou. Este conjunto de incidentes é uma escalada de actos de sabotagem na Europa (e não só).

ZAP //

A Rússia já iniciou “guerra secreta” com o Ocidente. Mapa mostra como

A ideia do Kremlin será “semear o maior sentimento de instabilidade na Europa desde o fim da Guerra Fria”, lê-se no jornal.

E as autoridades europeias estão em alerta. O MI5, serviço de inteligência do Reino Unido, acha que estas “agressões imprudentes” vão continuar. É uma “campanha orquestrada”.

Da Alemanha já chegou o aviso: a NATO poderá evocar legítima defesa para responder a estas “medidas híbridas” da Rússia.

Tudo isto, aparentemente, porque o Ocidente no geral apoia a Ucrânia na guerra com a Rússia. Algo que, como já se sabia, traz um risco – mas o risco de não apoiar seria muito maior.

E fica o aviso de Keir Giles, consultor sénior da think tank Chatham House: “É impossível dizer até que ponto isto está generalizado, porque só vemos o que vem à luz – e parte do que vem à luz é por acidente. Alguns países estão muito interessados ​​em manter a situação sob controlo”

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

3 Comments

  1. Finalmente começaram a falar do que a muito se sabe… Agora é começarem a investigar a quem a Russia anda a pagar para espalhar propaganda nas medias europeias e como tanto “refugiado” consegue fazer vida de abastada em zonas que os europeus trabalhar e com empregos a cima da média não conseguem viver nos centros das principais cidades ou suportar esses custos ou se quer ter um filho com os custos de vida e os “refugiados” ao fim de 2 ou 3 anos já tem facilmente 6 ou 7 filhos de 4 mulheres.

  2. Está na hora das potências ocidentais pensarem na eliminação física de Putin. É necessário e urgente. Têm que encontrar alguém que proceda a este serviço grandioso para a humanidade. Alguém que o liquide, mesmo dentro da Rússia.

  3. Esse povo tem o objetivo de destruir o mundo com as suas interferências guerrilheiras. Farão o que preciso for para atingir a sua meta e nem que para isso tenha que destruir o planeta. Temos que unir as nossas forças e acabar com eles antes que eles nos aniquilem.

    Editar – 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.