Jornal The Telegraph faz uma lista de eventos que, sozinhos, não parecem muito relevantes à escala global. Mas talvez sejam.
A Europa tem registado uma série de incidentes, de ataques, que parecem isolados e sem relevância a nível global. Mas talvez estejam ligados, com a Rússia por detrás.
O mais recente foi a queda de um avião na Lituânia; apareceu um pacote suspeito e ameaças de bomba em Londres, incluindo na embaixada dos EUA; drones sobre as bases dos EUA também no Reino Unido; grande explosão numa área industrial do País de Gales.
Noutra escala, o corte de cabos de telecomunicações submarinos no mar Báltico; aparentes interferências nas viagens de comboio na Chéquia (que já mataram passageiros); ou as ofensivas que atingem satélites europeus e alteram programações de canais de televisão.
O The Telegraph junta estes eventos – e vários outros – no seu mapa e deixa o aviso: a Rússia entrou numa “guerra secreta” com o Ocidente. Não vai começar, porque já começou. Este conjunto de incidentes é uma escalada de actos de sabotagem na Europa (e não só).
A ideia do Kremlin será “semear o maior sentimento de instabilidade na Europa desde o fim da Guerra Fria”, lê-se no jornal.
E as autoridades europeias estão em alerta. O MI5, serviço de inteligência do Reino Unido, acha que estas “agressões imprudentes” vão continuar. É uma “campanha orquestrada”.
Da Alemanha já chegou o aviso: a NATO poderá evocar legítima defesa para responder a estas “medidas híbridas” da Rússia.
Tudo isto, aparentemente, porque o Ocidente no geral apoia a Ucrânia na guerra com a Rússia. Algo que, como já se sabia, traz um risco – mas o risco de não apoiar seria muito maior.
E fica o aviso de Keir Giles, consultor sénior da think tank Chatham House: “É impossível dizer até que ponto isto está generalizado, porque só vemos o que vem à luz – e parte do que vem à luz é por acidente. Alguns países estão muito interessados em manter a situação sob controlo”.
Guerra na Ucrânia
-
3 Dezembro, 2024 Adesão da Ucrânia à NATO nunca será imediata, diz Rangel
-
2 Dezembro, 2024 Problema para a Ucrânia: 50 mil soldados desertaram neste ano
-
30 Novembro, 2024 Rússia já iniciou “guerra secreta” com Ocidente. Mapa mostra como
Finalmente começaram a falar do que a muito se sabe… Agora é começarem a investigar a quem a Russia anda a pagar para espalhar propaganda nas medias europeias e como tanto “refugiado” consegue fazer vida de abastada em zonas que os europeus trabalhar e com empregos a cima da média não conseguem viver nos centros das principais cidades ou suportar esses custos ou se quer ter um filho com os custos de vida e os “refugiados” ao fim de 2 ou 3 anos já tem facilmente 6 ou 7 filhos de 4 mulheres.
Está na hora das potências ocidentais pensarem na eliminação física de Putin. É necessário e urgente. Têm que encontrar alguém que proceda a este serviço grandioso para a humanidade. Alguém que o liquide, mesmo dentro da Rússia.
Pode você tentar fazê-lo. Mas perceba que esse tipo de assassinato costuma dar origem a uma guerra.
Esse povo tem o objetivo de destruir o mundo com as suas interferências guerrilheiras. Farão o que preciso for para atingir a sua meta e nem que para isso tenha que destruir o planeta. Temos que unir as nossas forças e acabar com eles antes que eles nos aniquilem.
Loucura
Pensar em “aniquilar” o maior país do mundo nem para brincadeira serve. É pura fantasia louca.
Se começarem a não conseguir levantá-lo, tenha m a cereteza que a culpa é dos russos.
O terror que o primeiro ministro britânico está a impor no seu país, é os russos. A ruína a que a França foi levada por aquele drogado (são os franceses que o dizem) também é culpa dos russos e a escalada na guerra entre os USA e a Rússia provocada por esses dois grandíssimos chefes de estado também são os russos. O que irão eles propagandear a seguir?
Infelizmente os russos é que sao culpados de todas as guerras e desordem mundial! Em contra partida, no ocidente , sao todos bons rapazes, bem comportados e uns anjinhos que só defendem a democracia e a europa, das garras do satânico e cruel Putin. É que já nao há pachorra para aturar esta gorja, banda de delinquentes (“bidé” macron , primeiro ministro da inglaterra , presidente da alemanha e todos os restantes canalhas que metem em perigo a humanidade.
O problema é que eles vão ganhando apoios para levar este mundo para uma catástrofe.
Se gostas tanto dos Russos, vai viver para lá. Eles bem precisam de carne para canhão
Os russos sofrem de um complexo de inferioridade
…e se pusessem as vossas fotografias nos comentários que aqui fazem?
E a tua?!?
Russos que se fodam!
Entao, vai para a Ucrânia combater os russos. Ou queres que outros o façam por ti?
Até os próprios ucranianos fugiram!