Manuel Godinho condenado a quatro anos de pena suspensa

(cv) YouTube

Foi lida esta segunda-feira a decisão do tribunal de Santa Maria da Feira que, no âmbito de um processo relacionado com o caso Face Oculta, condenou o empresário Manuel Godinho quatro anos de pena suspensa por branqueamento de capitais.

A notícia está a ser avançada pela RTP1 que indica que a pena foi suspensa porque há data dos factos Manuel Godinho não tinha antecedentes criminais. A sentença diz respeito ao desvio de 56 mil euros de uma empresa em 2017.

O julgamento visava uma operação de janeiro de 2017, altura em que Manuel Godinho tentou abrir uma conta bancária para onde iria transferir 56 mil euros devolvidos pelas Finanças em IVA a uma sociedade em seu nome que estava inativa e com quotas penhoradas.

O empresário de Ovar, que já tinha tido uma condenação no caso Face Oculta, estava desta vez acusado de ter procurado desviar uma verba de 56 mil euros reembolsados pelas Finanças a uma das suas empresas. Para além da pena suspensa, Manuel Godinho terá ainda de pagar três mil euros aos bombeiros de Santa Maria da Feira.

Além do empresário, também a sua namorada, um dos seus filhos e uma advogada são arguidos por terem disponibilizado contas bancárias para fazer circular o dinheiro. Segundo o jornal Eco, ao seu filho foi decretada uma pena, também suspensa, de um ano e dois meses. Já a advogada foi condenada a três anos e meio de prisão, avança a TVI.

Na acusação, o Ministério Público refere que a quantia em causa resultou do reembolso de impostos pagos pela empresa de comércio de sucatas e que tinham sido impugnados judicialmente, com o Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro a decidir pela anulação da liquidação.

Com este são já quarto os processo em que o sucateiro é julgado na sequência do Face Oculta, recorda o Observador. No processo principal, foi condenado a 17 anos e meio de prisão, pena que foi reduzida para 13 anos pelo Supremo Tribunal de Justiça.

Manuel Godinho foi acusado de 44 crimes, como corrupção ativa, burla qualificada e tráfico de influências. Posteriormente, e graças a certidões extraídas do Face Oculta, Godinho já foi condenado pelo tribunal de Aveiro e pelo tribunal de Beja, por corrupção ativa e por ter subornado um ex-funcionário da REFER.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …

Em greve de fome, Navalny é ameaçado ser alimentado à força. Ativistas falam em tortura

O opositor russo Alexei Navalny afirmou hoje na rede social Twitter que as autoridades penitenciárias estão a ameaçar alimentá-lo à força para quebrar a greve de fome que mantém na prisão desde 31 de março. “Ele …