Manter a cozinha arrumada ajuda a perder peso

digitaltrends.com

Os ambientes caóticos, como uma cozinha desarrumada, podem provocar stress nas pessoas e levá-las a comer mais, conclui um estudo científico que constatou que numa cozinha limpa se petisca menos.

A pesquisa, feita por cientistas da Universidade de Cornell (UC), no Reino Unido, e da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW), na Austrália, foi publicada na Environment and Behaviour.

A investigação analisou o comportamento de 100 mulheres que foram divididas em dois grupos, um dos quais foi confrontado com uma cozinha limpa e arrumada, enquanto o outro enfrentou uma cozinha desorganizada, com pilhas de papéis e de pratos sujos espalhados.

As participantes tiveram também que escrever sobre algum momento em que se tenham sentido particularmente no controlo da situação ou especialmente desorientadas.

A cada uma foi entregue um recipiente com biscoitos, bolachas de água e sal e cenouras.

As que se viram em cozinhas caóticas e que escreveram sobre momentos de descontrolo, consumiram duas vezes mais biscoitos do que as que ficaram em cozinhas arrumadas – uma diferença de mais de 100 quilo-calorias.

“Estar num ambiente caótico e sentir-se fora de controlo é mau para as dietas. Parece levar as pessoas a pensar ‘Tudo o resto está fora de controlo, por que é que eu não devo estar?‘”, nota o investigador que liderou o estudo, Lenny Vartanian, professor de psicologia na UNSW, em declarações ao Independent.

Vartanian acredita que o mesmo tipo de comportamento “se passaria com homens”.

“Embora um ambiente caótico possa criar uma vulnerabilidade para fazer escolhas de comida pouco saudáveis, a atitude de cada um nesse ambiente ou pode disparar essa vulnerabilidade ou servir de tampão contra ela”, alertam contudo, os investigadores.

Assim, constata-se no estudo, a personalidade de cada é um factor determinante.

Se a “meditação, como forma de se sentir no controlo” pode servir para alguns como “uma maneira de resistir aos petiscos na cozinha, para alguns é provavelmente, mais fácil simplesmente manter as cozinhas arrumadas e limpas“, realça o co-autor do estudo, Brian Wansink, director do Laboratório de Comida e Marca da UC, também citado pelo Independent.

“O ambiente caótico não teve impacto no consumo de bolachas de água e sal ou cenouras”, afirmam os investigadores no estudo.

Assim, pode concluir-se que uma cozinha limpa ajuda a impedir as pessoas de petiscarem entre refeições, ingerindo iguarias hiper-calóricas – eis uma boa motivação para quando for preciso enfrentar a pilha de louça suja.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.