Manifestantes queimam imagens do rei em Barcelona. Segurança de Felipe VI garantida por 1300 agentes

Enric Fontcuberta / EPA

Imagens do Rei Felipe VI de Espanha queimadas durante protestos em Barcelona

Os protestos contra a presença da família real em Barcelona subiram de tom ao serem queimadas fotografias do rei Felipe VI. O monarca está na capital catalã para a entrega de prémios da Fundação Princesa de Girona, perto do Palácio de Congressos da Catalunha.

Os manifestantes que queimaram as imagens do rei fazem parte dos Comités de Defesa da República (CDR), informou o El País, citado pelo Expresso.

Felipe VI está acompanhado pela rainha Letizia e pelas duas filhas, Sofia e Leonor. A operação policial para assegurar a segurança da família real conta, entre Mossos d’Esquadra e Polícia Nacional, com pelo menos 1300 agentes.

Milhares de manifestantes saíram à rua contra a condenação dos líderes políticos catalães e pela presença da família real espanhola. Alguns dos convidados não chegaram ao destino devido aos protestos. O Governo pediu uma “atitude cívica” por parte dos populares, enquanto a avenida Diagonal está cortada.

Já o rei, num discurso por ocasião da entrega dos prémios acima mencionados, reivindicou “uma Catalunha orgulhosa dos seus sinais de identidade, plural e integradora, construtiva e solidária com o progresso geral”.

“Não pode caber nem a violência nem a intolerância nem o deprezo pelos direitos e liberdades dos demais”, alertou, segundo um artigo da Europa Press. Estas palavras provocaram aplausos na sala.

Esta é a primeira visita do monarca à Catalunha depois de o Supremo condenar líderes independentistas catalães a penas de prisão entre 9 e 13 anos.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Este homem tem um par d’eles ou uma lata enorme.

    Dada a situação, ir a Barcelona, mobilizar mais de 1300 efectivos da Catalunha e arredores, fechar avenidas incluindo uma das principais (Av. diagonal) onde se encontra universidades e hospitais importantes, deixar o transito caótico num dia de semana que já por si é mau, é realmente provocar os catalães.

    Depois querem apelar a calma, quando se recusam a dialogar e ainda vai sua majestade provocar.

  2. Sua majestade e respectiva comitiva foram até Barcelona mostrar aos catalães que quem manda é o rei e este nem levou um rei na barriga como se costuma dizer mas sim no corpo todo pois tinha guarda suficiente à sua volta para poder demonstrar a sua arrogância de poder, grande homem!

RESPONDER

China constrói centro de quarentena em Hebei para quatro mil pessoas

Um centro de quarentena com capacidade para mais de quatro mil pessoas está a ser construído na cidade de Shijiazhuang, com 10 milhões de habitantes, na província de Hebei, afetada por um surto de covid-19. Imagens …

Especialistas preveem mais birras e frustrações nas crianças durante o novo confinamento

A falta das brincadeiras e da socialização, aliadas a um aumento da exposição aos ecrãs, podem originar mais birras, desentendimentos e frustrações das crianças e jovens que regressam a casa para um novo confinamento, asseguram …

Musk oferece prémio de 100 milhões por tecnologia para capturar carbono

Elon Musk lançou um novo desafio: O CEO da Tesla e da SpaceX vai oferecer um prémio de 100 milhões de dólares a quem projetar uma tecnologia eficaz de captura de carbono. Elon Musk sabe que, …

PSP multou 406 pessoas (e deteve 16) este fim de semana

A PSP deteve, durante o passado fim de semana, 16 pessoas e multou 406 por incumprimento do dever geral de recolhimento, num total de 621 operações de fiscalização. Dos detidos, “dez foram por desobediência ao …

SpaceX envia recorde de 143 satélites e cinzas humanas num único foguete

A SpaceX enviou no domingo um recorde de 143 satélites num único foguete, como parte do novo programa de carga partilhada entre empresas a um custo mais baixo, entre elas a funerária Celestis, que mandou …

Viagens de residentes caíram 84,8% para fora e 18,5% em Portugal no 3.º trimestre de 2020

As viagens turísticas de residentes em Portugal diminuíram 84,8% com destino ao estrangeiro e 18,5% em território nacional, no terceiro trimestre de 2020, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo as …

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …