/

Macedónia vai ter que mudar de nome. Milhares protestam nas ruas

Georgi Licovski / EPA

Milhares de simpatizantes da direita nacionalista (VMRO-DPMNE) manifestaram-se em Skopje contra a mudança do nome do país, negociado com a Grécia, que também reivindica o nome Macedónia.

Após anos de impasse, as negociações entre os dois países conheceram progressos nos últimos meses, com o primeiro-ministro macedónio, Zoran Zaev, e o seu homólogo grego, Alexis Tsipras, a mostrar vontade de acabar com esta disputa que conta já com um quarto de século.

As negociações estão já “na fase final” segundo os governantes, e qualquer solução será objeto de referendo, levando a uma mudança na Constituição da Macedónia.

“O VMRO-DPMNE não apoiará uma modificação da Constituição para implementar uma mudança do nome constitucional da Macedónia. Somos muito claros em relação a isso”, disse à multidão o novo presidente do principal partido da oposição, Hristijan Mickoski.

Nikola Gruevski, ex-primeiro-ministro e líder do partido, condenado na quarta-feira a dois anos de prisão num caso de abuso de poder, não esteve presente.

Já o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, apoiou o novo presidente do VMRO-DPMNE numa mensagem em vídeo na qual elogia os “líderes corajosos e sábios que não se submetem à pressão de potências estrangeiras”.

Um acordo com a Grécia terá de ser ratificado pelo Parlamento antes de um referendo. Caso não haja acordo, Atenas bloqueia qualquer perspetiva de integração da Macedónia na NATO ou de adesão à União Europeia.

Muitos nomes têm sido referidos como alternativa, como “Gorna Makedonija” (Alta Macedónia), “Severna Makedonija” (Macedónia do Norte), “Macedónia-Ilinden” ou “Macedónia-Skopje”. Fonte ouvida pela Agência France Press disse que a preferida é Macedónia do Norte.

Independente desde 1991, a Macedónia foi admitida nas Nações Unidas como Antiga República Jugoslava da Macedónia. É também assim que líderes europeus a designam, mas muitos países, nomeadamente os Estados Unidos e a Rússia, reconhecem o país pelo nome de Macedónia.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.