Manhattan vai crescer para se proteger das mudanças climáticas

O responsável de Manhattan, Bill de Blasio, anunciou o seu plano de expandir o litoral de Manhattan até o East River para proteger a parte baixa de Manhattan, centro dos mercados financeiros da cidade, dos perigos da mudança climática.

Dada a topografia baixa da cidade e a falta de espaço, este não é um desafio fácil. O projeto de Resiliência Climática em Lower Manhattan poderá envolver o prolongamento da linha costeira de Lower Manhattan em até 60 metros, em torno de dois quarteirões inteiros, com uma zona tampão.

Também reforçará as proteções costeiras e fornecerá proteções interinas contra enchentes no porto, partes do Distrito Financeiro e bairros de Duas Pontes.

A mudança climática afetará Nova Iorque e, de facto, outras áreas costeiras, de duas formas. Em primeiro lugar, os níveis crescentes do mar vão inundar partes da cidade. Em segundo lugar, está provado que a mudança climática provoca furacões que são empurrados para o interior e duram mais.

Em outubro de 2012, Nova Iorque foi afetada pelo furacão Sandy, que custou a vida de 44 pessoas e causou danos de 19 mil milhões de dólares (16 mil milhões de euros). “O furacão Sandy mostrou quão vulneráveis são áreas como a Baixa Manhattan às mudanças climáticas”, disse Blasio em comunicado.

Pelas estimativas deste projeto, 37% das propriedades na parte baixa de Manhattan estarão sob risco de tempestades terrestres em 2050 se as tendências atuais continuarem. Até 2100, quase metade das propriedades estarão sob um risco maior de tempestades e 20% das ruas de Lower Manhattan serão inundadas diariamente pelas marés.

“A mudança climática é real. Proteger a parte baixa de Manhattan é fundamental para os 62 mil nova-iorquinos que moram aqui e, em geral, para a saúde a longo prazo da economia da nossa cidade”, acrescentou Jessica Lappin, presidente da Alliance for Downtown New York.

Grandes projetos precisam de muito dinheiro. A cidade vai avançar 500 milhões de dólares (440 milhões de euros) para o plano, mas ainda estão à procura de financiamento federal e privado para financiar o projeto.

Além disso, o plano de passar por inúmeras revisões ambientais pode enfrentar objeção da comunidade local. No entanto, apesar dos obstáculos à frente, a cidade de Nova Iorque está ciente de que o tempo está a passar. “O tempo não está do nosso lado. Este país perdeu muitos anos a fingir que tinha o luxo de debater as mudanças climáticas”, escreveu Blasio na New York Magazine.

“A emergência nacional já está aqui. Temos que enfrentá-lo de frente. E precisamos de Washington atrás de nós”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …

Sporting bate recorde histórico, mas até o do 6-3 era melhor (quando Amorim não estava "do lado certo")

O Sporting não perde há 22 jogos e bateu o recorde de invencibilidade dos leões em jogos do campeonato que pertencia à equipa de 1981/1982. Um dado que deixa Ruben Amorim orgulhoso, mas o treinador …

"Estou a morrer." Constança luta por um medicamento para se salvar, Infarmed diz que não recebeu pedido do Hospital

Constança Bradell fez um apelo nas redes sociais, numa publicação em que descreve a luta que está a travar contra a fibrose quística. A jovem, de 24 anos, pede a aprovação do medicamento que lhe …

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …

Um Papa na "Terra de Abraão" pela primeira vez na História. Francisco em viagem inédita ao Iraque

Depois de 15 meses em Itália, o Papa Francisco regressou às viagens pastorais com uma visita de quatro dias ao Iraque, uma viagem inédita de um líder da Igreja Católica ao Iraque.  O Papa Francisco desafiou …