//

Malware torna o computador lento de acordo com as taxas de infecção de covid-19

O Pandemic Pulse é um malware criado para tornar o computador lento de acordo com as taxas de infecção de covid-19 locais.

No último ano e meio temos aprendido a viver com a covid-19 nas nossas vidas. Inicialmente, a pandemia deixou-nos receosos daquilo que o futuro pode reservar. Mas com a invenção das vacinas contra a doença, esse sentimento parece ter vindo a esfumar-se com o tempo. As mortes pelo novo coronavírus tornaram-se meros números no boletim diário. Vemos números e não caras.

Para trazer um pouco de humanidade de volta aos nossos tempos, o artista Justin Blinder criou o Pandemic Pulse, uma aplicação que recorre aos dados locais de covid-19 para consumir os recursos do seu computador.

“Estou realmente interessado em como podemos abordar a visualização de dados de maneiras que recontextualizam os dados com todas as experiências vividas, ambientes e emoções que muitas vezes são eliminados quando algo se torna dados”, disse Blinder ao portal Motherboard.

“O Pandemic Pulse foi realmente uma intervenção projetada para nos voltarmos a sensibilizar com a gravidade da pandemia e tornar os dados mais tangíveis”, acrescentou.

Graças a dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o malware calcula a taxa de infeção e mortalidade local para medir o impacto no computador do utilizador. Por exemplo, se a taxa de infeção for de 0,1%, a velocidade do computador é reduzida em 10%.

O malware também diminui o brilho do ecrã de acordo com a taxa de mortalidade local. Se esta estiver a aumentar, o ecrã começa gradualmente a escurecer. A aplicação não danifica os dados no computador e pode ser ligada ou desligada a qualquer momento.

Blinder lançou o malware pela primeira vez em janeiro, mas desde então relançou o projeto durante o recente aumento de casos da variante Delta.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.