Malta Files. Rui Pinto diz ter sido um dos denunciantes

Rui Pinto / Twitter

Em prisão preventiva desde março, Rui Pinto alega ter sido um dos denunciantes do caso Malta Files, no qual foram revelados centenas de milhares de documentos de empresas que fugiam ao fisco para pagar os impostos mais baixos da Europa em Malta.

O criador do Football Leaks, através de uma conta de Twitter que lhe é atribuída, diz ter sido um dos denunciantes dos Maltas Files. A publicação de Rui Pinto citava uma notícia do Expresso sobre uma inspeção que permitiu ao Estado recuperar cerca de nove milhões de euros de sócios portugueses da Deloitte.

Ainda esta quarta-feira, o Ministério Público arquivou o inquérito resultante da investigação dos Malta Files, considerando que os 48 sócios da Deloitte apresentaram um “uso abusivo” das regras tributárias, mas concluindo que não houve indícios de fraude.

O Público contactou Rui Pinto para saber se o pirata informático português foi o responsável pela divulgação dos documentos relativos aos sócios da empresa consultora. “Prefiro não comentar casos concretos para evitar ser perseguido criminalmente pelas pessoas ou entidades afetadas, ou pelo Ministério Público. Portugal é, atualmente, um inferno para os denunciantes“, disse o hacker, numa mensagem transmitida pelo seu advogado.

As informações reveladas pelos Malta Files foram as que levaram à condenação de Cristiano Ronaldo, em Espanha, a pagar 16,7 milhões de euros por alegadamente ter desviado 150 milhões para um paraíso fiscal. O superagente português Jorge Mendes também era visado em alguns dos documentos revelados.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Estas afirmações são tendenciosas e legítimas que procuram branquear os ataques às instituições que praticou. Todos sabem que o estado é corrupto, mas se as provas forem obtidas por pirataria não servem de nada. Assim, ou colabora e denúncia a rede e os demais participantes ou isto não tem significado

  1. Não sou apoiante do Rui Pinto nem sei se ele agiu com interesses ou não. O que sei é que mais uma vez, neste país de corruptos, se preferiu olhar para o pequenino quando tinham uma grande oportunidade de investigar e acusar alguns muito grandes.
    Imagino o tipo de gente que estará metida em tudo isto e que tudo fez para o silenciar.
    Sem falar dos trafulhas do futebol ( de todos os clubes ) que puxaram dos galões e meteram todos aqueles que querem ser “meninos queridos” a trabalhar para o denegrir o mais possível… Comunicação Social incluida.
    Pobre país que mete este tipo de interesses à frente do combate à corrupção que é umas das grandes causas para o estado lastimoso em que sempre andamos.

RESPONDER

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …