Malta Files. Rui Pinto diz ter sido um dos denunciantes

Rui Pinto / Twitter

Em prisão preventiva desde março, Rui Pinto alega ter sido um dos denunciantes do caso Malta Files, no qual foram revelados centenas de milhares de documentos de empresas que fugiam ao fisco para pagar os impostos mais baixos da Europa em Malta.

O criador do Football Leaks, através de uma conta de Twitter que lhe é atribuída, diz ter sido um dos denunciantes dos Maltas Files. A publicação de Rui Pinto citava uma notícia do Expresso sobre uma inspeção que permitiu ao Estado recuperar cerca de nove milhões de euros de sócios portugueses da Deloitte.

Ainda esta quarta-feira, o Ministério Público arquivou o inquérito resultante da investigação dos Malta Files, considerando que os 48 sócios da Deloitte apresentaram um “uso abusivo” das regras tributárias, mas concluindo que não houve indícios de fraude.

O Público contactou Rui Pinto para saber se o pirata informático português foi o responsável pela divulgação dos documentos relativos aos sócios da empresa consultora. “Prefiro não comentar casos concretos para evitar ser perseguido criminalmente pelas pessoas ou entidades afetadas, ou pelo Ministério Público. Portugal é, atualmente, um inferno para os denunciantes“, disse o hacker, numa mensagem transmitida pelo seu advogado.

As informações reveladas pelos Malta Files foram as que levaram à condenação de Cristiano Ronaldo, em Espanha, a pagar 16,7 milhões de euros por alegadamente ter desviado 150 milhões para um paraíso fiscal. O superagente português Jorge Mendes também era visado em alguns dos documentos revelados.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • Estas afirmações são tendenciosas e legítimas que procuram branquear os ataques às instituições que praticou. Todos sabem que o estado é corrupto, mas se as provas forem obtidas por pirataria não servem de nada. Assim, ou colabora e denúncia a rede e os demais participantes ou isto não tem significado

  1. Não sou apoiante do Rui Pinto nem sei se ele agiu com interesses ou não. O que sei é que mais uma vez, neste país de corruptos, se preferiu olhar para o pequenino quando tinham uma grande oportunidade de investigar e acusar alguns muito grandes.
    Imagino o tipo de gente que estará metida em tudo isto e que tudo fez para o silenciar.
    Sem falar dos trafulhas do futebol ( de todos os clubes ) que puxaram dos galões e meteram todos aqueles que querem ser “meninos queridos” a trabalhar para o denegrir o mais possível… Comunicação Social incluida.
    Pobre país que mete este tipo de interesses à frente do combate à corrupção que é umas das grandes causas para o estado lastimoso em que sempre andamos.

RESPONDER

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …