Ismail Sabri Yaakob acaba de se tornar o primeiro-ministro com o mandato mais curto da história da Malásia, mas espera agora ganhar as eleições.
Ismail Sabri Yaakob, primeiro-ministro da Malásia, convocou eleições antecipadas, esperando ganhar um mandato mais forte para o seu partido e estabilizar a paisagem política instável que tem assolado o país ao longo dos últimos quatro anos.
A pressa do partido para chegar ao poder e convocar eleições surge à medida que a economia, ainda em recuperação da pandemia de covid-19, começa a sentir o efeito do aumento dos custos, avança o The Guardian.
As eleições estavam previstas para setembro de 2023, mas Sabri Yaakob tem estado sob pressão crescente de algumas fações da sua coligação no poder, para realizar a votação mais cedo, devido a lutas internas.
Num discurso televisivo, o primeiro-ministro refere que o monarca do país tinha concordado com o seu pedido de dissolução do parlamento na segunda-feira, e que a data das eleições seria anunciada pela comissão eleitoral.
As eleições devem ser realizadas no prazo de 60 dias após a dissolução do parlamento, sendo que a afluência às urnas pode ser reduzida se a data escolhida coincidir com a época das monções de fim de ano.
Sabri Yaakob sublinha que convocou as eleições para pôr fim às questões sobre a legitimidade do seu governo e devolver o mandato ao povo.
“O mandato do povo é um antídoto poderoso para o país manifestar estabilidade política e criar um governo forte, estável e respeitado após as eleições gerais”, realçou o primeiro-ministro. A comissão eleitoral ainda não teceu comentários.
A Malásia tem estado mergulhada em incerteza política desde as últimas eleições em 2018, uma votação histórica na qual a oposição expulsou o partido da Organização Nacional dos Malaios Unidos (UMNO), que governou durante mais de 60 anos desde a independência, no meio de alegações de corrupção.
No entanto, a coligação vencedora desmoronou-se no espaço de dois anos devido a lutas internas, devolvendo o poder à UMNO, numa nova aliança. A Malásia já teve três primeiros-ministros desde as eleições de 2018.
Com a dissolução do parlamento, Sabri Yaakob, que chegou ao poder em agosto de 2021, torna-se o primeiro-ministro com o mandato mais curto na Malásia.
O seu partido apelou às eleições antecipadas para tirar partido do que consideram ser um sentimento favorável em relação à UMNO.
A UMNO ganhou as eleições realizadas a nível estatal ainda em março e, em abril, Sabri Yaakob foi nomeado candidato a primeiro-ministro do partido, embora não estivesse claro se ainda tinha esse apoio.