Legionella faz mais duas vítimas mortais

Morreram mais duas pessoas que infetadas com legionella, elevando para sete o número de vítimas mortais do surto da bactéria responsável pela Doença dos Legionários, uma pneumonia grave. 

De acordo com a SIC Notícias, uma das vítimas faleceu no Hospital de Vila Franca de Xira, a outra no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

De acordo com o último balanço feito pela Direção-Geral de Saúde (DGS), ontem à tarde, há pelo menos 278 infetados com a bactéria.

A confirmação das duas mortes chega horas depois de o Diretor-Geral de Saúde, Francisco George, ter afirmado à TSF que “as medidas [de prevenção] podem ser aliviadas”, numa altura em que a situação está “mais tranquila do que nos dias iniciais” e “a água da rede municipal foi reforçada em termos de desinfeção”.

Autoridades convictas de que eliminaram as fontes de contaminação

O secretário de Estado da Saúde afirmou hoje que as autoridades estão convictas de que eliminaram todas as fontes de contaminação por legionella em Vila Franca de Xira e que o assunto “está resolvido”.

“Tanto quanto podemos afirmar, estamos convictos de que eliminámos as fontes que estavam necessariamente ativas para gerar este surto”, afirmou Fernando Leal da Costa à agência Lusa, no intervalo de uma conferência sobre combate à dependência de álcool e drogas nos países de língua portuguesa que decorre em Lisboa.

O foco da infeção terá sido nas torres de refrigeração da empresa Adubos de Portugal, localizada em Alverca, concelho de Vila Franca de Xira. No entanto, quando questionado especificamente sobre a origem do surto, o governante disse apenas que “há um conjunto de investigações que estão a ser feitas”, não apontando nenhum local concreto.

A identificação da fonte “é importante para não se voltar a repetir, mas o mais importante para o Ministério da Saúde era tratar as pessoas imediatamente, mesmo sem saber de onde era a fonte, atuando em todas as fontes possíveis”.

O governante garantiu que as autoridades agiram segundo as boas práticas internacionais e salientou “as medidas que foram tomadas, independentemente da identificação da fonte, de termos atuado para melhorar, se é que era preciso, as condições de cloragem da água e de ter imediamente procedido à desinfestação de todas as torres de refrigeração”.

A estratégia das autoridades, assim, foi agir em todas as frentes: “Tomámos as medidas de largo espectro que iriam prevenir a emissão de legionella a partir de todas as fontes”, disse Leal da Costa à Lusa.

Para o futuro próximo, o secretário de Estado espera “assistir à diminuição progressiva de novos casos”, sublinhando: “brevemente esperamos começar a ter altas dos doentes internados e que a situação regresse à normalidade”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …

Rússia anuncia início de ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19

A Rússia vai começar os ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19 em 50 soldados que se ofereceram para participar nos testes, anunciou esta terça-feira o Ministério da Defesa. "Para verificar a segurança e eficácia …

Montenegro tem uma carta na manga para promover o turismo

Para incentivar o turismo, Montenegro tem a intenção de usar a carta da segurança sanitária para convencer os turistas estrangeiros a visitar o país. No dia 25 de maio, Montenegro declarou-se um "país livre de coronavírus" …