Mais de 50 mil crianças perderam abono de família em Janeiro

Marcelo Camargo / ABr

-

Mais de 50 mil crianças e jovens perderam o direito ao abono de família em Janeiro face a Dezembro, situando-se nos 1.125.155 beneficiários, segundo dados do Instituto da Segurança Social (ISS).

Os dados da Segurança Social, actualizados a 3 de Março, referem que, relativamente a Dezembro de 2013, mês em que existiam 1.175.697 beneficiários, 50.542 crianças e jovens perderam o direito a esta prestação social em Janeiro (-4,49%).

Comparativamente ao período homólogo, a quebra é semelhante, já que em Janeiro de 2013 o número de beneficiários se situava nos 1.175.685, mais 50.530 do que o número registado em Janeiro deste ano (4,5%).

Lisboa é a região do país com o maior número de abonos de família atribuídos (221.801), seguindo-se o Porto (219.831) e Braga (107.720).

Do lado oposto, o centro distrital de segurança social de Bragança é onde há menos beneficiários (11.338), seguido de Portalegre (11.854) e da Guarda (13.906).

O montante do abono família varia de acordo com a idade da criança ou jovem e com o nível de rendimentos de referência do respectivo agregado familiar.

O valor apurado insere-se em escalões de rendimentos estabelecidos com base no Indexante dos Apoios Sociais (IAS).

Os dados do ISS, publicados no site da Segurança Social, indicam também que, em Janeiro, 105 beneficiários do subsídio por educação especial, destinado a crianças e jovens com deficiência com idade inferior a 24 anos, perderam esta prestação social, relativamente ao mês de Dezembro de 2013.

Em Dezembro, beneficiavam deste apoio 2.875 jovens, número que caiu para 2.770 em Janeiro.

Esta quebra acentua-se fortemente face a Janeiro de 2013, mês em que 4.472 jovens recebiam este apoio, mais 1.702 do que no passado mês de Janeiro (38%).

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Regresso às aulas em maio é pouco viável. Ensino deverá manter-se à distância

As aulas do terceiro período letivo vão arrancar ainda à distância devido à pandemia de covid-19, adiantou esta terça-feira a presidente do Conselho Nacional de Educação, que considerou o regresso às escolas em maio pouco …

40 marinheiros do porta-aviões Charles de Gaulle com sintomas de covid-19

Quarenta marinheiros do porta-aviões francês Charles de Gaulle apresentaram recentemente "sintomas compatíveis" com os da infeção pelo novo coronavírus e estão sob "observação médica reforçada", anunciou o Ministério da Defesa. "A partir de hoje, uma equipa …

Medidas para as prisões, apoios às empresas, suspensão de tarifas. Parlamento discute mais de 100 iniciativas

Medidas excecionais para prisões e banca, mais apoios às empresas ou à cultura ou a suspensão de propinas e das tarifas de gás e luz são alguns dos temas que vão passar esta quarta-feira pelo …

Trump tem "interesse financeiro" em farmacêutica que produz hidroxicloroquina (a sua "cura" para a Covid-19)

Donald Trump falou da hidroxicloroquina como uma potencial "cura milagrosa" para a Covid-19, apesar das recomendações contrárias de especialistas e da falta de estudos científicos válidos que confirmem os benefícios da substância. O The New …

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60. Em perigo de extinção, …

Telescópio russo apanha o despertar de um buraco negro

O telescópio russo ART-XC do observatório espacial Spektr-RG detetou uma fonte brilhante de raios-X no centro da Via Láctea, que acabou por revelar ser o "despertar" do buraco negro 4U 1755-338. A descoberta ocorreu no passado …

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …

Documentário da Netflix reacende debate sobre os milhares de tigres em cativeiro nos Estados Unidos

A minissérie documental da Netflix "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" veio reacender o debate sobre os grandes felinos que estão em cativeiro, frisando que há cerca de 10.000 espécimes nestas condições nos Estados Unidos. …