Mais de 10 mil casos de Ébola e quase 5 mil mortes no mundo

Joint Base Lewis McChord / Flickr

Mais de 10 mil pessoas em oito países foram infetadas com o vírus Ébola e quase metade, 4.922, morreram, segundo um novo balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgado este sábado.

No total, registaram-se 10.141 casos de infeção pelo vírus: 4.655 na Libéria, 3.896 na Serra Leoa, 1.553 na Guiné-Conacri, 20 na Nigéria, quatro nos Estados Unidos, um no Senegal, um em Espanha e um no Mali.

O anterior balanço da OMS, divulgado na quarta-feira, era de 9.936 casos de infeção, 4.877 dos quais mortais.

A Nigéria e o Senegal foram declarados livres do vírus há uma semana, depois de passados 42 dias (o dobro do período máximo de incubação, que é de 21 dias) sem nenhum caso de sintomas da doença.

A OMS indica que, em sete meses de surto, 450 profissionais de saúde foram infetados, mais de metade dos quais (244) morreram.

O atual surto de Ébola é o mais extenso e prolongado desde que o vírus foi descoberto, em 1976.

A OMS decretou, a 8 de agosto, o estado de emergência de saúde pública.

China anuncia nova ajuda de 65 ME para países afectados pelo Ébola

Na noite de sexta-feira, o presidente chinês Xi Jinping anunciou que a China vai doar mais 500 milhões de yuan (cerca de 65 milhões de euros) à Libéria, Serra Leoa e Guiné-Conacri, os países mais afetados pela febre hemorrágica viral.

O anúncio foi feito durante uma reunião com o Presidente da Tanzânia, Jakaya Mrisho Kikwete, de acordo com a imprensa oficial chinesa citada pela agência Efe.

Até à data, a China tinha anunciado vários pacotes de ajuda em material e dinheiro no valor de sete milhões de dólares (5,5 milhões de euros) para os três países mais afetados, Organização Mundial de Saúde e União Africana para lutarem contra a epidemia.

Além disso, as autoridades de Pequim enviaram cerca de 200 especialistas para as zonas mais afetadas para ajudar no controlo e prevenção do atual surto, iniciado em fevereiro.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.