Mais de 10 mil casos de Ébola e quase 5 mil mortes no mundo

Joint Base Lewis McChord / Flickr

Mais de 10 mil pessoas em oito países foram infetadas com o vírus Ébola e quase metade, 4.922, morreram, segundo um novo balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgado este sábado.

No total, registaram-se 10.141 casos de infeção pelo vírus: 4.655 na Libéria, 3.896 na Serra Leoa, 1.553 na Guiné-Conacri, 20 na Nigéria, quatro nos Estados Unidos, um no Senegal, um em Espanha e um no Mali.

O anterior balanço da OMS, divulgado na quarta-feira, era de 9.936 casos de infeção, 4.877 dos quais mortais.

A Nigéria e o Senegal foram declarados livres do vírus há uma semana, depois de passados 42 dias (o dobro do período máximo de incubação, que é de 21 dias) sem nenhum caso de sintomas da doença.

A OMS indica que, em sete meses de surto, 450 profissionais de saúde foram infetados, mais de metade dos quais (244) morreram.

O atual surto de Ébola é o mais extenso e prolongado desde que o vírus foi descoberto, em 1976.

A OMS decretou, a 8 de agosto, o estado de emergência de saúde pública.

China anuncia nova ajuda de 65 ME para países afectados pelo Ébola

Na noite de sexta-feira, o presidente chinês Xi Jinping anunciou que a China vai doar mais 500 milhões de yuan (cerca de 65 milhões de euros) à Libéria, Serra Leoa e Guiné-Conacri, os países mais afetados pela febre hemorrágica viral.

O anúncio foi feito durante uma reunião com o Presidente da Tanzânia, Jakaya Mrisho Kikwete, de acordo com a imprensa oficial chinesa citada pela agência Efe.

Até à data, a China tinha anunciado vários pacotes de ajuda em material e dinheiro no valor de sete milhões de dólares (5,5 milhões de euros) para os três países mais afetados, Organização Mundial de Saúde e União Africana para lutarem contra a epidemia.

Além disso, as autoridades de Pequim enviaram cerca de 200 especialistas para as zonas mais afetadas para ajudar no controlo e prevenção do atual surto, iniciado em fevereiro.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal entre os países que mais milionários vão criar nos próximos 5 anos

Há, actualmente, 117 mil portugueses que são milionários. Mas o número deverá crescer para 174 mil em 2024, o que constitui uma subida de 49% que supera o aumento médio esperado de milionários a nível …

Confrontos na Catalunha. PSOE desce e extrema-direita sobe nas intenções de voto

Segundo uma sondagem para o espanhol El Mundo, os socialistas ficariam com 121 deputados e 27% dos votos. O PP cresce e o Vox pode passar a terceira força política. De acordo com uma sondagem publicada …

Hackers bloquearam mais de 30 organismos públicos em 2019

Desde o início deste ano, mais de 30 organismos públicos foram alvo de ataques informáticos, escreve o Jornal de Notícias esta terça-feira. De acordo com o diário, os hackers atacam sistemas informáticos de câmaras municipais, juntas de …

Liderança da bancada do PSD: Negrão quis sair, Rio é "boa solução" a curto prazo

Fernando Negrão, que no último ano e meio liderou a bancada parlamentar do PSD, admitiu esta terça-feira não estava disponível para continuar no cargo. "Não estava disponível [para continuar à frente da bancada] porque foi …

José Maria Ricciardi diz que está disponível para "erguer o Sporting"

José Maria Ricciardi, um dos candidatos nas eleições de setembro de 2018, anunciou através das redes sociais que está disponível para "erguer o Sporting". Na página do Facebook "Ricciardi - Erguer o Sporting", José Maria Ricciardi …

Boris Johnson volta aos Comuns para aprovar Brexit em tempo recorde e sair dia 31 de outubro

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, vai tentar esta terça-feira aprovar a legislação necessária para poder garantir que o Reino Unido sai da União Europeia no dia 31 de outubro quer haja ou não consenso na …

Líbano. Governo corta metade dos salários de políticos em resposta aos protestos

Ao quinto dia de manifestações, o governo libanês respondeu com a aprovação de um pacote de emergência de reformas económicas que deixa cair a introdução de novos impostos e passa pela redução do défice. O primeiro-ministro …

Caso Griezmann. Barcelona paga 15 milhões pelo silêncio do Atlético (e fica com benefício futuro)

Escreve o jornal espanhol El Mundo que Barcelona e Atlético de Madrid já chegaram a acordo no "caso Griezmann". O clube catalão pagou 15 milhões de euros pelo silêncio dos colchoneros, ficando ainda com benefício …

Professor detido depois de ser acusado de agredir aluno “com enorme violência”

Um aluno do 8.º ano da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Alvalade, em Lisboa, terá sido esta segunda-feira agredido por um professor durante uma aula. Segundo o relato da Associação de Encarregados de Educação dos …

Gabinetes dos novos membros do Governo custam 71 milhões de euros

O novo Governo terá 70 gabinetes no total, que representarão uma despesa anual de, pelo menos, 71 milhões de euros aos cofres públicos, mais sete milhões de euros do que o último. O primeiro-ministro, António Costa, …