/

Mais de 300 tartarugas em risco de extinção encontradas mortas em redes ilegais no México

O Governo do Estado de Oaxaca, no México, confirmou que pelo menos 303 tartarugas-oliva, espécie em risco de extinção, morreram depois de ficarem presas em duas redes de pesca ilegal na costa mexicana do Pacífico.

“A Procuradoria de Proteção Ambiental de Oaxaca confirmou que a morte das tartarugas foi causada por uma rede de pesca proibida, usada para apanhar o peixe garapau”, explicaram as autoridades em comunicado.

As tartarugas-oliva – uma das menores espécie de tartarugas marinhas – foram encontradas perto da costa da cidade de Puerto Escondido, a cerca de 760 km a sudoeste da Cidade do México.

“Inicialmente, recebemos um relatório de que havia duas redes onde estavam 300 tartarugas, mas esse número pode mudar“, disse à agência EFE, o diretor do gabinete de Defesa Civil na cidade de San Pedro Mixtepec, José Antonio Ramirez.

“Encontramos esta rede conhecida como tresmalho e disseram-nos que os pescadores não são de cá. As redes não são usadas nestas praias e talvez possam ter sido abandonadas por um navio que não percebeu que as tinha perdido, acabando por matar as tartarugas”, acrescentou na mesma nota.

Após o primeiro relato que dava conta que os animais estavam presos, os pescadores locais tentaram, sem sucesso, libertar os animais. A única sobrevivente, que tinha sido resgatada por pescadores, morreu ao chegar à praia. Todas as 303 tartarugas morreram.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.