Maioria negativa. Mais de metade dos portugueses não gosta da oposição do PSD e do CDS

Na sondagem da Pitagórica, feita para o Jornal de Notícias e a TSF, 61% dos inquiridos avaliam negativamente o desempenho da oposição em Portugal.

É uma espécie de maioria negativa. De acordo com a sondagem, o número  agravou-se em mais cinco pontos percentuais, face à última sondagem de julho. Em agosto, apenas 9% dos mais de 1.500 inquiridos faz uma boa avaliação do PSD e do CDS.

Rui Rio continua a ser reconhecido como o principal rosto da oposição em Portugal, mas por menos pessoas. Em agosto, apenas 30% dos eleitores aponta o líder do PSD como o o principal líder da oposição, menos 8 pp que na sondagem anterior. Em segundo lugar surge Catarina Martins, depois Assunção Cristas – também em queda – e, por fim, Jerónimo de Sousa.

Em sentido inverso, 30% dos inquiridos faz uma avaliação positiva do governo socialista – ainda que seja menos 1 pp relativamente ao mês passado -, enquanto 28% desaprova o desempenho do Governo.

Ainda assim, de acordo com a TSF, 53% dos que responderam ao estudo de opinião da Pitagórica, aprova a forma como executivo de António Costa tem governado Portugal nos últimos quatro anos, ao passo que 40% está em desacordo.

Já Marcelo Rebelo de Sousa, em agosto, teve 87% dos eleitores a fazer uma avaliação positiva do seu mandato, menos 5 pp que na sondagem anterior de julho. Apenas 13% considera a atuação de Marcelo como má.

Os portugueses continuam a confiar mais no Presidente da República do que no primeiro-ministro (53%) e dois em cada três eleitores gostavam que Marcelo fosse mais exigente com o Governo de António Costa.

Greve dos motoristas deixou portugueses divididos

De acordo com o inquérito, 31% dos portugueses faz uma avaliação positiva da atuação do Governo, enquanto 30% considera que o Executivo socialista esteve mal. Apenas 7% dos que responderam a este estudo de opinião considerou “muito boa” a atitude do Governo. Ao mesmo tempo, 9% não hesitaram em considerar que o Governo esteve “muito mal”.

Prova que a paralisação dos motoristas não foi um tema consensual está também nas respostas à pergunta “Quem tem razão na crise dos combustíveis?”. A maior parte dos inquiridos – 33% – disse que ambos (trabalhadores e patrões) tinham razão. Ainda assim, 31% dos que responderam às perguntas da Pitagórica dão razão aos motoristas e apenas 9% aos patrões.

A postura do Sindicato dos Motoristas de Matérias Perigosas foi também um dos critérios em análise: 47% dos portugueses disse avaliar de forma negativa o SNMMP e apenas 11% fez um julgamento positivo. 32% considerou mesmo má a atitude dos motoristas e 15% muito má.

A sondagem aponta para uma preponderância dos cidadãos mais velhos, com maiores rendimentos e residentes na área de Lisboa como aqueles com maior tendência para dar nota positiva ao Governo.

Já os inquiridos mais novos, aqueles que pertencem às classes médias ou baixas e que residem no norte do país tendem a não concordar com a ação do governo (além dos que dizem votar regularmente no PSD).

Para esta sondagem, o trabalho de campo decorreu entre os dias 12 e 24 de agosto, foram recolhidas 1525 entrevistas telefónicas a que corresponde uma margem de erro máxima de 2,56% para um nível de confiança de 95,5%. A amostra foi recolhida de forma aleatória junto de eleitores portugueses recenseados e foi devidamente estratificada por género, idade e região. A taxa de resposta foi de 72,86%.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …