O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

William Murphy / Flickr

A casa em Dublin em que James Joyce se inspirou para escrever “Os Mortos”.

A Irlanda aprovou uma proposta para converter um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin num hostel.

O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de obras como “Ulisses” e o volume de contos “Gente de Dublin”.

Localizada nas margens do rio Liffey, perto da cervejaria Guinness, a casa geminada do século XVIII foi o cenário de “Os Mortos”, a história final da coleção “Gente de Dublin” de Joyce, frequentemente citada como o maior conto escrito em inglês.

O The New York Times conta que a proposta para converter a casa num hostel vai contra a oposição vigorosa de escritores, artistas, investigadores e organizações de defesa de património.

Foi nos quartos do andar superior da casa que as tias-avós de Joyce geriram uma pequena escola musical. A sua reunião anual a cada 6 de janeiro foi o modelo para o jantar assombrado de “Os Mortos”.

A casa também foi o cenário para a adaptação da história para o cinema, feita pelas mãos de John Huston, nomeada para dois Óscares em 1988.

Agora, o plano passa por converter a casa num hostel que albergará 56 camas e terá um café aberto ao público na cave.

O escritor irlandês Colm Tóibín lançou uma petição para interromper os planos, que conta com várias assinaturas, entre as quais as de autores como Salman Rushdie, Richard Ford, Rachel Kushner, Michael Ondaatje, Tobias Wolff, Ian McEwan, entre outros. Os principais órgãos de património da Irlanda também estão contra a conversão.

O empreendimento parte de dois empresários irlandeses que compraram a casa em 2017 por 650 mil euros.

“Isto é como vender as joias da família — como dá-las, na realidade”, disse John McCourt, presidente da International James Joyce Foundation.

“O custo daquele edifício foi uma ninharia para os padrões de Dublin. Se o Governo tivesse comprado quando estava à venda, ou fizesse um pedido de compra obrigatório agora, acho que poderíamos facilmente angariar o dinheiro para que fosse reaberto como um espaço cultural”, acrescentou, citado pelo NY Times.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Texas vai permitir porte de armas em público sem ser necessária qualquer licença

O governador republicano do Texas assinou uma lei que permite o porte de armas em público, sem respetiva licença, a última de uma série de medidas que expandem este tipo de direitos nos estados conservadores …

Para já, Ivo Rosa escapa de um inquérito disciplinar do Conselho Superior da Magistratura

O Conselho Superior da Magistratura não vai abrir inquérito disciplinar a Ivo Rosa, pelo menos, para já. O órgão de gestão dos juízes concluiu que não há suspeitas de violação de caso julgado na decisão …

Mario Gómez: "O futebol é como a roupa, é de modas"

Comentário do antigo internacional alemão sobre as funções do ponta-de-lança atual. Mario não tem saudades dos relvados. Mario Gómez García, o homem que veio de Riedlingen, na República Federal da Alemanha, para marcar muitos golos. Figura …

A um mês dos Jogos Olímpicos, Tóquio pondera levantar estado de emergência

Os Jogos Olímpicos, que foram adiados no ano passado devido à pandemia, vão começar no dia 23 de julho. O Governo japonês está a ponderar levantar o estado de emergência em Tóquio. Tóquio está em estado …

Militares birmaneses acusados de incendiar uma aldeia

Uma aldeia foi destruída pelo Exército birmanês depois de confrontos entre militares e opositores da junta ditatorial. Dois idosos, que não conseguiram fugir, acabaram por morrer queimados. A aldeia de Kin Ma, na região de Magway, …

Ucrânia 2-1 Macedónia N. | “Synio-zhovti” relançam aspirações

A Ucrânia conquistou esta quinta-feira a sua segunda vitória em Europeus, depois de seis derrotas consecutivas, ao bater a estreante Macedónia do Norte por 2-1, em encontro disputado em Bucareste, com arbitragem pelo argentino Fernando …

Mais 1.233 casos de covid-19 em Portugal. Morreram duas pessoas

Esta quinta-feira, Portugal registou 1.233 novos casos e duas mortes na sequência da infeção por covid-19. Segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), foram registados, nas últimas 24 horas, mais 1.233 casos e …

Proibida circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana

A situação epidemiológica em Portugal é agora "mais preocupante", pelo que "dificilmente" o país deverá desconfinar na próxima semana como estava previsto, anunciou esta quinta-feira a ministra Mariana Vieira da Silva. A ministra da Presidência, Mariana …

Lisboa alarga horários de vacinação para atingir as 65 mil pessoas por semana

Já a partir da próxima segunda-feira, os centros de vacinação em Lisboa vão ter horário acrescido. O objetivo é aumentar o número de doses de vacinas administradas por semana para cerca de 65 mil. A partir …

PS diz que portugueses não esquecem que Passos cortou a dobrar no SNS

Pedro Passos Coelho acusou a esquerda de "desqualificar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a deputada socialista Sónia Fertuzinhos respondeu que os portugueses não esquecem que o Governo PSD/CDS cortou o dobro no SNS …