O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

William Murphy / Flickr

A casa em Dublin em que James Joyce se inspirou para escrever “Os Mortos”.

A Irlanda aprovou uma proposta para converter um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin num hostel.

O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de obras como “Ulisses” e o volume de contos “Gente de Dublin”.

Localizada nas margens do rio Liffey, perto da cervejaria Guinness, a casa geminada do século XVIII foi o cenário de “Os Mortos”, a história final da coleção “Gente de Dublin” de Joyce, frequentemente citada como o maior conto escrito em inglês.

O The New York Times conta que a proposta para converter a casa num hostel vai contra a oposição vigorosa de escritores, artistas, investigadores e organizações de defesa de património.

Foi nos quartos do andar superior da casa que as tias-avós de Joyce geriram uma pequena escola musical. A sua reunião anual a cada 6 de janeiro foi o modelo para o jantar assombrado de “Os Mortos”.

A casa também foi o cenário para a adaptação da história para o cinema, feita pelas mãos de John Huston, nomeada para dois Óscares em 1988.

Agora, o plano passa por converter a casa num hostel que albergará 56 camas e terá um café aberto ao público na cave.

O escritor irlandês Colm Tóibín lançou uma petição para interromper os planos, que conta com várias assinaturas, entre as quais as de autores como Salman Rushdie, Richard Ford, Rachel Kushner, Michael Ondaatje, Tobias Wolff, Ian McEwan, entre outros. Os principais órgãos de património da Irlanda também estão contra a conversão.

O empreendimento parte de dois empresários irlandeses que compraram a casa em 2017 por 650 mil euros.

“Isto é como vender as joias da família — como dá-las, na realidade”, disse John McCourt, presidente da International James Joyce Foundation.

“O custo daquele edifício foi uma ninharia para os padrões de Dublin. Se o Governo tivesse comprado quando estava à venda, ou fizesse um pedido de compra obrigatório agora, acho que poderíamos facilmente angariar o dinheiro para que fosse reaberto como um espaço cultural”, acrescentou, citado pelo NY Times.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

E se o Orçamento chumbar? Costa não se demite - e o Governo ainda pode aprovar “diplomas fundamentais”

O primeiro-ministro já esclareceu que não tenciona demitir-se em caso de chumbo do Orçamento do Estado 2022, mas a sua governação ficará limitada. Na possibilidade de haver um chumbo do Orçamento do Estado, Marcelo Rebelo de …

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

YouTube suspende conta de Bolsonaro por desinformação

Presidente do Brasil é já reincidente na divulgação de notícias falsas sobre a pandemia (tendo já sido alertado antes), pelo que a plataforma avançou de imediato para a suspensão dos seus canais oficiais. O Youtube suspendeu …

Conselho de Ministros acabou em silêncio. Governo só fala esta terça-feira, no Parlamento

Conselho de Ministros extraordinário convocado por António Costa após ser conhecido o sentido de voto do PCP relativamente ao Orçamento do Estado para 2022 durou mais de duas horas, mas terminou sem declarações oficiais. O primeiro-ministro …

Descobertos antigos vestígios de vida envoltos em rubi com 2,5 mil milhões de anos

Um equipa de investigadores da Universidade de Waterloo descobriu resíduo de carbono que já foi uma vida antiga. Estava envolto num rubi com 2,5 mil milhões de anos. Ao analisar algumas das pedras preciosas coloridas mais …

O Sistema Solar pode estar cercado por um túnel magnético

O Sistema Solar pode estar rodeado por um túnel magnético. Cientistas sugerem que as estruturas brilhantes, em lados opostos do céu, estejam interligadas à nossa volta, a 350 anos-luz de distância. Jennifer West, investigadora do Instituto …

O volátil, inóspito e sufocante Vénus pode afinal ter oceanos de água debaixo da crosta

Devido à elevada temperatura da atmosfera de Vénus, caso a crosta se abrisse, os oceanos de água transformar-se-iam imediatamente em vapor. Conhecido por ser um planeta com uma atmosfera quente e sufocante de dióxido de carbono …

Mais de mil ovelhas e cabras tomaram conta das ruas de Madrid (por um bom motivo)

Mais de mil ovelhas e cabras encheram as ruas de Madrid, este domingo, a propósito do tradicional Festival da Transumância, que foi cancelado no ano passado devido à pandemia da covid-19. De acordo com a agência …

Crise de abastecimento provoca escassez de camisolas de Natal

Na próxima época natalícia, os Estados Unidos podem enfrentar uma escassez de Ugly Sweaters, causada pela crise mundial dos transportes marítimos. As Ugly Sweaters são as típicas camisolas de Natal - por norma, coloridas e com …

Erupção de La Palma. Cães salvos por um grupo misterioso

Um grupo misterioso - que se auto-denomina A-Team - afirma ter resgatado vários animais "presos" devido à erupção do vulcão Cumbre Vieja em La Palma, nas Canárias. De acordo com o jornal britânico The Guardian, as …

Alec Baldwin

Assistente que entregou arma a Alec Baldwin já teria tido práticas inseguras

Uma fabricante de adereços disse que, no passado, já tinha mostrado preocupação com o facto de o assistente de realização ter protagonizado situações inseguras. No fim-de-semana, um documento judicial obtido pela CNN mostrou que a arma …