O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

William Murphy / Flickr

A casa em Dublin em que James Joyce se inspirou para escrever “Os Mortos”.

A Irlanda aprovou uma proposta para converter um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin num hostel.

O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de obras como “Ulisses” e o volume de contos “Gente de Dublin”.

Localizada nas margens do rio Liffey, perto da cervejaria Guinness, a casa geminada do século XVIII foi o cenário de “Os Mortos”, a história final da coleção “Gente de Dublin” de Joyce, frequentemente citada como o maior conto escrito em inglês.

O The New York Times conta que a proposta para converter a casa num hostel vai contra a oposição vigorosa de escritores, artistas, investigadores e organizações de defesa de património.

Foi nos quartos do andar superior da casa que as tias-avós de Joyce geriram uma pequena escola musical. A sua reunião anual a cada 6 de janeiro foi o modelo para o jantar assombrado de “Os Mortos”.

A casa também foi o cenário para a adaptação da história para o cinema, feita pelas mãos de John Huston, nomeada para dois Óscares em 1988.

Agora, o plano passa por converter a casa num hostel que albergará 56 camas e terá um café aberto ao público na cave.

O escritor irlandês Colm Tóibín lançou uma petição para interromper os planos, que conta com várias assinaturas, entre as quais as de autores como Salman Rushdie, Richard Ford, Rachel Kushner, Michael Ondaatje, Tobias Wolff, Ian McEwan, entre outros. Os principais órgãos de património da Irlanda também estão contra a conversão.

O empreendimento parte de dois empresários irlandeses que compraram a casa em 2017 por 650 mil euros.

“Isto é como vender as joias da família — como dá-las, na realidade”, disse John McCourt, presidente da International James Joyce Foundation.

“O custo daquele edifício foi uma ninharia para os padrões de Dublin. Se o Governo tivesse comprado quando estava à venda, ou fizesse um pedido de compra obrigatório agora, acho que poderíamos facilmente angariar o dinheiro para que fosse reaberto como um espaço cultural”, acrescentou, citado pelo NY Times.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …

Paquistão. Quem não se vacinar pode ficar sem acesso ao telemóvel

O governo regional de Punjab, no Paquistão, decidiu que os cidadãos que não se vacinarem contra a covid-19 "ao fim de um certo tempo" podem ver o cartão SIM do seu telemóvel bloqueado. "Estamos a fazer …

Seleção Nacional testa negativo na véspera da estreia no Europeu

Depois do susto de João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, a seleção nacional respira de alívio na véspera da estreia no Europeu, depois de ter testado negativo à covid-19. Esta segunda-feira de manhã, a …

Associação quer que os testes em eventos culturais sejam gratuitos

A Associação Espetáculo - Agentes e Produtores Portugueses defendeu que os testes de diagnóstico à covid-19 devem ser gratuitos em eventos culturais. A Associação Espetáculo – Agentes e Produtores Portugueses defendeu, este domingo, que os testes …

Advogados repudiam declarações de Cabrita sobre agendamentos do SEF

Um grupo de advogados repudiou as declarações do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que atribuem a um escritório de advogados a responsabilidade pelo mau funcionamento do sistema de agendamentos para atribuição de vistos de …