O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

William Murphy / Flickr

A casa em Dublin em que James Joyce se inspirou para escrever “Os Mortos”.

A Irlanda aprovou uma proposta para converter um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin num hostel.

O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de obras como “Ulisses” e o volume de contos “Gente de Dublin”.

Localizada nas margens do rio Liffey, perto da cervejaria Guinness, a casa geminada do século XVIII foi o cenário de “Os Mortos”, a história final da coleção “Gente de Dublin” de Joyce, frequentemente citada como o maior conto escrito em inglês.

O The New York Times conta que a proposta para converter a casa num hostel vai contra a oposição vigorosa de escritores, artistas, investigadores e organizações de defesa de património.

Foi nos quartos do andar superior da casa que as tias-avós de Joyce geriram uma pequena escola musical. A sua reunião anual a cada 6 de janeiro foi o modelo para o jantar assombrado de “Os Mortos”.

A casa também foi o cenário para a adaptação da história para o cinema, feita pelas mãos de John Huston, nomeada para dois Óscares em 1988.

Agora, o plano passa por converter a casa num hostel que albergará 56 camas e terá um café aberto ao público na cave.

O escritor irlandês Colm Tóibín lançou uma petição para interromper os planos, que conta com várias assinaturas, entre as quais as de autores como Salman Rushdie, Richard Ford, Rachel Kushner, Michael Ondaatje, Tobias Wolff, Ian McEwan, entre outros. Os principais órgãos de património da Irlanda também estão contra a conversão.

O empreendimento parte de dois empresários irlandeses que compraram a casa em 2017 por 650 mil euros.

“Isto é como vender as joias da família — como dá-las, na realidade”, disse John McCourt, presidente da International James Joyce Foundation.

“O custo daquele edifício foi uma ninharia para os padrões de Dublin. Se o Governo tivesse comprado quando estava à venda, ou fizesse um pedido de compra obrigatório agora, acho que poderíamos facilmente angariar o dinheiro para que fosse reaberto como um espaço cultural”, acrescentou, citado pelo NY Times.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PSD ignora decisão da concelhia na Guarda e escolhe candidato à revelia

A direção nacional do PSD é acusada de ter ignorado a decisão da concelhia na Guarda e ter escolhido um candidato às eleições autárquicas à revelia. Um grupo de militantes da Guarda apresentou uma queixa ao …

Medina apresenta auditoria sobre manifestações em Lisboa “nos próximos dias”

O Presidente da Câmara de Lisboa revelou que “na sequência da auditoria”, que será conhecida nos próximos dias, irá tomar “as medidas para assegurar que não voltam a acontecer” falhas na proteção de dados de …

As abelhas-operárias reproduzem-se fazendo clones (quase perfeitos) de si mesmas

Uma equipa de investigadores da Universidade de Sydney descobriu que as abelhas-operárias, uma espécie encontrada na África do Sul, se reproduzem fazendo clones quase perfeitos de si mesmas. Algumas pesquisas anteriores indicavam que algumas abelhas-operárias se …

"Quero entender o que aconteceu comigo": Eriksen já reagiu ao colapso em campo

O internacional dinamarquês Christian Eriksen já reagiu à sua queda inanimada dentro do relvado, dizendo que está melhor e que quer entender o que aconteceu. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo …

Segunda tentativa. Ricardo Salgado começa hoje a ser julgado no âmbito da Operação Marquês

O ex-banqueiro Ricardo Salgado, de 76 anos, deverá começar a ser hoje julgado por três crimes de abuso de confiança, devido a transferências de mais de 10 milhões de euros, no âmbito do processo Operação …

Teletrabalho deixa de ser obrigatório a partir de hoje. Exceto em quatro concelhos

O teletrabalho deixa de ser obrigatório a partir de hoje, passando a ser recomendado na generalidade do território de Portugal continental, exceto nos quatro concelhos que apresentam taxas de incidência de covid-19 superiores aos limites …

Variantes do coronavírus podem escapar dos anticorpos espalhando-se através de supercélulas

Variantes do coronavírus, como a britânica e a sul-africana, podem escapar dos anticorpos espalhando-se através de supercélulas, revela um novo estudo. Os anticorpos que criamos depois de sermos infetados com um vírus ou vacinados contra ele …

Estudo apresenta nova visão sobre a forma como os continentes se formaram

Um estudo liderado por geólogos da Monash University apresenta uma nova visão sobre a forma como os primeiros continentes da Terra se formaram. Apesar da Terra se ter formado há mais de 4,5 mil milhões de …

Cientistas descobrem novo exoplaneta semelhante a Neptuno

Uma equipa internacional de colaboradores, incluindo cientistas do JPL da NASA e da Universidade do Novo México, descobriram um novo exoplaneta temperado, do tamanho de Neptuno, com um período orbital de 24 dias orbitando uma …

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …