Maiores bancos portugueses recusaram apoio à Dielmar

Neil Hall / EPA

Os quatro maiores bancos nacionais fecharam a porta ao pedido de ajuda da empresa de vestuário, uma vez que não tinha garantias públicas.

A empresa de vestuário Dielmar, com sede em Alcains, Castelo Branco, pediu a insolvência ao fim de 56 anos de atividade, pondo em risco cerca de 300 trabalhadores. Segundo o jornal Público, uma das últimas tentativas para evitar a liquidação foi pedir ajuda à banca, mas os quatro maiores bancos portugueses recusaram.

Novo Banco, Millennium BCP, Caixa Geral de Depósitos e Santander foram todos contactados pela empresa, mas nenhum acedeu ao pedido de ajuda, uma vez que a empresa não tinha garantias públicas.



De acordo com o matutino, em 2020, a Dielmar viu-se afastada dos apoios das linhas covid criadas pelo Governo, pois o seu capital próprio já era inferior a metade do capital social. Esta violação do artigo 35 do Código das Sociedades Comerciais colocou-a numa situação de empresa em dificuldade, o que, pelas regras europeias, impediu que fosse ajudada pelo Estado.

O Governo tentou encontrar investidores que estivessem interessados na empresa, mas o “elevado endividamento” e a sua gestão “muito pouco clara” não permitiram encontrar uma solução, afirmou, esta segunda-feira, o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.

O governante esclareceu ainda que o Estado não tenciona investir mais dinheiro na Dielmar e foi mesmo mais longe ao dizer que esta empresa “não tem salvação”, lembrando que apresenta resultados negativos há mais de dez anos, inclusive em 2019, antes da pandemia.

“Mais de oito milhões de euros públicos já estão a apoiar a empresa e, portanto, não vale a pena meter dinheiro bom, dinheiro fresco, em cima de uma empresa que, neste momento, não tem salvação“, declarou.

Siza Vieira realçou, no entanto, que o Executivo está empenhado em assegurar “novos destinos” para os ativos da empresa, nomeadamente para os 300 trabalhadores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …