A Ilha Manitoulin, em Ontário, no Canadá, é uma maravilha da geografia, com mais de 100 lagos e mais mini-ilhas dentro desses lagos.
Conhece a Ilha Manitoulin? Situada no Lago Huron, esta maravilha canadiana detém o título de maior ilha lacustre do mundo e leva a intriga geográfica a outro nível – porque também contém lagos, alguns dos quais com as suas próprias ilhas.
Localizada em Ontário, Canadá, a ilha de Manitoulin estende-se por 2.766 quilómetros quadrados, o que a torna quase do mesmo tamanho de Otava. Mas o seu tamanho não é a sua única reivindicação à fama.
A ilha alberga mais de 100 lagos, cada um deles acrescentando outra camada de complexidade à sua já fascinante topografia.
Entre estes, o Lago Manitou destaca-se como o maior. Cobrindo 106 quilómetros quadrados, é o maior lago do mundo dentro de uma ilha dentro de um lago. Já está com um nó no cérebro?
As suas águas profundas proporcionam um habitat próspero para espécies como a truta do lago. Entretanto, o Lago Mindemoya, outra das massas de água únicas de Manitoulin, é o lar da Ilha do Tesouro – a maior ilha num lago numa ilha num lago.
Originalmente conhecida como Mindimowenh, que significa “mulher velha” em Ojibwe, a ilha tem uma lenda por trás. Segundo o folclore, representa a avó do malandro Nanabozho, que caiu no lago após ter perdido o pé enquanto a transportava.
Google Maps

Ilha Manitoulin, Canadá
Para além das suas notáveis caraterísticas aquáticas, a ilha de Manitoulin também tem importância histórica. Alberga o Sítio Histórico Nacional de Sheguiandah, um sítio arqueológico pré-histórico descoberto em 1951.
Este sítio revelou artefactos que datam de há mais de 9000 anos, oferecendo informações sobre as ocupações culturais dos primeiros habitantes indígenas, explica o IFLScience.
Entre os artefactos descobertos encontram-se ferramentas e armas de pedra, fabricadas a partir da rocha de quartzito que rodeia o local. Estes achados fornecem uma janela para as estratégias de sobrevivência e o trabalho artesanal dos primeiros habitantes da ilha.
Com a sua geografia sem paralelo e a sua história rica, a ilha de Manitoulin continua a ser uma das maravilhas naturais e culturais mais extraordinárias do Canadá.
Geograficamente, também é confuso olhar para algumas fronteiras! Enclaves, que têm enclaves, que têm enclaves! (ver a fronteira entre a Bélgica e os Países Baixos!)