/

Milionário norueguês está a construir o maior iate do mundo para retirar plástico do oceano

Um milionário norueguês do petróleo está a construir atualmente o maior iate do mundo para retirar plástico do oceano. O projeto deverá ser lançado em 2021.

Um magnata norueguês do petróleo está a investir na construção daquele que será o maior iate de investigação e remoção de plástico dos oceanos – a Research Expedition Vessel (REV). Kjell Inge Røkke decidiu dedicar uma parte da sua fortuna a este projeto, que deverá ser lançado em 2021.

Segundo a Gazeta do Povo, a embarcação terá capacidade para recolher cerca de cinco toneladas de plástico por dia que, posteriormente, serão recicladas. O norueguês, dono de quase 67% do grupo petrolífero Aker ASA, começou a vida como pescador e acredita que esta é a forma certa de ajudar o planeta.

Segundo a informação disponível no site da REV Ocean, o navio será lançado em 2021 e levará a bordo investigadores de todo o mundo com o principal objetivo de reunir mais conhecimento, criar mais consciência, desenvolver novas soluções sustentáveis e recolher do oceano resíduos de plástico.

Nas suas viagens, adianta o Diário de Notícias, o iate terá capacidade para levar 60 investigadores e uma tripulação de 40 técnicos para explorar o fundo do mar.

Projetado pelo arquiteto naval Espen Oeino, a embarcação utiliza várias dezenas de sensores e outros equipamentos de ponta para conseguir chegar ao plástico. Além disso, o navio foi especialmente projetado para ter emissões muito reduzidas.

O iate é constituído por laboratórios onde os especialistas desenvolverão o seu trabalho de investigação, salas de aula, auditórios e um veículo subaquático, que também irá participar nas investigações.

O objetivo é que seja desenvolvida investigação na área do ambiente, da pesca, da biodiversidade e da vida marítima.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.