Quatro homens atacaram este sábado o Hotel Intercontinental na capital afegã, Cabul, disparando contra as pessoas que se encontravam no interior daquela unidade hoteleira.
Um porta-voz do Ministério do Interior do Afeganistão confirmou que o Hotel Intercontinental, na capital afegã, foi atacado. O ataque, que fez 6 mortos, começou por volta das 21 horas locais, numa altura em que decorria na unidade hoteleira uma conferência sobre a presença e o investimento da China no Afeganistão.
Nãoo há ainda confirmação oficial do número de mortos registados. De acordo com diversos relatos, os rebeldes afegãos entraram no edifício quando a polícia isolou a área. Segundo informações da agência TOLOnews, um intenso tiroteio ocorreu na região em torno do hotel.
Testemunhas afirmam que os homens traziam granadas e bombas. De acordo com os serviços de segurança afegãos, os atacantes abriram fogo no quarto andar do hotel, antes de se barricar no segundo andar.
Dois dos invasores foram mortos, segundo o vice-ministro do Interior, Nasrat Rahimi, que afirma ainda que sete feridos foram transportados para um hospital. “Alguns outros hóspedes foram resgatados. Vamos poder divulgar números de vítimas assim que a operação terminar”, acrescentou.
Segundo explicou entretanto o porta-voz da polícia de Cabul, Basir Mujahid, um dos insurgentes sacrificou-se na entrada do hotel para facilitar a entrada dos companheiros no recinto.
O responsável acrescentou que a explosão causou “vítimas”, mas não ofereceu mais detalhes. O ataque, que não foi até agora reivindicado por nenhuma organização, acontece apenas cinco dias depois de dois foguetes terem atingido a área diplomática da capital do Afeganistão.
Ataque reivindicado pelos Taliban
O ataque deste sábado à noite foi reivindicado pelos Taliban na manhã de domingo pelo porta-voz da organização terrorista, Zabiullah Mujahid. “Ontem o hotel Intercontinental foi atacado por 5 dos nossos ‘mujahidines’ em busca de martírio“, declarou Mujahid em comunicado.
O ataque terminou já na manhã deste domingo, 12 horas depois de um grupo armado ter invadido a unidade, com o balanço provisório a apontar para seis mortos, um dos quais estrangeiro.
“O ataque terminou, todos os atacantes foram mortos. Cento e vinte e seis pessoas, entre as quais 41 estrangeiras, foram retiradas em segurança”, afirmou o porta-voz do ministro do Interior do Afeganistão, Najib Danish, hoje de manhã.
O Hotel Intercontinental é o maior e um dos mais luxuosos de Cabul. Construído sobre uma colina nos anos 1960 e fortemente protegido, foi alvo de um ataque talibã em junho de 2011, no qual morreram 21 pessoas. Desde então, o hotel está sob vigilância rigorosa, com acesso reservado.
O Afeganistão enfrenta desde a década de 1990 uma insurgência dos Talibans, grupo extremista muçulmano que pretende estabelecer a lei Sharia no país e no Paquistão.