Maior hotel de Cabul atacado por rebeldes armados

Quatro homens atacaram este sábado o Hotel Intercontinental na capital afegã, Cabul, disparando contra as pessoas que se encontravam no interior daquela unidade hoteleira.

Um porta-voz do Ministério do Interior do Afeganistão confirmou que o Hotel Intercontinental, na capital afegã, foi atacado. O ataque, que fez 6 mortos, começou por volta das 21 horas locais, numa altura em que decorria na unidade hoteleira uma conferência sobre a presença e o investimento da China no Afeganistão.

Nãoo há ainda confirmação oficial do número de mortos registados. De acordo com diversos relatos, os rebeldes afegãos entraram no edifício quando a polícia isolou a área. Segundo informações da agência TOLOnews, um intenso tiroteio ocorreu na região em torno do hotel.

Testemunhas afirmam que os homens traziam granadas e bombas. De acordo com os serviços de segurança afegãos, os atacantes abriram fogo no quarto andar do hotel, antes de se barricar no segundo andar.

Dois dos invasores foram mortos, segundo o vice-ministro do Interior, Nasrat Rahimi, que afirma ainda que sete feridos foram transportados para um hospital. “Alguns outros hóspedes foram resgatados. Vamos poder divulgar números de vítimas assim que a operação terminar”, acrescentou.

Segundo explicou entretanto o porta-voz da polícia de Cabul, Basir Mujahid, um dos insurgentes sacrificou-se na entrada do hotel para facilitar a entrada dos companheiros no recinto.

O responsável acrescentou que a explosão causou “vítimas”, mas não ofereceu mais detalhes. O ataque, que não foi até agora reivindicado por nenhuma organização, acontece apenas cinco dias depois de dois foguetes terem atingido a área diplomática da capital do Afeganistão.

Ataque reivindicado pelos Taliban

O ataque deste sábado à noite foi reivindicado pelos Taliban na manhã de domingo pelo porta-voz da organização terrorista, Zabiullah Mujahid. “Ontem o hotel Intercontinental foi atacado por 5 dos nossos ‘mujahidines’ em busca de martírio“, declarou Mujahid em comunicado.

O ataque terminou já na manhã deste domingo, 12 horas depois de um grupo armado ter invadido a unidade, com o balanço provisório a apontar para seis mortos, um dos quais estrangeiro.

O ataque terminou, todos os atacantes foram mortos. Cento e vinte e seis pessoas, entre as quais 41 estrangeiras, foram retiradas em segurança”, afirmou o porta-voz do ministro do Interior do Afeganistão, Najib Danish, hoje de manhã.

O Hotel Intercontinental é o maior e um dos mais luxuosos de Cabul. Construído sobre uma colina nos anos 1960 e fortemente protegido, foi alvo de um ataque talibã em junho de 2011, no qual morreram 21 pessoas. Desde então, o hotel está sob vigilância rigorosa, com acesso reservado.

O Afeganistão enfrenta desde a década de 1990 uma insurgência dos Talibans, grupo extremista muçulmano que pretende estabelecer a lei Sharia no país e no Paquistão.

ZAP // Lusa / Ciberia

PARTILHAR

RESPONDER

"Contra tudo e contra todos". Moedas fez história em Lisboa

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, afirmou hoje ter vencido “contra tudo e contra todos”, porque “a democracia não tem dono”, agradeceu o “voto de confiança” e comprometeu-se …

Ventura admite que “vitória não foi total” ao falhar objetivo de ficar em terceiro

O líder do Chega admitiu hoje que a “vitória não foi total” nas autárquicas de domingo, ao falhar o objetivo de ser a terceira força política, mas defendeu que se “fez história” em Portugal, recusando …

Liveblog Autárquicas. Carlos Moedas ganha Lisboa

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Contra a "vigarice" das sondagens, "o PSD teve um excelente resultado"

O PSD conseguiu todos os objectivos a que se propôs nestas eleições autárquicas, segundo Rui Rio. O presidente do PSD considera que o partido teve "um excelente resultado" contra a "vigarice" das sondagens e "contra …

Medina assume derrota em Lisboa. "É uma indiscutível vitória de Carlos Moedas"

Fernando Medina acaba de assumir a derrota nas eleições autárquicas, felicitando Carlos Moedas pela vitória na Câmara de Lisboa. "É uma indiscutível vitória pessoal e política de Carlos Moedas", sublinha Medina. "Foi um privilégio servir esta …

Costa: "PS continua a ser o maior partido autárquico nacional"

António Costa canta vitória nas eleições autárquicas, apesar de ainda não se conhecerem os resultados finais de Lisboa, Sintra e Loures. Para o secretário-geral socialista, não há dúvida de que o "PS continua a ser …

O "primeiro amarelo" para Costa e o "CDS superou todos os objectivos"

"O CDS superou todos os objectivos a que se propôs nestas autárquicas". É assim que Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, canta vitória, considerando que António Costa "viu o seu primeiro cartão amarelo". Na reacção …

Pegadas provam que as Américas foram povoadas milhares de anos antes do que pensávamos

Investigadores descobriram evidências da presença de humanos nas Américas: pegadas com, pelo menos, cerca de 23.000 anos. A nossa espécie começou a migrar para fora de África há cerca de 100.000 anos. Além da Antártida, as …

Jerónimo assume que CDU ficou "aquém", mas não é "determinante para a política nacional"

Jerónimo de Sousa reconhece que os resultados da CDU, nas eleições autárquicas, ficaram "aquém" dos objectivos, mas alerta que não são "determinantes para a política nacional" e rejeita a hipótese de deixar a liderança do …

Geringonça à direita... ou à esquerda? Com Moedas e Medina taco a taco, IL e Bloco entram em jogo

Freguesia a freguesia, eis como Fernando Medina e Carlos Moedas estão a disputar a eleição para a Câmara de Lisboa. As sondagens dão um empate técnico e a Iniciativa Liberal já manifestou que está disponível …