Novos e-mails mostram que Manuel Pinho quis esconder patrocínio da EDP

José Sena Goulão / Lusa

Terá sido o próprio Manuel Pinho, ex-ministro da Economia, a oferecer-se para dar aulas na Universidade de Columbia, à qual sugeriu o patrocínio da subsidiária americana da EDP para pagar o seu salário.

A informação foi avançada pelo Observador, que teve acesso a um conjunto de novos ‘e-mails’ que foram apensos ao processo das “rendas excessivas” da EDP, depois de a referida instituição de ensino ter-se mostrado disponível para partilhar com o Ministério Público toda a documentação relacionada com a contratação de Manuel Pinho.

A documentação obtida pelo jornal coloca em causa a garantia feita várias vezes pela EDP de que tanto a proposta para o patrocínio de 1,2 milhões de dólares (cerca de 980 mil euros), como a contratação de Manuel Pinho, deram-se por iniciativa da Universidade de Columbia.

Por outro lado, reforça, segundo o Ministério Público, os indícios da prática de um crime de corrupção e de participação económica em negócio que recaem sobre António Mexia e João Manso Neto e os indícios da prática de corrupção ativa imputados a Manuel Pinho. As aulas na universidade são vistas como uma contrapartida pelos alegados favorecimentos de Manuel Pinho à EDP nos contratos CMEC que a empresa tem com o Estado.

Os e-mails enviados pela Universidade de Columbia revelam também que o ex-ministro da Economia pediu várias vezes aos responsáveis norte-americanos para não contarem à imprensa portuguesa que foi a EDP quem patrocinou o curso de Manuel Pinho.

“Em Portugal, a situação é semelhante à da Alemanha antes da II Guerra Mundial. É muito perturbadora e perigosa”, escreveu Pinho em março de 2012 a um destes responsáveis. “É por isso que gostaria que existisse controlo total se os jornalistas portugueses ligarem, as respostas têm de ser muito claras: não”, acrescentou o antigo ministro. O “não” referia-se a “não, não era a EDP que estava a pagar o curso”.

A revista Visão já tinha noticiado em dezembro de 2018 que a EDP tinha dado conhecimento antecipado a Manuel Pinho do Memorando de Entendimento que assinou com a Universidade de Columbia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Humanidade não será capaz de controlar máquinas superinteligentes, avisam cientistas

Uma equipa de investigadores do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano sugere que seria impossível controlar máquinas superinteligentes. A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) continua a evoluir de vento em popa, enquanto alguns cientistas e …

Em 1950, a vacinação em massa salvou a Escócia

Em 1950, Glasgow, na Escócia, viu-se a braços com um surto de varíola e o cenário era muito semelhante ao que vivemos hoje: as autoridades sanitárias tentavam rastrear todos os contactos de pessoas portadoras do vírus, …

Japonês aluga-se a si próprio "para não fazer nada". E tem milhares de clientes

Um homem japonês que ganha a vida a alugar-se a si próprio “para não fazer nada” atraiu milhares de clientes. O negócio começou em 2018. Por 10.000 ienes (cerca de 79 euros) - mais despesas com …

Documentos de vacinas roubados por hackers também foram "manipulados"

A Agência Europeia do Medicamento, entidade reguladora da União Europeia (UE), informou este sábado que os documentos da vacina contra a covid-19 roubados e colocados na Internet por hackers foram também "manipulados". A manipulação aconteceu depois …

Há 11 anos que não se consumia tanta eletricidade num só dia. A culpa é do frio

O país está a bater recordes de energia, tanto em termos de pico como de consumo diário. A culpa é da vaga de frio que assolou Portugal neste Inverno. O consumo de eletricidade bateu, na quarta-feira, …

Dymka, a gata que perdeu as patas e recebeu próteses de titânio impressas em 3D

Dymka, uma gata russa, ganhou um novo estímulo na sua vida depois de um grupo de veterinários realizar uma cirurgia para substituir as suas patas por próteses feitas de titânio impressas em 3D. A universidade revelou …

Hélder Amaral: "O meu partido de sempre está a morrer"

Em declarações ao semanário Expresso, o antigo deputado do CDS-PP, Hélder Amaral, diz-se desiludido com o seu partido. O ex-deputado centrista Hélder Amaral, que foi também presidente da distrital de Viseu, não está feliz com o …

EDP antecipa pagamento a mais de mil fornecedores em Portugal e Espanha

A EDP vai antecipar o pagamento a mais de mil fornecedores, uma iniciativa que, à semelhança do que já aconteceu no último ano, irá manter-se para todos os pagamentos a fornecedores ao longo do primeiro …

Há centenas de pessoas em busca de tesouros que não existem na Índia (e a culpa é de um boato)

Moradores de pelo menos três vilas no distrito de Rajgarh, no estado indiano de Madhya Pradesh (MP), passaram a última semana à procura de um tesouro antigo que provavemente não existe. Centenas de aldeões estão a …

João Ferreira diz que Marcelo deixou jovens em situação de "vulnerabilidade" (e elogia lay-off a 100%)

João Ferreira criticou este sábado o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa por deixar os jovens em situação de "vulnerabilidade". O candidato presidencial João Ferreira afirmou, este sábado, que o Presidente da República, Marcelo …