Um comboio japonês de levitação magnética, ou maglev, bateu esta quinta-feira um novo recorde mundial de velocidade, ao atingir 590 quilómetros numa viagem experimental, anunciou a Japan Railways Group.
Num maglev, um campo magnético permite que o comboio flutue a 10 centímetros do solo, acima dos carris, eliminando o atrito e permitindo alcançar altas velocidades de forma eficiente.
A locomotiva percorreu mais de um milhão de quilómetros nesta fase de testes, anunciou a Japan Railways Group.
A companhia planeia inaugurar em 2027 a primeira linha para comboios de levitação magnética do país.
A construção da linha, orçada em 66,6 mil milhões de euros, começou em Outubro de 2014, após receber aprovação do governo japonês.
O comboio de alta velocidade vai ligar a capital japonesa, Tóquio, à cidade de Nagoya, a uma distância de 286 quilómetros, em 40 minutos.
A esta velocidade, uma viagem de comboio de Lisboa ao Porto levaria 45 minutos.
ZAP // Lusa
O do sócrates estampou-nos no estirador a 153 Milhões dos previstos 11,6 mil milhões
Acresce que o aeroporto da Ota e o TGV foram fartazana de 2000 Milhões e que o Aeroporto de Beja (s/ uso e preparado p/ airbus a380-800) foi 33 milhões… Chamam-lhe erros de planeamento, de investimento, política económica? E não é crime? Tantos que participaram nesta desgraça… e andam por aí a alinhar cadeiras…
Locomotiva? Não acho que seja o caso, pensem lá melhor 🙂
Locomotiva é uma “máquina (…) montada sobre rodas (…) numa via-férrea” (In DLPO).
Puristas aqui?
… locomotiva é um veículo ferroviário que fornece a energia necessária… Meninos e meninas quem não… enfia o gorro da sapiência a ver se p’á próxima está mais iluminado!
Ooops, não sou docente!