//

Maglev japonês atingiu os 590 km/h

4

Hisagi / Wikimedia

Um maglev L0 da Japan Railways na pista de testes ferroviários de Yamanashi

Um maglev L0 da Japan Railways na pista de testes ferroviários de Yamanashi

Um comboio japonês de levitação magnética, ou maglev, bateu esta quinta-feira um novo recorde mundial de velocidade, ao atingir 590 quilómetros numa viagem experimental, anunciou a Japan Railways Group.

Num maglev, um campo magnético permite que o comboio flutue a 10 centímetros do solo, acima dos carris, eliminando o atrito e permitindo alcançar altas velocidades de forma eficiente.

A locomotiva percorreu mais de um milhão de quilómetros nesta fase de testes, anunciou a Japan Railways Group.

A companhia planeia inaugurar em 2027 a primeira linha para comboios de levitação magnética do país.

A construção da linha, orçada em 66,6 mil milhões de euros, começou em Outubro de 2014, após receber aprovação do governo japonês.

O comboio de alta velocidade vai ligar a capital japonesa, Tóquio, à cidade de Nagoya, a uma distância de 286 quilómetros, em 40 minutos.

A esta velocidade, uma viagem de comboio de Lisboa ao Porto levaria 45 minutos.

ZAP // Lusa

4 Comments

    • Acresce que o aeroporto da Ota e o TGV foram fartazana de 2000 Milhões e que o Aeroporto de Beja (s/ uso e preparado p/ airbus a380-800) foi 33 milhões… Chamam-lhe erros de planeamento, de investimento, política económica? E não é crime? Tantos que participaram nesta desgraça… e andam por aí a alinhar cadeiras…

  1. Locomotiva? Não acho que seja o caso, pensem lá melhor 🙂
    Locomotiva é uma “máquina (…) montada sobre rodas (…) numa via-férrea” (In DLPO).

    • Puristas aqui?
      … locomotiva é um veículo ferroviário que fornece a energia necessária… Meninos e meninas quem não… enfia o gorro da sapiência a ver se p’á próxima está mais iluminado!
      Ooops, não sou docente!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.