Magistrados do MP consideram declarações de Mário Soares lamentáveis

FraLiss / Wikimedia

O ex-presidente da República e ex-líder do PS, Mário Soares

O ex-presidente da República e ex-líder do PS, Mário Soares

O antigo Presidente da República e fundador do PS Mário Soares considerou que o ex-primeiro-ministro José Sócrates está a ser vítima de “uma campanha que é uma infâmia”, argumentando tratar-se de “um caso político”.

“Têm feito uma campanha contra ele que é uma infâmia. É a comunicação social que faz, mas são os tipos que estão por trás dela”, acusou esta quarta-feira, à saída do Estabelecimento Prisional de Évora, onde José Sócrates se encontra em prisão preventiva.

Segundo Soares, “toda a gente acredita na inocência [de José Sócrates] neste país” e que “todo o PS está contra esta bandalheira”, apesar de este caso não ter “nada a ver com os socialistas”.

“Tem a ver com os malandros que estão a combater um homem que foi um primeiro-ministro exemplar”, frisou.

Para o antigo chefe de Estado, José Sócrates foi tratado como se fosse “um malandro” e “nem sequer foi ao tribunal”.

“Alguém o mandou ao tribunal. Qual tribunal?”, questionou, depois de os jornalistas terem dito que o ex-primeiro-ministro foi ouvido no Tribunal Central de Instrução Criminal, considerando que o caso “não é outra coisa senão um caso político”.

Mário Soares considerou que José Sócrates “é um homem de dignidade e digno e nem sequer foi julgado”, acrescentando que, “se for julgado, é absolvido”.

Questionado sobre a prisão preventiva de Sócrates por alegado perigo de perturbação do inquérito, Soares respondeu: “Diga a esse juiz que é muito estranho, que eu também sou jurista”, afirmou.

À entrada do Estabelecimento Prisional de Évora e quando questionado se acredita na inocência de José Sócrates, Mário Soares respondeu: “com certeza”.

Declarações de Mário Soares são lamentáveis

O presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) considerou “absolutamente lamentáveis” e “uma vergonha para o país” as declarações do ex-Presidente da República Mário Soares à saída da cadeia de Évora.

“As declarações do Dr. Mário Soares são absolutamente lamentáveis, são indignas de um Presidente da República, são uma vergonha para o país de que foi o mais alto magistrado”, disse à Agência Lusa Rui Cardoso, presidente do SMMP, reagindo às afirmações do antigo Chefe de Estado à saída da cadeia, onde o ex-primeiro-ministro José Sócrates está em prisão preventiva por indícios de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal.

Questionado sobre se as palavras de Mário Soares podem ser entendidas no sentido de que foi montada uma cabala contra Sócrates, o presidente do SMMP escusou-se a comentar, limitando-se a dizer que ele (Mário Soares) é que “pode dizer as razões do que disse”.

Contactado pela Lusa, Nuno Coelho, vice-presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP), referiu que a estrutura dos juízes não vai comentar o que foi dito por Mário Soares.

Na noite de segunda-feira, o Tribunal Central de Instrução Criminal decretou a prisão preventiva a José Sócrates, João Perna e Carlos Santos Silva e a obrigatoriedade de apresentação bissemanal no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), proibição de ausência para o estrangeiro e proibição de contactos com os outros arguidos a Gonçalo Ferreira.

O ex-primeiro-ministro é o primeiro ex-chefe de governo da história da democracia portuguesa a ficar em prisão preventiva.

/Lusa

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

    • Assim como a sua mãe devia ter feito um aborto para o Sr. José Alcobia da Silva não nascer. Hoje teríamos agradecido à Sra sua mãe não lermos este comentário infeliz!

      • Não é correto. A srª mãe dele não merecia sofrer o aborto. Mas que é um aborto como pessoa, lá isso é. E a srª Ana não defenda quem não lhe paga.

  1. Lamentável é a corrupção que existe na (in)justiça portuguesa!O precedente foi aberto agora veremos se vão atrás de outros, muitos deste (des)governo, e de juízes também!

  2. Eu não sei se é culpado ou inocente, mas acho uma estranha coincidencia a sua detenção com todo o aparato que foi e logo numa altura em que todo o país estava de olhos no governo por causa das vergonhas que passou, entre elas recusa das empresas em pagar impostos, vistos gold , subvenções o SIS a trabalhar em contra mão, a falta de confiança do MP na PJ etc etc. muito estranho mesmo.
    Mas gostaria de ver todos os corruptos na cadeia, mas tinham que ser mesmo todos.
    Quanto á violação do segredo de justiça na minha opinião ele só acontece porque o MP assim o quer de modo a poder julgar em tribunal e em publico simultaneamente.
    Se estou enganado por favor esclareçam-me

    • Oh Joaquim espero que não leve a mal o comentário mas, algum dia tinha de ser! Se vamos achar estranho que prendam os corruptos a certos dias do mês, da semana ou periodos eleitorais, então nunca os prendem, que é de resto o que tem acontecido nos ultimos 30 anos da minha vida (que infelizmente são quase a totalidade). Além disso como se costuma dizer “grão a grão enche a galinha o papo”; “Roma e Pavia não se construiam num dia” e por aí adiante… Palavra de mulher a dias, por algum lado se tem de começar uma boa limpeza…

  3. O bochechas devia ter sido preso também, pois cometeu grandes crimes contra o país e contra a humanidade. Ou já se esqueceram que ele vendia armas aos angolanos em troca de diamantes? E a bomba no avião do Sacarneiro?

  4. O Mário Soares devia estar preso. Vendia armas dos franceses aos angolanos e ficava com os diamantes e mandou explodir com o avião do Sacarneiro.

  5. Este Sr. (Mario Soares) que continua a viver à grande, como sempre viveu à custa dos impostos de quem trabalha, está a deixar cair a máscara da democracia e podemos ver o ditador que sempre foi. Há muitos países onde os atropelos aos direitos dos cidadãos são uma constante, governados por homens iguais a ele. Só não vê quem tem as lentes do fanatismo político nos olhos.
    Quanto a este Sr. Socrates e a outros que também têm a sua quota parte de responsabilidade, o melhor é julgá-lo pela gestão ruinosa enquanto 1º ministro e que levou o país ao caos em que se encontra.

RESPONDER

"Dirty Dancing" está de volta e conta com Jennifer Grey

John Feltheimer, CEO da Lionsgate, confirmou ao The Guardian que a produtora está a desenvolver uma sequela de Dirty Dancing. O clássico dos anos 80 que agora regressa foi protagonizado originalmente por Patrick Swayze e …

A Bugatti está a vender um carro elétrico "para crianças". Chama-se Baby II e custa 30 mil euros

A Bugatti e a Little Car Company, sediada em Londres, uniram-se para criar 500 Bugattis elétricos em miniatura para crianças. Agora, fruto dos desenvolvimentos mundiais, alguns veículos ficaram disponíveis para compra. O mais recente brinquedo da …

50 anos de monarquia e uma guerra de dias. A pandemia "matou" a micronação mais antiga da Austrália

O reinado de 50 anos de uma micronação na Austrália chegou ao fim devido ao impacto económico da pandemia de covid-19, que fez com que o autodeclarado principado se rendesse ao país. Hutt River, um principado …

NASA vai rebatizar planetas e outros corpos celestes com nomes ofensivos

A agência espacial norte-americana (NASA) anunciou que vai rebatizar alguns planetas, galáxias e outros corpos celestes que possuem nomes "ofensivos". Em comunicado publicado esta quinta-feira, a NASA explica que vai abandonar os nomes "não-oficiais" a …

O maior parque de crocodilos da Índia está à beira da falência. Abriga mais de 2.000 animais

O maior parque de crocodilos da Índia, localizado perto da cidade de Chennai, no sul do país asiático, encontra-se à beira da falência depois de a pandemia de covid-19 ter obrigado a fechar o espaço …

Campanha científica acrescenta mais de 37 mil quilómetros quadrados ao mapa do mar português

A campanha científica que o navio hidro-oceanográfico D. Carlos I da Marinha Portuguesa realizou durante nove semanas nos Açores, para levantamentos hidrográficos, permitiu “acrescentar cerca de 37.500 quilómetros quadrados sondados ao mapeamento do mar português”. Numa …

Apesar dos alertas, houve quem plantasse as sementes misteriosas da China (e já começaram a crescer)

Durante as últimas semanas, pessoas em todo o mundo têm recebido, sem ter encomendado, nas suas caixas de correio sementes com origem na China. Apesar dos avisos em contrário, houve quem plantasse os misteriosos presentes. As …

Marcelo veta redução de debates sobre a Europa. Não foi uma "solução feliz"

O Presidente da República vetou esta segunda-feira a redução do número de debates em plenário para o acompanhamento do processo de construção europeia de seis para dois por ano, defendendo que não foi uma “solução …

Boris Johnson admite alargar quarentena a mais países

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira alargar o sistema de quarentena a pessoas que cheguem de países atualmente isentos para reduzir o risco de infeção com a doença covid-19 no Reino Unido. "No contexto …

Novo lay-off. Ajuda da Segurança Social para pagar subsídios de Natal pode chegar só em 2021

O apoio ao pagamento do subsídio de Natal previsto pelo Governo para apoiar as empresas no âmbito do novo regime de lay-off, que entrou em vigor em agosto, poderá só ser pago pela Segurança Social …