“Círculos mágicos”, rituais e orações de bruxas russas apoiam e engrandecem Putin

Reunidas em círculo, mulheres de capuz e túnicas pretos, com um símbolo místico vermelho nas costas, baixam a cabeça e fazem um momento de silêncio. A líder vai ao centro e começa a entoar orações misturadas com slogans políticos.

“Que venha com grandeza, o poder da Rússia, que guie o caminho de Vladimir Putin de forma correta por meio da minha reza. Respire, Mãe Terra, abraçando a Rússia por todos os lados”, diz a auto-proclamada chefe do grupo, Alyona Polyn.

Enquanto as outras mulheres fazem gestos de concordância, prossegue: “Oh, poder primordial, regressem ao abismo aqueles que odeiam a Rússia. Que a Rússia se levante e se afaste da penúria e da pobreza e que os próximos dias abram as portas da felicidade”.

Estas mulheres fazem parte do “Império das Bruxas Mais Poderosas”, um grupo ocultista de feiticeiras russas que realiza com frequência “círculos mágicos de poder” para demonstrar o seu apoio ao país e ao seu presidente.

O último encontro ocorreu na terça-feira na região central da capital russa, Moscovo. As invocações patrióticas e a favor de Putin que permearam a cerimónia foram noticiadas por diversos meios de comunicação.

Uma pessoa deve apoiar o governo e a Vladimir Putin antes e acima de tudo”, disse uma das bruxas, chamada Yulia.

Outra integrante do grupo disse à agência de notícias Reuters: “O nosso país enfrenta tempos difíceis e gostaríamos de apoiar o presidente com a ajuda dos nossos poderes. Queremos que os vilões fiquem em silêncio“.

A sua líder, Polyn, autodefine-se como a bruxa principal do grupo, fundadora do Império e herdeira de uma sabedoria ancestral. Ela contou a meios de comunicação russos que as suas cerimónias têm manifestações de apoio ao país e ao presidente, “já que ele é o rosto da Rússia”. Também afirmou que uma bruxa nunca deve falar mal de Putin.

O evento e a sua divulgação na imprensa geraram críticas de setores da oposição, porque, no mesmo dia, autoridades do país condenaram a seis anos de prisão um dinamarquês que é Testemunha de Jeová, denominação religiosa considerada uma organização “extremista” e proibida na Rússia desde 2017.

Quem são as bruxas do Império?

Jüri Maloverjan, correspondente do serviço russo da BBC, explica que o grupo é formado por dezenas de integrantes, na sua maioria mulheres, que partilham a crença nos rituais criados por Polyn, considerada por meios de comunicação do país como a “bruxa mais proeminente de Moscovo”.

Segundo ela própria, os seus conhecimentos foram herdados da sua família e usados como base para a criação do “maior grupo de feiticeiros do país”. Os seus membros costumam apresentar-se com outros nomes ou usam apelidos que aludem a elementos mágicos ou ingredientes tradicionais de magia, como Christina Mandrágora.

Ainda que seja incerto o número total de membros, o grupo autodefine-se como a “única organização para todos os envolvidos com magia e feitiçaria” a nível mundial e oferece serviços que vão de leitura de cartas de tarot a remédios contra maldições ou feitiços para atrair o amor. Os preços rondam entre os 70 e os 130 euros.

Maloverjan diz que o ocultismo e tudo que é vinculado a horóscopos e bruxaria são práticas bastante populares na Rússia e muito presente no seu folclore, ainda que fossem mal vistos e até mesmo proibidos durante a era soviética.

De acordo com dados do Ministério da Saúde russo, citadas pelo jornal The Moscow Times, mais de 800 mil russos prestavam serviços como curandeiros, médiuns, videntes, entre outras atividades do género, em 2017.

ZAP // BBC

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

    • 3º mundo! Portugal também o é pois, muitas portuguesas e portugueses recorrem à bruxaria por isto e por aquilo. Muita atenção quando se fala no terceiro mundo.

      • Concordo, 3º mundo, nao usei como termo depreciativo só descritivo.Sei bem, que muitos portugueses usam ou por falta de cultura, ou só por fé nela(Bruxaria).

      • Tu é que és de 3º mundo…
        Alguma vez as bruxas em Portugal se meteram na política?!
        As bruxas são vigaristas, mas tem limites!…
        A Rússia do filho da Putin é mais um país de 4º mundo…

  1. uma vez mais a bbc….se calhar convinha que se preocupasse com os casos abafados de pedofilia no parlamento inglês.

    ah e já agora o sr Putin é CRISTÃO, logo estas crendices passam-lhe ao lado.
    aliás se calhar é por isso mesmo que é tão atacado no ocidente.

    • “o sr Putin é CRISTÃO”
      Hahahaaaa!…..
      Essa piada foi tão boa que o próprio Cristo só não bate palmas para não cair da cruz!…
      O Putin deve ser tão cristão como os loucos do Daesh ou o Kim da Coreia!..

RESPONDER

"Toupeira" do Insight está a mover-se novamente

O módulo Insight da agência espacial norte-americana (NASA) usou o seu braço robótico para ajudar a sua sonda de calor, conhecida como "toupeira", a cavar quase 2 centímetros na semana passada. Embora modesto, este movimento …

A maioria das bruxas eram mulheres, porque a caça às bruxas servia para perseguir os fracos

Ao longo da história, "caça às bruxas" sempre foi um termo usado para ridicularizar tudo, desde investigações de agressões sexual a alegações de corrupção. Quando nos referimos a bruxas, geralmente não estamos a falar de mulheres …

Benfica 2 vs 1 Lyon | Merci beaucoup, monsieur Lopes!

O Benfica somou os primeiros três pontos na Liga dos Campeões 19/20, ao bater o Lyon por 2-1 em casa. Os “encarnados” entraram a vencer bem cedo, ameaçaram sucumbir à reacção visitante, mas, a cinco minutos …

Um ano depois do colapso, a ponte de Génova começa a ganhar uma nova vida

Génova está a reconstruir a ponte que, no ano passado, desabou e provocou 43 mortos. O novo projeto vai ter um caminho pedonal e um parque memorial para homenagear as vítimas deste desastre. No dia 14 …

"Capa de invisibilidade". Novo material permite ocultar objetos

A empresa canadiana fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionados com o Quantum Stealth. O material também é chamado de "capa de invisibilidade". O inventor dos quatro …

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …