“Círculos mágicos”, rituais e orações de bruxas russas apoiam e engrandecem Putin

Reunidas em círculo, mulheres de capuz e túnicas pretos, com um símbolo místico vermelho nas costas, baixam a cabeça e fazem um momento de silêncio. A líder vai ao centro e começa a entoar orações misturadas com slogans políticos.

“Que venha com grandeza, o poder da Rússia, que guie o caminho de Vladimir Putin de forma correta por meio da minha reza. Respire, Mãe Terra, abraçando a Rússia por todos os lados”, diz a auto-proclamada chefe do grupo, Alyona Polyn.

Enquanto as outras mulheres fazem gestos de concordância, prossegue: “Oh, poder primordial, regressem ao abismo aqueles que odeiam a Rússia. Que a Rússia se levante e se afaste da penúria e da pobreza e que os próximos dias abram as portas da felicidade”.

Estas mulheres fazem parte do “Império das Bruxas Mais Poderosas”, um grupo ocultista de feiticeiras russas que realiza com frequência “círculos mágicos de poder” para demonstrar o seu apoio ao país e ao seu presidente.

O último encontro ocorreu na terça-feira na região central da capital russa, Moscovo. As invocações patrióticas e a favor de Putin que permearam a cerimónia foram noticiadas por diversos meios de comunicação.

Uma pessoa deve apoiar o governo e a Vladimir Putin antes e acima de tudo”, disse uma das bruxas, chamada Yulia.

Outra integrante do grupo disse à agência de notícias Reuters: “O nosso país enfrenta tempos difíceis e gostaríamos de apoiar o presidente com a ajuda dos nossos poderes. Queremos que os vilões fiquem em silêncio“.

A sua líder, Polyn, autodefine-se como a bruxa principal do grupo, fundadora do Império e herdeira de uma sabedoria ancestral. Ela contou a meios de comunicação russos que as suas cerimónias têm manifestações de apoio ao país e ao presidente, “já que ele é o rosto da Rússia”. Também afirmou que uma bruxa nunca deve falar mal de Putin.

O evento e a sua divulgação na imprensa geraram críticas de setores da oposição, porque, no mesmo dia, autoridades do país condenaram a seis anos de prisão um dinamarquês que é Testemunha de Jeová, denominação religiosa considerada uma organização “extremista” e proibida na Rússia desde 2017.

Quem são as bruxas do Império?

Jüri Maloverjan, correspondente do serviço russo da BBC, explica que o grupo é formado por dezenas de integrantes, na sua maioria mulheres, que partilham a crença nos rituais criados por Polyn, considerada por meios de comunicação do país como a “bruxa mais proeminente de Moscovo”.

Segundo ela própria, os seus conhecimentos foram herdados da sua família e usados como base para a criação do “maior grupo de feiticeiros do país”. Os seus membros costumam apresentar-se com outros nomes ou usam apelidos que aludem a elementos mágicos ou ingredientes tradicionais de magia, como Christina Mandrágora.

Ainda que seja incerto o número total de membros, o grupo autodefine-se como a “única organização para todos os envolvidos com magia e feitiçaria” a nível mundial e oferece serviços que vão de leitura de cartas de tarot a remédios contra maldições ou feitiços para atrair o amor. Os preços rondam entre os 70 e os 130 euros.

Maloverjan diz que o ocultismo e tudo que é vinculado a horóscopos e bruxaria são práticas bastante populares na Rússia e muito presente no seu folclore, ainda que fossem mal vistos e até mesmo proibidos durante a era soviética.

De acordo com dados do Ministério da Saúde russo, citadas pelo jornal The Moscow Times, mais de 800 mil russos prestavam serviços como curandeiros, médiuns, videntes, entre outras atividades do género, em 2017.

ZAP // BBC

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

    • 3º mundo! Portugal também o é pois, muitas portuguesas e portugueses recorrem à bruxaria por isto e por aquilo. Muita atenção quando se fala no terceiro mundo.

      • Concordo, 3º mundo, nao usei como termo depreciativo só descritivo.Sei bem, que muitos portugueses usam ou por falta de cultura, ou só por fé nela(Bruxaria).

      • Tu é que és de 3º mundo…
        Alguma vez as bruxas em Portugal se meteram na política?!
        As bruxas são vigaristas, mas tem limites!…
        A Rússia do filho da Putin é mais um país de 4º mundo…

  1. uma vez mais a bbc….se calhar convinha que se preocupasse com os casos abafados de pedofilia no parlamento inglês.

    ah e já agora o sr Putin é CRISTÃO, logo estas crendices passam-lhe ao lado.
    aliás se calhar é por isso mesmo que é tão atacado no ocidente.

    • “o sr Putin é CRISTÃO”
      Hahahaaaa!…..
      Essa piada foi tão boa que o próprio Cristo só não bate palmas para não cair da cruz!…
      O Putin deve ser tão cristão como os loucos do Daesh ou o Kim da Coreia!..

RESPONDER

Os donos de cães são mais felizes que os donos de gatos

O mundo está dividido em dois: amantes de cães e amantes de gatos. Um estudo acaba de revelar que os donos de cães são mais felizes do que os donos de felinos. Será que os donos …

Estávamos quase a perder um osso do joelho (mas afinal está de volta)

Algumas pessoas têm um osso extra no joelho, conhecido como fabela. Ninguém identificou um propósito para o osso, que até aumenta o risco de artrite. Não era uma surpresa que o osso estivesse a tornar-se cada …

Explosões em hotéis e igrejas no Sri Lanka fazem 200 mortos. Há um português entre as vítimas

Uma série de oito explosões simultâneas em quatro hotéis, um complexo de casas e três igrejas no Sri Lanka deixou pelo menos 207 mortos, entre os quais nove estrangeiros, e 469 pessoas feridas. Um dos …

Os ratos (também) têm sentimentos

Cientistas detetaram “neurónios-espelho” nos ratos. Quando um rato sofre, as células que o seu cérebro ativa são as mesmas do que quando vê um outro rato sofrer. A dor é partilhada e transversal, exatamente como …

Milhares de peregrinos vão a Shingo em busca de Jesus (que, diz a lenda, ali está enterrado)

Jesus não morreu aos 33 anos, mas aos 109. Casou e teve três filhas. Quem foi crucificado em Jerusalém foi o seu irmão. Estas são as crenças de um pequeno grupo de cristãos que vivem …

Os Simpsons fazem 30 anos a celebrar o seu dia internacional

A série sobre uma das famílias mais queridas da televisão mundial "Os Simpsons" vai fazer em dezembro 30 anos desde a sua estreia neste formato, mas as comemorações começam já esta sexta-feira com direito a …

Só as mulheres podem parar o Apocalipse nuclear

O aumento da participação feminina no setor nuclear ajudaria a reduzir a ameaça de um Apocalipse, afirmou recentemente a analista Xanthe Scharf. O conflito nuclear continua a ser a maior ameaça imediata à segurança global. Os …

Esqueleto que caiu de um penhasco pode ter pertencido a uma princesa

Há mais de um século, um tronco esculpido que continha o antigo esqueleto de uma mulher caiu de um penhasco à beira-mar na pequena vila costeira polaca de Bagicz. Agora, os investigadores determinaram que a mulher …

Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave. Samuel …

Estranha síndrome genética está a cegar famílias inteiras

Médicos na Austrália descobriram uma condição ultra-rara que está gradualmente a cegar famílias inteiras em redor do mundo. Agora, estão a tentar encontrar uma cura. Os primeiros sinais da condição surgiram na Austrália, quando uma mãe, …