“Círculos mágicos”, rituais e orações de bruxas russas apoiam e engrandecem Putin

Reunidas em círculo, mulheres de capuz e túnicas pretos, com um símbolo místico vermelho nas costas, baixam a cabeça e fazem um momento de silêncio. A líder vai ao centro e começa a entoar orações misturadas com slogans políticos.

“Que venha com grandeza, o poder da Rússia, que guie o caminho de Vladimir Putin de forma correta por meio da minha reza. Respire, Mãe Terra, abraçando a Rússia por todos os lados”, diz a auto-proclamada chefe do grupo, Alyona Polyn.

Enquanto as outras mulheres fazem gestos de concordância, prossegue: “Oh, poder primordial, regressem ao abismo aqueles que odeiam a Rússia. Que a Rússia se levante e se afaste da penúria e da pobreza e que os próximos dias abram as portas da felicidade”.

Estas mulheres fazem parte do “Império das Bruxas Mais Poderosas”, um grupo ocultista de feiticeiras russas que realiza com frequência “círculos mágicos de poder” para demonstrar o seu apoio ao país e ao seu presidente.

O último encontro ocorreu na terça-feira na região central da capital russa, Moscovo. As invocações patrióticas e a favor de Putin que permearam a cerimónia foram noticiadas por diversos meios de comunicação.

Uma pessoa deve apoiar o governo e a Vladimir Putin antes e acima de tudo”, disse uma das bruxas, chamada Yulia.

Outra integrante do grupo disse à agência de notícias Reuters: “O nosso país enfrenta tempos difíceis e gostaríamos de apoiar o presidente com a ajuda dos nossos poderes. Queremos que os vilões fiquem em silêncio“.

A sua líder, Polyn, autodefine-se como a bruxa principal do grupo, fundadora do Império e herdeira de uma sabedoria ancestral. Ela contou a meios de comunicação russos que as suas cerimónias têm manifestações de apoio ao país e ao presidente, “já que ele é o rosto da Rússia”. Também afirmou que uma bruxa nunca deve falar mal de Putin.

O evento e a sua divulgação na imprensa geraram críticas de setores da oposição, porque, no mesmo dia, autoridades do país condenaram a seis anos de prisão um dinamarquês que é Testemunha de Jeová, denominação religiosa considerada uma organização “extremista” e proibida na Rússia desde 2017.

Quem são as bruxas do Império?

Jüri Maloverjan, correspondente do serviço russo da BBC, explica que o grupo é formado por dezenas de integrantes, na sua maioria mulheres, que partilham a crença nos rituais criados por Polyn, considerada por meios de comunicação do país como a “bruxa mais proeminente de Moscovo”.

Segundo ela própria, os seus conhecimentos foram herdados da sua família e usados como base para a criação do “maior grupo de feiticeiros do país”. Os seus membros costumam apresentar-se com outros nomes ou usam apelidos que aludem a elementos mágicos ou ingredientes tradicionais de magia, como Christina Mandrágora.

Ainda que seja incerto o número total de membros, o grupo autodefine-se como a “única organização para todos os envolvidos com magia e feitiçaria” a nível mundial e oferece serviços que vão de leitura de cartas de tarot a remédios contra maldições ou feitiços para atrair o amor. Os preços rondam entre os 70 e os 130 euros.

Maloverjan diz que o ocultismo e tudo que é vinculado a horóscopos e bruxaria são práticas bastante populares na Rússia e muito presente no seu folclore, ainda que fossem mal vistos e até mesmo proibidos durante a era soviética.

De acordo com dados do Ministério da Saúde russo, citadas pelo jornal The Moscow Times, mais de 800 mil russos prestavam serviços como curandeiros, médiuns, videntes, entre outras atividades do género, em 2017.

ZAP // BBC

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

    • 3º mundo! Portugal também o é pois, muitas portuguesas e portugueses recorrem à bruxaria por isto e por aquilo. Muita atenção quando se fala no terceiro mundo.

      • Concordo, 3º mundo, nao usei como termo depreciativo só descritivo.Sei bem, que muitos portugueses usam ou por falta de cultura, ou só por fé nela(Bruxaria).

      • Tu é que és de 3º mundo…
        Alguma vez as bruxas em Portugal se meteram na política?!
        As bruxas são vigaristas, mas tem limites!…
        A Rússia do filho da Putin é mais um país de 4º mundo…

  1. uma vez mais a bbc….se calhar convinha que se preocupasse com os casos abafados de pedofilia no parlamento inglês.

    ah e já agora o sr Putin é CRISTÃO, logo estas crendices passam-lhe ao lado.
    aliás se calhar é por isso mesmo que é tão atacado no ocidente.

    • “o sr Putin é CRISTÃO”
      Hahahaaaa!…..
      Essa piada foi tão boa que o próprio Cristo só não bate palmas para não cair da cruz!…
      O Putin deve ser tão cristão como os loucos do Daesh ou o Kim da Coreia!..

RESPONDER

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …

Sonda da NASA aperta órbita em preparação para a missão Marte 2020

A missão MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) da agência espacial norte-americana, já com 4 anos, está a embarcar numa nova campanha para apertar a sua órbita em torno de Marte. A operação vai reduzir …

Trump precisa de oito milhões de dólares para o muro e a Casa Branca explica onde os vai buscar

A Casa Branca identificou esta sexta-feira os fundos federais que serão utilizados pela administração de Donald Trump para conseguir financiar a construção do muro na fronteira com o México. O Presidente norte-americano declarou esta sexta-feira estado …

Desativação de bomba da II Guerra Mundial paralisa e evacua Paris

Mais de mil moradores e trabalhadores evacuados, comboios urbanos, nacionais e internacionais cancelados, estradas fechadas, rotas de autocarro desviadas e pelo menos uma estação de metro encerrada em Paris. Também o bairro de porte de La …

Pouco se sabe sobre a morte de Khashoggi. Mas há um homem que diz ter muito para contar

Neste momento, as informações aparecem a conta-gotas. Foi a estratégia usada pelas autoridades turcas, desde o primeiro momento, para gerir a forma como revelaram informações sobre o assassinato de Jamal Khashoggi. Khashoggi morreu dentro do consulado …

Enfermeiros marcam greve nacional para 8 de março

A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) vai decretar greve nacional para dia 8 de março, para permitir a participação dos profissionais numa marcha em homenagem à enfermagem que está programada para Lisboa. O anúncio foi …

Octogenário espanhol usava bancos portugueses para lavar dinheiro

Duas agências bancárias situadas no Porto e em Valença do Minho foram usadas por um narcotraficante espanhol para lavar o dinheiro que ganhava com a venda de estupefacientes e ainda no contrabando de tabaco. Uma investigação …