“Círculos mágicos”, rituais e orações de bruxas russas apoiam e engrandecem Putin

Reunidas em círculo, mulheres de capuz e túnicas pretos, com um símbolo místico vermelho nas costas, baixam a cabeça e fazem um momento de silêncio. A líder vai ao centro e começa a entoar orações misturadas com slogans políticos.

“Que venha com grandeza, o poder da Rússia, que guie o caminho de Vladimir Putin de forma correta por meio da minha reza. Respire, Mãe Terra, abraçando a Rússia por todos os lados”, diz a auto-proclamada chefe do grupo, Alyona Polyn.

Enquanto as outras mulheres fazem gestos de concordância, prossegue: “Oh, poder primordial, regressem ao abismo aqueles que odeiam a Rússia. Que a Rússia se levante e se afaste da penúria e da pobreza e que os próximos dias abram as portas da felicidade”.

Estas mulheres fazem parte do “Império das Bruxas Mais Poderosas”, um grupo ocultista de feiticeiras russas que realiza com frequência “círculos mágicos de poder” para demonstrar o seu apoio ao país e ao seu presidente.

O último encontro ocorreu na terça-feira na região central da capital russa, Moscovo. As invocações patrióticas e a favor de Putin que permearam a cerimónia foram noticiadas por diversos meios de comunicação.

Uma pessoa deve apoiar o governo e a Vladimir Putin antes e acima de tudo”, disse uma das bruxas, chamada Yulia.

Outra integrante do grupo disse à agência de notícias Reuters: “O nosso país enfrenta tempos difíceis e gostaríamos de apoiar o presidente com a ajuda dos nossos poderes. Queremos que os vilões fiquem em silêncio“.

A sua líder, Polyn, autodefine-se como a bruxa principal do grupo, fundadora do Império e herdeira de uma sabedoria ancestral. Ela contou a meios de comunicação russos que as suas cerimónias têm manifestações de apoio ao país e ao presidente, “já que ele é o rosto da Rússia”. Também afirmou que uma bruxa nunca deve falar mal de Putin.

O evento e a sua divulgação na imprensa geraram críticas de setores da oposição, porque, no mesmo dia, autoridades do país condenaram a seis anos de prisão um dinamarquês que é Testemunha de Jeová, denominação religiosa considerada uma organização “extremista” e proibida na Rússia desde 2017.

Quem são as bruxas do Império?

Jüri Maloverjan, correspondente do serviço russo da BBC, explica que o grupo é formado por dezenas de integrantes, na sua maioria mulheres, que partilham a crença nos rituais criados por Polyn, considerada por meios de comunicação do país como a “bruxa mais proeminente de Moscovo”.

Segundo ela própria, os seus conhecimentos foram herdados da sua família e usados como base para a criação do “maior grupo de feiticeiros do país”. Os seus membros costumam apresentar-se com outros nomes ou usam apelidos que aludem a elementos mágicos ou ingredientes tradicionais de magia, como Christina Mandrágora.

Ainda que seja incerto o número total de membros, o grupo autodefine-se como a “única organização para todos os envolvidos com magia e feitiçaria” a nível mundial e oferece serviços que vão de leitura de cartas de tarot a remédios contra maldições ou feitiços para atrair o amor. Os preços rondam entre os 70 e os 130 euros.

Maloverjan diz que o ocultismo e tudo que é vinculado a horóscopos e bruxaria são práticas bastante populares na Rússia e muito presente no seu folclore, ainda que fossem mal vistos e até mesmo proibidos durante a era soviética.

De acordo com dados do Ministério da Saúde russo, citadas pelo jornal The Moscow Times, mais de 800 mil russos prestavam serviços como curandeiros, médiuns, videntes, entre outras atividades do género, em 2017.

ZAP // BBC

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

    • 3º mundo! Portugal também o é pois, muitas portuguesas e portugueses recorrem à bruxaria por isto e por aquilo. Muita atenção quando se fala no terceiro mundo.

      • Concordo, 3º mundo, nao usei como termo depreciativo só descritivo.Sei bem, que muitos portugueses usam ou por falta de cultura, ou só por fé nela(Bruxaria).

      • Tu é que és de 3º mundo…
        Alguma vez as bruxas em Portugal se meteram na política?!
        As bruxas são vigaristas, mas tem limites!…
        A Rússia do filho da Putin é mais um país de 4º mundo…

  1. uma vez mais a bbc….se calhar convinha que se preocupasse com os casos abafados de pedofilia no parlamento inglês.

    ah e já agora o sr Putin é CRISTÃO, logo estas crendices passam-lhe ao lado.
    aliás se calhar é por isso mesmo que é tão atacado no ocidente.

    • “o sr Putin é CRISTÃO”
      Hahahaaaa!…..
      Essa piada foi tão boa que o próprio Cristo só não bate palmas para não cair da cruz!…
      O Putin deve ser tão cristão como os loucos do Daesh ou o Kim da Coreia!..

RESPONDER

Catarina Martins considera que moção de censura "não é para ser levada a sério"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considerou que a moção de censura ao Governo, apresentada pelo CDS-PP, "não é para ser levada a sério", acusando os centristas de contradições. Falando aos jornalistas à margem …

Cidade italiana vai pagar às pessoas que andem de bicicleta

O responsável da cidade italiana de Bari, Antonio de Caro, quer "duplicar o número de bicicletas na cidade" e vai pagar às pessoas que usem esse meio de transporte. A nova iniciativa prevê que os cidadãos …

Astrónomos registam "explosão mortífera" em estrela recém-nascida

Um grupo de investigadores registou uma explosão fortíssima na superfície de uma jovem estrela localizada na constelação de Órion, cuja força supera em dez milhões de vezes fenómenos parecidos no Sol. "Nós examinamos as estrelas vizinhas, …

Forças armadas alemãs ponderaram recrutar estrangeiros (mas ninguém se quis juntar)

As forças armadas da Alemanha estão a lutar para atrair recrutas muito necessárias, com o número de novos soldados no Bundeswehr a cair para um recorde no ano passado. A escassez é um desafio urgente para …

FC Porto vs Vitória Setúbal | Superioridade total do dragão

O FC Porto não vacilou e regressou às vitórias na Liga NOS. Na recepção ao Vitória de Setúbal, os “dragões” venceram por 2-0, num jogo que esteve longe de ser espectacular e que valeu pela …

Os portugueses dormem pouco e mal

Os portugueses estão a descansar poucas horas, dormindo em média menos de seis horas diárias, com reflexos negativos na vida ativa e social, disse esta sexta-feira o presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), Joaquim …

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …