Máfias já usam call centers para vender droga na Europa

A apreensão de um envelope utilizado para enviar encomendas, no final do ano passado, é o exemplo de uma das novas formas de tráfico de droga na Europa.

Quando os inspetores da Polícia Judiciária inspecionaram o envelope, encontraram largas centenas de comprimidos de MDMA – mais conhecida como ecstasy – e uma embalagem com o equivalente a mil doses individuais da mesma substância em pó.

Esta apreensão, que levou à detenção de duas pessoas, é o exemplo de uma das novas formas de tráfico de droga que estão a desenvolver-se na Europa.

E se esta tendência já está implantada em Portugal, como confirmou ao Diário de Notícias o responsável pela Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da PJ, Artur Vaz, há uma que ainda não chegou ao nosso país: a criação de call centers para onde se pode telefonar a pedir a entrega de uma determinada quantidade em local combinado.

É a entrega “mais rápida em qualquer lugar, a qualquer hora”, como lhe chama o Observatório Europeu da Droga e Toxicodependência num documento em que analisa as “Mudanças recentes no mercado europeu de cocaína”.

Estas alterações passam pela possibilidade de um consumidor de cocaína – que tem na Europa o seu segundo mercado depois dos EUA – fazer a encomenda por telefone e indicar o local onde quer que lhe seja entregue.

São centrais telefónicas com sede nos Balcãs e em Espanha e ligações a outros países onde estão os correios que transportam e entregam a droga. Ou então enviam os estupefacientes como encomenda postal.

O relatório adianta que as autoridades francesas também já detetaram serviços destes em Paris e no Reino Unido, onde se estima que existam mais de mil linhas telefónicas para este tipo de serviço.

Redes sociais como Twitter, Facebook, WhatsApp e Telegram também são utilizadas para estes contactos, o que torna as investigações das autoridades difíceis.

Dificuldades agravadas com o aumento da utilização pelas redes criminosas da Dark Web – redes encriptadas a que só se acede com software e configurações específicas. Em Portugal, “não temos call centers, mas há utilização da Dark Web, não só para a cocaína”, adianta Artur Vaz.

Os elevados proveitos do tráfico de cocaína – a produção tem batido recordes nos últimos anos, principalmente na Colômbia – faz que existam cada vez mais redes criminosas a entrar no negócio.

Há cada vez mais redes organizadas envolvidas – incluindo as famílias da máfia italiana, Ndrangheta e a Camorra. Estas têm uma especificidade: criaram as próprias redes de tráfico na América do Sul.

Há, porém, grupos ingleses, holandeses, irlandeses e espanhóis que procuram criar as suas rotas indo comprar a cocaína aos produtores e depois transportam-na para a Europa, onde aproveitam a livre circulação de pessoas e bens para transportar a droga.

Uma concorrência que está a provocar um aumento da violência, pois o mercado está altamente competitivo.

Portugal a perder importância

Neste cenário de presença forte de grupos do centro da Europa, Portugal está a deixar de ter importância no tráfico, com esse poder a transferir-se para Amesterdão. Antuérpia, Algeciras, Le Havre (França) e Hamburgo (Alemanha).

“Somos um ponto de trânsito que está a perder relevância, também devido ao trabalho das polícias”, frisa o diretor da UNCTE. Em Portugal, a principal droga traficada “é o haxixe”. Há ainda problemas com as drogas sintéticas e as novas substâncias psicoativas.

Uma das formas de tráfico detetadas em Portugal – além do aumento “das encomendas postais” – passa pela utilização de veleiros no verão e pelos contentores que chegam em navios e onde a droga está “disfarçada” entre produtos legais. Há ainda as ligações aéreas com o Brasil, um ponto importante de origem dos correios humanos que a transportam para a Europa.

“O que tem aumentado é o uso da Internet. Temos tido situações de encomendas que vêm do estrangeiro e depois são entregues por empresas de distribuição”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Professora que revelou o que ia sair no exame de Português vai ser demitida

A professora, que foi presidente da Associação de Professores de Português, que em 2017 divulgou o conteúdo do exame de Português foi demitida pelo Ministério da Educação. Edviges Ferreira foi considerada culpada por ter partilhado o …

Asteróide passa esta sexta-feira entre a Terra e a Lua

Um asteróide de grandes dimensões, recentemente descoberto, voará esta semana a uma distância relativamente próxima da Terra, avança o o Centro de Estudos de Objetos Próximo da Terra da agência espacial norte-americana. O asteróide, designado como …

A Física diz que nunca tocamos realmente num objeto

Se está, neste momento, com o telemóvel na mão ou a tocar no seu computador para conseguir ler esta notícia, desengane-se: segundo a Física, não está a tocar em nada. Tudo o que conseguimos ver, tocar …

Se os buracos negros o confundem, prepare-se para os buracos brancos

Os buracos negros podem ser o mistério mais atraente do Universo, mas não são o único tipo de "buraco" no Espaço. Os buracos negros atraem a atenção de muitos amantes de astronomia por serem tão misteriosos. …

MySpace perdeu 12 anos de músicas, fotografias e vídeos

A rede social MySpace anunciou que perdeu todas as músicas, fotografias e vídeos com mais de três anos. A perda de conteúdo deveu-se a uma falha na migração de servidor. O MySpace, outrora uma das maiores …

Pela primeira vez uma mulher vence o prémio Abel, o "Nobel" da matemática

A matemática pioneira Karen Uhlenbeck, antiga professora da Universidade do Texas, em Austin (Estados Unidos), recebeu o Prémio Abel de 2019, tornando-se a primeira mulher a receber a distinção, uma das mais ilustres na área. A …

Após 65 anos, diário revela romance entre rei belga e a madrasta

O rei Balduíno da Bélgica terá mantido uma relação secreta com a madrasta, a princesa Lilian, segunda esposa do seu pai, Leopoldo III. A revelação foi feita 65 anos depois, através dos diários do ex-primeiro-ministro …

Estudo revela que consumo diário de canábis aumenta risco de psicose

O consumo diário de canábis, sobretudo de elevada potência, está fortemente ligado ao risco de desenvolver uma psicose, conclui um estudo, que analisou pessoas em 11 locais da Europa e um no Brasil. Vários estudos observacionais …

Uma bebé nasceu "grávida" do seu irmão gémeo

Mónica Vega realizou uma ecografia durante o sétimo mês da sua gravidez daquela que seria a sua terceira filha. Mas, nas imagens, descobriu que dentro da sua bebé estava outro feto mais pequeno. O caso, que …

Só há um país na União Europeia com melhores estradas que Portugal

Portugal é o segundo estado-membro da União Europeia com estradas com mais qualidade e tem registado desde 2010 uma diminuição do número de mortes em acidentes de viação, revela um relatório divulgado esta terça-feira pela …