Mãe e mulher de suspeito de liderar milícia trabalharam no gabinete de Flávio Bolsonaro

Depois de as autoridades terem revelado a detenção de cinco pessoas suspeitas no envolvimento no assassínio de Marielle Franco, a imprensa brasileira revelou que há duas ligações entre um dos líderes dessa organização criminosa e Flávio Bolsonaro.

Esta terça-feira, a polícia brasileira anunciou a detenção de cinco pessoas suspeitas no envolvimento no assassínio da vereadora Marielle Franco. No mesmo dia, os jornais do país avançaram que há pelo menos duas ligações entre um dos líderes dessa organização criminosa e Flávio Bolsonaro, filho do Presidente do Brasil.

A Operação Intocáveis decorreu no Rio de Janeiro e resultou na captura de cinco pessoas suspeitas de pertencerem à organização Escritório do Crime.

Segundo o Público, este grupo é procurado por extorsão a moradores e comerciantes com cobranças ilegais na favela de Rio das Pedras e é também suspeito de envolvimento em assassínios, nomeadamente o de Marielle Franco.

Esta terça-feira, a Folha de S. Paulo, o Globo e a revista Veja adiantaram que a mãe e a mulher de um dos líderes do grupo, Adriano Magalhães da Nóbrega, trabalharam no gabinete de Flávio Bolsonaro até novembro do ano passado, quando o filho do atual Presidente brasileiro era deputado federal pelo Rio de Janeiro.

As mulheres pediram para ser exoneradas no ano passado, o que aconteceu a 13 de novembro.

Raimunda Veras Magalhães, mãe do ex-capitão Adriano Magalhães da Nóbrega, é também uma das pessoas que fez transferências de dinheiro para a conta do ex-assessor e ex-motorista de Flávio Bolsonaro, Fabrício Queiroz, que está agora a ser investigado por “movimentações atípicas” no valor e 1,2 milhões de reais (280 mil euros).

Flávio Bolsonaro foi também implicado neste caso. No entanto, a investigação foi suspensa por um juiz do Supremo Tribunal na semana passada, a pedido do próprio.

O filho de Jair Bolsonaro argumentou que o Ministério Público pediu informação sigilosa sobre a sua pessoa ao Conselho de Controlo de Atividades Financeiras (Coafe) já depois de ter sido confirmado como senador, cargo que lhe confere imunidade.

Adriano Magalhães da Nóbrega é um dos oito suspeitos que continuam a monte na sequência da operação desta terça-feira. O suspeito é um ex-capitão do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), expulso da Polícia Militar em 2014.

Nesse ano foi considerado culpado de envolvimento numa organização suspeita de cometer homicídios e outros crimes no meio de uma guerra de poder entre máfias do jogo, em 2011.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Texto recentemente traduzido revela segredos sobre "poderes sobrenaturais" dos samurais

Um texto samurai recentemente traduzido - designado "Doze Regras da Espada" - revela os segredos de uma escola onde ensinavam a combater espadas, que desenvolveu e dominou determinada técnica que parecia fornecer aos seus praticantes …

Jesus orientou primeiro treino no Flamengo, pediu compromisso e deu lição

O treinador português Jorge Jesus iniciou hoje a ‘aventura’ na equipa de futebol do Flamengo, pedindo aos jogadores “compromisso” em prol do conjunto do Rio de Janeiro, antes de orientar o primeiro treino dos ‘rubro-negros’. “O …

Maher e Safa deixaram sonhos para trás. Mas reencontraram a paz em Portugal

Os sonhos de Maher e de Safa ficaram adiados com a guerra na Síria, mas reencontraram a paz em Portugal, onde residem há dois anos ao abrigo de um programa de acolhimento de refugiados. É no …

São Francisco poderá ser a primeira cidade a proibir venda de cigarros eletrónicos

Se esta decisão for aprovada pela FDA, São Francisco vai tornar-se a primeira cidade a banir a venda de cigarros eletrónicos. De acordo com o Observador, a Câmara de Supervisores de São Francisco, nos EUA, aprovou uma …

Nunca houve tantos deslocados no mundo. São mais de 70 milhões

Um novo recorde foi quebrado no mundo em 2018, com 70,8 milhões de pessoas deslocadas das suas casas ou dos seus países, devido às guerras ou perseguições, anunciou esta quarta-feira as Nações Unidas. O relatório anual …

A monogamia foi inventada pelas mulheres (e o casamento, pelos homens)

A poligamia é natural no ser humano e a monogamia foi criada por imposição para a mulher, diz o investigador português Rui Diogo, que usa a ciência e a história para explicar a relação entre …

Morreu o DJ Zdar do duo electrónico Cassius. Caiu da janela de um prédio em Paris

O músico, produtor e DJ francês Philippe Cerboneschi, mais conhecido por Zdar, morreu aos 50 anos após ter caído da janela de um apartamento em Paris. O seu agente confirmou a "queda acidental" sem revelar …

PS quer o Estado a pagar licença sabática aos portugueses para voltarem a estudar

A criação de uma licença sabática para qualificar trabalhadores e um sistema de prémios e penalizações para combater a desigualdade salarial são medidas que o PS inclui no seu projecto de programa eleitoral. O director do …

Putin reconhece: as condições de vida dos russos pioraram nos últimos anos

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, admitiu esta quinta-feira que as condições de vida no país pioraram nos últimos anos, mas assegurou que as autoridades russas trabalham para reverter essa tendência, e enumerou os primeiros …

Marcelo, o "verdadeiro professor", é estrela em promo de La Casa de Papel

O novo vídeo promocional de La Casa de Papel tem um protagonista improvável. Marcelo Rebelo de Sousa, ou, na verdade, uma imitação do Presidente da República, faz uma chamada para a inspetora Raquel. Na chamada telefónica, …