Mãe de Angélico diz que carro “não estava em condições”

A mãe de Angélico Vieira afirmou esta sexta-feira, no Tribunal de Aveiro, que o carro conduzido pelo seu filho, no dia do acidente que vitimou aquele cantor e um amigo, não estava em condições e era emprestado.

“O carro não estava em condições de circular. Se [o acidente] não acontecesse com o meu filho, posteriormente teria acontecido com mais alguém”, disse aos jornalistas a mãe do cantor.

Filomena Angélico falava à saída do tribunal de Aveiro, onde começou hoje a decorrer o julgamento cível em que os pais de um amigo do cantor pedem à mãe deste 236 mil euros de indenização devido ao acidente que matou os dois jovens.

Além da mãe de Angélico, a ação cível envolve o Fundo de Garantia Automóvel (FGA) e o stand Impocar, de onde saiu a viatura.

Perante a juíza, Filomena Angélico reafirmou que o seu filho não comprou a viatura BMW que estava a conduzir naquele dia, ao contrário do que sustenta o stand Impocar.

“O BMW foi meramente emprestado”, disse a ré, adiantando ter falado na noite do acidente com o filho, que lhe terá contado que ia trocar de viatura, porque queria um carro “mais arejado”, para ir ao lançamento de uma música na praia.

A mãe do cantor referiu ainda que o filho tinha um acordo com o dono do stand Impocar, que lhe emprestava carros topo de gama, a troco de publicidade.

“Ele chegava lá, escolhia e levava”, explicou, admitindo que o filho “gostava mesmo de carros”.

O dono do stand também devia ter sido ouvido na parte da manhã, mas o advogado do Fundo de Garantia Automóvel, que tinha requerido o depoimento, prescindiu de ouvir o empresário.

A propriedade da viatura foi uma das questões dominantes no início do julgamento, tendo ainda sido ouvida uma especialista do Laboratório Cientifico da Polícia Judiciária que realizou o exame pericial à assinatura alegadamente feita por Angélico na proposta de compra e venda do referido BMW.

A especialista revelou que a assinatura do cantor que se encontra no documento é falsa e foi feita por “tentativa de imitação”.

Ainda na parte da manhã, a juíza ouviu o músico Hugo Pinto, um dos dois sobreviventes do acidente, que disse que iam tranquilos a conversar, quando ocorreu o despiste.

“Aconteceu tudo muito rápido. Sentimos um estrondo na parte de trás do carro e entrámos logo em despiste”, recordou a testemunha, adiantando que Angélico ainda tentou controlar o carro, que “estava a fugir por todos os lados”.

Hugo Pinto, que seguia no lugar de pendura, não conseguiu identificar a causa do despiste, mas assegurou que não circulavam a grande velocidade.

Angélico Vieira morreu no Hospital de Santo António, no Porto, dias após o acidente que ocorreu na A1, em Estarreja, pelas 3h15 do dia 25 de junho de 2011, provocando também a morte do passageiro Hélio Filipe e ferimentos nos ocupantes Armanda Leite e Hugo Pinto.

As autoridades concluíram que a viatura se despistou na sequência do rebentamento de um pneu, na altura em que o veículo seguia a uma velocidade entre 206,81 e 237,30 quilómetros horários e realçam que Angélico, assim como o outro passageiro da frente, seguiam com cinto de segurança.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Encontradas 115 crianças enterradas com moedas na boca na Polónia

Trabalhadores que construíam uma nova estrada na Polónia encontraram os restos de 115 corpos de crianças enterras com moedas na boca. Durante os trabalhos de construção de uma autoestrada em Jezowe, na Polónia, trabalhadores descobriram restos …

À frente de Figo, Futre e Ronaldo. Joelson é o terceiro mais novo de sempre a estrear-se pelo Sporting

O Sporting venceu esta quinta-feira na receção ao Gil Vicente, por 2-1, no jogo de encerramento da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. A partida marcou também a estreia do jovem extremo Joelson …

Austrália pondera dar refúgio a quem abandone Hong Kong

O primeiro-ministro australiano disse esta quinta-feira que o Governo está a ponderar dar refúgio aos residentes de Hong Kong que desejem abandonar a ex-colónia britânica devido à nova lei de segurança nacional imposta por Pequim. Scott …

Vieira ainda sonha com Jesus (e a Libertadores pode ajudar no regresso)

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, não desistiu de voltar a colocar Jorge Jesus no comando técnico da equipa da Luz e, caso a Taça dos Libertadores não seja realizada, o regresso do treinador …

Marta Temido garante que não há descontrolo em Lisboa (mas assume falhas)

Em entrevista à RTP, a ministra da Saúde garantiu que não há "descontrolo" na evolução da pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas sublinhou que se trata de uma "situação de sobressalto, …

A genética ajuda a determinar o quão afetuosas são as mulheres (mas não os homens)

A genética desempenha um papel importante no nível de afetividade das mulheres, mas o mesmo não acontece entre os homens, concluiu uma nova investigação científica levada a cabo com gémeos. Na nova investigação, recentemente publicada …

Prémio para profissionais do SNS é "uma esmola". "Mais valia terem estado quietos"

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, diz que a proposta que prevê prémios e mais férias para os profissionais de saúde é uma "afronta" para enfermeiros. Para a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, a …

Tempo de espera para entrega de cartão de cidadão pode chegar a cinco meses

Para fazer o levantamento do cartão de cidadão é preciso fazer marcação e há balcões que só têm disponibilidade para entregar o documento no final do ano. De acordo com a edição desta quinta-feira do …

Físicos explicam por que as mudanças do campo magnético da Terra são mais fracas no Pacífico

Uma nova investigação levada a cabo por físicos da Universidade de Alberta, no Canadá, apresenta uma explicação para o facto de as mudanças no campo magnético da Terra serem mais fracas na região do Pacífico. …

Chovem diamantes no interior de Neptuno e Urano (e já se sabe porquê)

Podem estar a chover diamantes dentro dos corações de Neptuno e Urano. Agora, os cientistas descobriram novas evidências experimentais que mostram como é que isso poderia ser possível. Neptuno e Urano são os planetas mais mal …