Mãe de Angélico diz que carro “não estava em condições”

A mãe de Angélico Vieira afirmou esta sexta-feira, no Tribunal de Aveiro, que o carro conduzido pelo seu filho, no dia do acidente que vitimou aquele cantor e um amigo, não estava em condições e era emprestado.

“O carro não estava em condições de circular. Se [o acidente] não acontecesse com o meu filho, posteriormente teria acontecido com mais alguém”, disse aos jornalistas a mãe do cantor.

Filomena Angélico falava à saída do tribunal de Aveiro, onde começou hoje a decorrer o julgamento cível em que os pais de um amigo do cantor pedem à mãe deste 236 mil euros de indenização devido ao acidente que matou os dois jovens.

Além da mãe de Angélico, a ação cível envolve o Fundo de Garantia Automóvel (FGA) e o stand Impocar, de onde saiu a viatura.

Perante a juíza, Filomena Angélico reafirmou que o seu filho não comprou a viatura BMW que estava a conduzir naquele dia, ao contrário do que sustenta o stand Impocar.

“O BMW foi meramente emprestado”, disse a ré, adiantando ter falado na noite do acidente com o filho, que lhe terá contado que ia trocar de viatura, porque queria um carro “mais arejado”, para ir ao lançamento de uma música na praia.

A mãe do cantor referiu ainda que o filho tinha um acordo com o dono do stand Impocar, que lhe emprestava carros topo de gama, a troco de publicidade.

“Ele chegava lá, escolhia e levava”, explicou, admitindo que o filho “gostava mesmo de carros”.

O dono do stand também devia ter sido ouvido na parte da manhã, mas o advogado do Fundo de Garantia Automóvel, que tinha requerido o depoimento, prescindiu de ouvir o empresário.

A propriedade da viatura foi uma das questões dominantes no início do julgamento, tendo ainda sido ouvida uma especialista do Laboratório Cientifico da Polícia Judiciária que realizou o exame pericial à assinatura alegadamente feita por Angélico na proposta de compra e venda do referido BMW.

A especialista revelou que a assinatura do cantor que se encontra no documento é falsa e foi feita por “tentativa de imitação”.

Ainda na parte da manhã, a juíza ouviu o músico Hugo Pinto, um dos dois sobreviventes do acidente, que disse que iam tranquilos a conversar, quando ocorreu o despiste.

“Aconteceu tudo muito rápido. Sentimos um estrondo na parte de trás do carro e entrámos logo em despiste”, recordou a testemunha, adiantando que Angélico ainda tentou controlar o carro, que “estava a fugir por todos os lados”.

Hugo Pinto, que seguia no lugar de pendura, não conseguiu identificar a causa do despiste, mas assegurou que não circulavam a grande velocidade.

Angélico Vieira morreu no Hospital de Santo António, no Porto, dias após o acidente que ocorreu na A1, em Estarreja, pelas 3h15 do dia 25 de junho de 2011, provocando também a morte do passageiro Hélio Filipe e ferimentos nos ocupantes Armanda Leite e Hugo Pinto.

As autoridades concluíram que a viatura se despistou na sequência do rebentamento de um pneu, na altura em que o veículo seguia a uma velocidade entre 206,81 e 237,30 quilómetros horários e realçam que Angélico, assim como o outro passageiro da frente, seguiam com cinto de segurança.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …