Maduro volta a antecipar o Natal. Celebrações começam 2 meses antes

(h) Miraflores Press / EPA

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, antecipou na quinta-feira em dois meses, pelo segundo ano consecutivo, as celebrações tradicionais da quadra natalícia no país, que este ano começaram em 15 de outubro.

Para assinalar a decisão do executivo, os canais estatais venezuelanos iniciaram uma campanha, divulgando um cartaz em que o Presidente Nicolás Maduro aparece acompanhado pela mulher, Cília Flores, num ambiente natalício, que inclui uma imagem da Virgem Maria com o menino Jesus nos braços.

“Impulsionamos a soberania alimentar”, pode ler-se no cartaz, anunciando que o “Presidente constitucional da Venezuela” liderava uma atividade “de início do Natal” de 2020, na tarde de quinta-feira.

O início das celebrações natalícias na Venezuela ocorre depois de o presidente Nicolás Maduro anunciar que aprovou “recursos para adquirir 10 milhões de brinquedos como parte do plano Natais Felizes”, que vão chegar às crianças venezuelanas através das caixas de alimentos a preços solidários distribuídos pelo Estado.

“Levemos a esperança, alegria e sorrisos a cada filho e filha da Pátria”, disse Nicolás Maduro em declarações à televisão estatal.

Entretanto, segundo Nicolás Maduro, a Venezuela prepara-se para flexibilizar a quarentena preventiva da covid-19, pelo que vai iniciar um processo para impulsionar o comércio local que prevê reativar, a partir de dezembro, a atividade turística, aplicando um protocolo de biossegurança especial.

Este é o segundo ano consecutivo em que o Presidente da Venezuela antecipa o Natal, o que aconteceu pela primeira vez em 2019.

Nessa altura, Nicolás Maduro disse à televisão estatal que “nada nem ninguém vai tirar a felicidade e a paz do povo, que recebe o Natal com um país em tranquilidade e se prepara para ter um ano de desenvolvimento e prosperidade”.

A exuberância das celebrações contrastava com um país desolado por uma grave crise económica, mergulhado numa hiperinflação, assolado pela tensão política e pelo êxodo de mais de quatro milhões de venezuelanos, depois de Maduro ter tomado posse para um segundo mandato assombrado pelas acusações de um processo eleitoral fraudulento.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção. O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, …

Na Tailândia, um "cemitério" de táxis foi transformado numa horta sobre rodas

Desde pimentos a pepinos, beringelas e até mangericão. Num parque de estacionamento ao ar livre em Banguecoque, os táxis abandonados transformam-se em hortas para alimentar os trabalhadores. A pandemia de covid-19 obrigou os táxis de Banguecoque …

Morreu o "último nazi" canadiano, aos 97 anos

Um ucraniano que serviu como tradutor no regime nazi morreu na quinta-feira na sua casa, em Ontário, no Canadá, encerrando uma luta de décadas para deportá-lo e acusá-lo de cúmplice no assassinato de dezenas de …

No Sri Lanka, elefantes traficados foram resgatados. Mas voltaram às pessoas que os compraram ilegalmente

Um tribunal do Sri Lanka devolveu elefantes resgatados a pessoas influentes que foram acusadas de os terem comprado ilegalmente. Durante alguns anos, elefantes selvagens permaneceram na corda bamba de uma intensa batalha de custódia judicial entre …

Sporting 1-0 Marítimo | Porro volta a decidir de penálti

Que sofrimento! É normal ver os “grandes” dominarem por completo os seus adversários, mas nesta partida entre Sporting e Marítimo, em Alvalade, praticamente só houve uma equipa a atacar e a procurar o golo. Ainda assim, …

A falhar pagamentos e com 260 mil milhões de dívida - como é que a Evergrande chegou até aqui?

A situação da imobiliária chinesa Evergrande, que tem uma dívida maior do que a economia portuguesa, está a deixar o mundo ansioso sobre uma eventual repetição da história da crise de 2008, que começou com …