/

Na Venezuela de Maduro, já é Natal

18

Como já vem sendo habitual desde que Nicolás Maduro substituiu Hugo Chávez na presidência da Venezuela, em 2013, as festas de Natal prolongam-se durante cerca dois meses, entre 1 de novembro e 6 de janeiro.

O presidente venezuelano voltou a decretar, no final da semana passada, que as celebrações natalícias na começassem em novembro. De acordo com o jornal espanhol El País, na sexta-feira, o primeiro dia do mês de novembro, Nicolás Maduro terá acendido uma cruz no monte Ávila de Caracas, que há mais de 50 anos é acesa a 1 de dezembro e iluminou com luzes amarelas, azuis e vermelhas, as cores da bandeira venezuelana, o Hotel Humboldt.

Para além do pagamento antecipado dos subsídios de Natal, Maduro anunciou a compra de 13.500 toneladas de pernil, no valor de 11 milhões de euros. “Vou aprová-los imediatamente para garantir ao povo em dezembro os seus pernis. Aprovado para avançar!”, reiterou Maduro, reconhecendo que noutros anos a mercadoria não chegou a tempo da ceia de Natal ou foi insuficiente.

Em 2017, Maduro chegou mesmo a acusar Portugal de ter “sabotado” o Natal aos venezuelanos por não entregue o produto a tempo. Na verdade, o não fornecimento deveu-se a pagamentos em atraso.

“Ninguém nos irá tirar a alegria e a paz. Ninguém nos irá tirar a determinação de manter a paz. Serão dois meses de alegria para as crianças. Em 2020 vamos florescer, e não é porque me chamo Cilia Flores, é sim porque temos um povo e um presidente firme para dar felicidade a todos os lares”, disse a esposa do líder chavista no anúncio de abertura das festividades.

“Serão dois meses de festa, de bailes, de canções de Natal e de uma profunda espiritualidade. Viva a Alegria e a União da Venezuela!”, acrescentou Maduro no Twitter.

A exuberância das celebrações contrasta com um país desolado por uma grave crise económica, mergulhado numa hiperinflação que dura há 24 meses, assolado pela tensão política e pelo êxodo de mais de quatro milhões de venezuelanos, depois de Maduro ter tomado posse, em janeiro, para um segundo mandato assombrado pelas acusações de um processo eleitoral fraudulento.

Embora tenha sido depositado nas contas dos funcionários públicos o subsídio de Natal e outros subsídios em atraso, os bolívares que chegam de presente são pouco quando comparados com os 35% de contração económica (recessão) esperada para o final do ano.

Para grande parte dos venezuelanos este será um natal com pouco brilho, num país em que falta água, eletricidade, gasolina ou gás para cozinhar para a família.

ZAP //

 

18 Comments

  1. O outro, o da oposição, o que se auto-intitulou presidente e foi reconhecido como tal por um certo número de países tontos, entre os quais, Portugal, onde pára? Desapareceu completamente depois de ter tentado um golpe de Estado ridículo e de ter defendido uma invasão da Venezuela pelos EUA. Até já nem me lembro do nome dele…

      • Perdeu a chance de ficar calado e não falar besteira publicamente, se tivesse um mínimo de noção sobre o que realmente esta acontecendo para aquele povo, ficaria quieto em vez de falar bobagens

      • Porque dizes que não sei o que se passa na Venezuela? Leste isso em algum lado? Por acaso estou bastante bem informado como, aliás, toda a gente, em todo o lado, deve estar. Também estou bem informado acerca do que se passa no teu país e com o teu povo. Não pedi a tua opinião. Se queres dar uma opinião acerca do artigo, dá. Aqui és livre de te expressares mas não de te dirigires aos outros conforme te dá na gana, à toa, sem refletires e sem respeito. Passa bem contigo mesmo porque, pela minha parte, o assunto está encerrado.

    • Sim. A Venezuela está bem melhor com o Maduro. Até já é Natal para procurar esconder a miséria. Olha, ó Zbraitlin… vai para lá! Até podes começar já a gozar o Natal.
      Triste é saber que muitos milhares tiveram de fugir para outros países (Portugal incluído) para procurar ter comida e uma vida digna.

      • Olha, ó Não fales do que não sabes, pateta!, onde é que no meu comentário se lê que a Venezuela está melhor ou pior com ou sem o Maduro? Perguntar pelo auto-intitulado presidente, de cujo nome já não me lembro, implica, na tua opinião (posso resumir o teu nick com apenas o último nome?) é afirmar que “a Venezuela está bem melhor com o Maduro” (cito)? Se queres responder a alguma coisa, e não apenas partir para o insulto, porque não respondes a dar notícias do homem, já que a comunicação social não o faz? Caiu no esquecimento desde há uns bons meses. Na verdade, o meu comentário é mais uma crítica aos meios de comunicação social do que outra coisa qualquer. Andam por modas copiando-se acriticamente uns aos outros e, assim, abandonaram completamente o homem.

    • Acorda pá… vives em que planeta ou galáxia… só pode…. hoje só é cego quem tem cérebro de calhau, não consegue ver além da ponta do nariz…!!!!!

  2. Afinal o rapaz é católico…e anda a ser perseguido por um protestante maluco que comanda um Império…o Natal dele é como cá…não anda paí tudo já engalanado? Ele é ditador? Talvez seja melhor do que viver num país governado pela alta finança…o governo é cada vez menos poder…

  3. Olha, ó Não fales do que não sabes, pateta!, onde é que no meu comentário se lê que a Venezuela está melhor ou pior com ou sem o Maduro? Perguntar pelo auto-intitulado presidente, de cujo nome já não me lembro, implica, na tua opinião (posso resumir o teu nick com apenas o último nome?) é afirmar que “a Venezuela está bem melhor com o Maduro” (cito)? Se queres responder a alguma coisa, e não apenas partir para o insulto, porque não respondes a dar notícias do homem, já que a comunicação social não o faz? Caiu no esquecimento desde há uns bons meses. Na verdade, o meu comentário é mais uma crítica aos meios de comunicação social do que outra coisa qualquer. Andam por modas copiando-se acriticamente uns aos outros e, assim, abandonaram completamente o homem.

    • Até aqui revelas bem que não és capaz de perceber nada. Então não vês que o Maduro tem aquilo de tal forma controlada (com a ajuda dos militares pagos bem acima do resto da sociedade e também dos russos) que não há forma de desatar?!
      E o desaparecido em combate é fruto disso mesmo. Não se consegue afirmar internamente sozinho (muito embora o apoio de grande parte da população) tendo em conta o que descrevi. Os restantes países também têm pequena margem de manobra. Não conseguem inverter o rumo das coisas no terreno e a sua ação fica resumida apenas a nível internacional. Enquanto os militares apoiarem este regime, nada feito. Caso não tenhas reparado já houve alguns dissidentes, obviamente controlados pelo ocidente, mas não surtiram efeito.

      • Pois não, Ai Zbraitlin ou lá como te chamas…, eu não percebo nada. Devo ser uma pessoa muito burra mas isso é a tua opinião. O que é certo é que continuamos sem saber do presidente auto-intitulado chamado Juan Guaidó (já me lembrei do nome).
        Já agora, para teu esclarecimento e de outros, eu não gosto de ditaduras, nem de direita, nem de esquerda. Se critico uma coisa, isso não significa que apoie o seu contrário.

  4. Será que vai faltar pernil de porco desta vez ??????…par o comprar, o cliente terá que levar um carro de mão de notas de bolivars fortes . Merry Christmas Madurinho !…o Povo que coma favas !

  5. O grande problema da Venezuela não é o Maduro, mas a corja dos seus militares, que se venderam, deixando um país, outrora mais rico da América do Sul, em estado caótico, e o seu povo vivendo na extrema miséria e humilhação de ter que migrar, na tentativa de sobreviviver.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.