Nicolás Maduro propõe Organização Mundial de Saúde para o Nobel da Paz

(h) Miraflores Press / EPA

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, propôs na segunda-feira que a Organização Mundial de Saúde (OMS) seja nomeada para o Prémio Nobel da Paz pelo seu papel na luta contra a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

“Proponho que o movimento dos Países Não Alinhados, além de ratificar o seu apoio institucional à Organização Mundial de Saúde nesta pandemia, postule a OMS para o Prémio Novel da Paz”, disse Maduro na reunião por videoconferência dos representantes dos Não-Alinhados. Tal nomeação, considerou, seria um “reconhecimento necessário nesta luta pela saúde e pela vida”.

“Não se deve politizar a pandemia numa guerra de ‘fake news’, de mentira e de ataques sujos, nem se deve atacar a OMS”, prosseguiu, numa clara alusão às críticas à organização feitas pelos Estados Unidos (EUA), que suspenderam mesmo o seu financiamento.

Segundo Maduro, é preciso “apoiar a única organização multilateral que a humanidade tem como órgão orientador em matéria de saúde pública no mundo”. O Presidente venezuelano considerou “uma vergonha” que os ataques à OMS sejam feitos “em plena pandemia”.

Maduro aproveitou também a sua intervenção para agradecer o apoio dos países que estão a ajudar a Venezuela no combate à pandemia associada à Covid-19, destacando Cuba, que “enviou um grupo gigantesco de médicos”, e a China e a Rússia “pelo apoio logístico”.

“Sem o apoio logístico da China e da Rússia teria sido impossível fazer os milhares de testes que se fizeram”, disse, acrescentando que, em oito semanas de confinamento, a Venezuela conseguiu “controlar” a propagação do vírus e estar “prestes a cortar as cadeias de transmissão”.

Surgido em dezembro na China, o vírus SARS-CoV-2 já infetou 3,5 milhões de pessoas em todo o mundo, mais de 250 mil morreram. Com quase 30 milhões de habitantes, a Venezuela é dos países menos atingidos pela pandemia na América Latina, com 357 casos de infeção e 10 mortes.

A região da América Latina e Caraíbas é a terceira mais afetada do mundo, mas com bastante menos casos (257 mil) e mortes (13.887) que as duas primeiras: Europa (mais de 1,5 milhões de casos e 143 mil mortos) e EUA e Canadá (mais de 1,2 milhões de casos e 71 mil mortos).

Lusa //

PARTILHAR

RESPONDER

Israel descobre túnel escavado desde a Faixa de Gaza

"O túnel, com várias dezenas de metros de comprimento, foi escavado em Khan Younès, no sul da Faixa de Gaza, e entra no território israelita", afirmou o porta-voz do exército, Jonathan Conricus, durante uma conferência …

Lei aprovada no Parlamento pretende facilitar prescrições de multas a partidos políticos

O projeto foi aprovado na generalidade no Parlamento, e está em discussão na especialidade. A Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP) teme os efeitos da nova legislação sobre as prescrições de multas a partidos …

Noiva de Khashoggi processa príncipe herdeiro saudita

Hatice Cengiz, noiva de Jamal Khashoggi, colocou um processo contra o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman e outros alegados mentores do assassínio. A noiva do jornalista Jamal Khashoggi, assassinado na Turquia em outubro de …

Papa Francisco defende pela primeira vez uniões de facto para casais homossexuais

O Papa Francisco defendeu a regulação do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, afirmando que os homossexuais têm direito a constituir família. "Homossexuais têm o direito de constituir família. São filhos de Deus", defendeu o …

“Uma desgraça completa”. Ex-ministro do PSD arrasa atuação do Ministério da Saúde no combate à pandemia

O antigo governante do PSD Fernando Leal da Costa acusou esta quarta-feira o Ministério da Saúde de “falta de liderança” na gestão da pandemia de covid-19, e falou até de “uma desgraça completa” do ponto …

Ministro defende que investimento nas Forças Armadas “é tão relevante” como na saúde

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, destacou o papel das Forças Armadas no combate à pandemia de covid-19 e defendeu que o investimento público nesta área “é tão relevante” quanto na saúde ou …

Giro. João "Rosa" Almeida segura liderança da geral

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) manteve esta quarta-feira a liderança da Volta a Itália em bicicleta, numa 17.ª etapa ganha pelo australiano Ben O'Connor (NTT). O'Connor, de 24 anos, cumpriu os 203 quilómetros entre Bassano del …

Investimento público atinge máximo de uma década em 2021

Dados do relatório do Orçamento do Estado mostram que o Governo conta terminar 2020 com um investimento público de 4.884 milhões de euros (75 milhões de euros a menos do que a previsão do Orçamento …

Audições urgentes pedidas pelo PS sobre StayAway Covid são por escrito ou em dezembro

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, a audição de entidades e personalidades sobre a obrigatoriedade da aplicação Stayaway Covid, proposta pelo PS, "com caráter de urgência", por escrito ou em dezembro, após o debate do Orçamento …

Taxa de nascimentos de linces no Vale do Guadiana é a mais alta da Península Ibérica

A taxa de nascimentos na população de linces ibéricos no Vale do Guadiana é a mais elevada da Península Ibérica, segundo os resultados dos censos 2019 divulgados hoje pelo Instituto da Conservação da Natureza e …