/

Maduro organizou operação secreta para retirar empresário de prisão em Cabo Verde

34

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, organizou uma operação secreta para retirar o empresário colombiano Alex Saab de uma prisão cabo-verdiana.

Uma investigação do Expresso e da Armando.info, uma plataforma de jornalismo de investigação venezuelana, revela os contornos de uma operação secreta levada a cabo pelo Presidente venezuelano para retirar um empresário colombiano de uma prisão em Cabo Verde.

Embora não haja confirmação oficial de nenhum dos países, Nicolás Maduro terá tentado libertar de uma prisão cabo-verdiana Alex Saab, empresário com quem tem ligações suspeitas e que é um dos maiores beneficiários de contratos públicos da Venezuela.

Saab foi detido ao final da tarde de 12 junho, numa escala na ilha do Sal, em Cabo Verde. O empresário foi acusado de branqueamento de capitais e corrupção internacional por alegados subornos ao Governo venezuelano.

Em causa estava uma fraude na venda ao Estado de leite em pó, pobre em cálcio e proteínas, que era distribuído às famílias venezuelanas mais necessitadas. O Expresso escreve que o leite em pó fornecido obrigava uma criança de três anos a beber 13 a 41 copos para alcançar o valor mínimo diário de cálcio recomendado.

Para retirar Saab da prisão, Maduro nomeou-o “agente do Governo bolivariano da Venezuela” logo após a detenção, pedindo a Cabo Verde a sua libertação imediata.

No dia 26 de junho, um ­avião Dassault Falcon 900EX da PDVSA, a companhia petrolífera estatal da Venezuela, aterrou no Aeroporto Osvaldo Vieira, na Guiné-Bissau, que fica a 1.200 quilómetros da prisão cabo-verdiana onde estava Saab. Os tripulantes e passageiros da aeronave não passaram pelo controlo aéreo.

O avião esteve também em Cuba antes de passar por Bissau, com fontes contactadas pelo Armando.info a darem como provável a presença de agentes dos serviços secretos cubanos nesse voo. O objetivo seria resgatar Saab da prisão através do pagamento de subornos. Outra fonte sugere que o avião carregava um grupo de embaixadores e diplomatas.

O Expresso sabe ainda que um Airbus A330-323X russo esteve duas semanas na capital guineense, juntamente com um barco que esteve ancorado perto da ilha de Suga. Ambos fariam parte da operação secreta de Maduro, escreve o diário.

Para evitar a fuga de Saab, os Estados Unidos, que tiveram conhecimento das movimentações do Falcon, chegaram a enviar elementos das forças especiais para a ilha.

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, terá ainda telefonado pessoalmente a um jornalista local, que republicou artigos da imprensa internacional sobre o assunto.

“Toma cuidado. Entraste na mira do meu serviço de informação pessoal. Disseram-me que estás a tratar da questão dos aviões russo e venezuelano”, ameaçou Embaló.

ZAP //

34 Comments

    • “Fraudes em Portugal de subsídios europeus atingem 2,3 mil milhões. Dava para salvar a TAP (duas vezes)”
      Pimenta no traseiro dos outros é refresco, Gouveia!

      • Pode haver corrupção em Portugal, em todo país há, em maior ou menor escala. A diferença é que em Portugal o povo não esta morrendo de fome como na Venezuela. Ninguém foge de Portugal, as pessoas fogem para Portugal.

  1. Absurdo! Governo de mafiosos e corruptos! E este governo tem a simpatia da Esquerda aqui no Brasil! Esquerda no poder aqui no meu país nunca mais!!

    • Cleber, você tem coragem de falar de corrupção e mafia sabendo o que se passa no Brasil com o corrupto, mafioso e genocida do Bolsonaro que roubava dinheiro da gasolina, filhos na rachadinha e na milícia, empregados fantasmas, interferência da CIA e da FBI nas eleições e Lava Jato e os mafiosos do governo: Guedes, Salles, Damares, militares com salário de milhares de reais, pedindo auxilio emergencial de 600 reais destinado a pessoas pobres!!
      Acorda p’ra realidade Cleber, o Brasil atravessa a pior crise da história com incompetentes e criminosos á frente dum desGoverno
      Não atire pedras aos outros quando você tem telhados de vidro cara.

  2. Cabo-Verdianos sabem muito sobre leite vendido em Venezuela.
    Isto é óbvio, mais um medir de força entre ‘O Mundo Livre’ e a Venezuela que resiste ao capitalismo selvagem americana. É o jogo de xadrez.
    Até Portugal foi alvo de um boicote internacional (desconhecido em Portugal) durante o verão quente.

    • Pode não saber muito sobre o leite ( desnatado) da Venezuela, mas coopera com as autoridades / instituições internacionais nos chamados crimes transacionais! Se havia um pedido de detenção pela Interpol, não fez mais que a sua parte.

      • pois, a questão é que até ainda não o havia quando prenderam. Tente informar-se. E, já agora, tente conhecer como é isso de pedidos de detenção à Interpol. É que uma pedido de detenção para ser aceite (pela Interpol e não só) deverá ter uma acusação legítima, com pernas para andar, e não somente ser um favor pedido, o que, pelo que se sabe já, não passou disso. Pela mesma forma, com a mesma lógica (?…), se falar mal do Bolsonaro, por exemplo, este poderá emitir também um pedido para o senhor ser detido. E uma acusação não é somente um “não gosto dele e prendam-no”, ainda que venha da capital do III Mundo (EUA)

    • sim, sim, tem toda a razão. Se calhar seria em Cabo Verde que faziam essa mistela…
      Leite desnatado é o que dizem muitos caixotes com armas lá dentro que os EUA enviam como ajuda humanitária para os países que querem assaltar

  3. O palhaço não interferências de países estrangeiros no seu país, mas, para atacar um país democrático para assaltar, já pode. Trafulha, vigarista, bronco, corrupto e ladrão!

  4. Só foi pena não ter resultado, a Venezuela têm todo o direito de o fazer, dado que prisão deste indivíduo foi ilegal, a partir daí qualquer operação de resgate é legítima á luz da lei internacional. Cabo Verde não devia ter prendido este homem. Quero ver se houver um mandado de prisão para trump, pedido já enviado para a Interpol emitir, se Cabo Verde prende esse criminoso e terrorista como trump., Quero ver se tem essa valentia se Trump algum dia puder o pé na ilha.

    • Pouco se pode dizer da sua ignorância… defender a laia do Maduro só pra gente doente… ainda mais a citar o abate de um terrorista internacional, como se fosse o mesmo que adulterar leite em pó… pra ti oferecia uma viagem pra Cuba ou Venezuela sem volta.

      • e para ti, oferecia-te de bom grado uma viagem para o Brasil e sem regresso. Como é que conheceste a laia do Maduro, diz-me lá?, terá sido pelo Almanaque da Cloroquina do Trumposo ou pela última edição do bricolage de BolsoNarco, “Façam como eu e não se queixem depois”?

  5. Aqui está mais uma prova de actuar dos regimes comunistas, do envolvimento deles em fraudes que levam há exploração de um povo faminto e do compadrio de um país que infelizmente vive numa das maiores misérias em África (Guiné Bissau) e não se consegue livrar do jugo comunista. Todos eles regimes mantidos à custa da exploração do mais fraco e indefeso, sem contemplações.

  6. Pudera a farinha é do mesmo saco, é só corruptos e ditadura comunista.
    Engraçado os comunistas em Portugal não vão aos países comunistas e nem vão para lá viver.
    Pois é a verdade e engraçado é que os comunistas depois da reforma vão viver para os Estados Unidos da América e em outros países não comunistas!
    PORQUE SERÁ?????????
    E não vão de férias para países comunistas, porque será??????

  7. sr. jornalista!,
    quando se fala de algo crítico e tão abusivamente comentado por gente que tudo ignora a respeito, apesar de ter sempre uma opinião, deveremos cingirmo-nos ao que realmente poderemos comprovar, para não alimentar a ignorância e a maledicência – que infelizmente reinam em relação à Venezuela. Não é necessário ser partidário do seu governo para afirmar o que afirmo – e para não ofendermos quem não conhecemos, para não ofendermos as vítimas e apoiarmos quem agride e oprime.
    Se esta obrigatoriedade, em meu entender, deverá fazer parte de todos nós, para um jornalista é imperioso.

  8. E os milhões que o Maduro e seus amigos e familiares mandaram para cá pelo BES?! Este Maduro é só esquemas. Não se esqueçam da Troika: Lula, Maduro, Sócrates.

    • porque é que fala do que não sabe?, para sossegar a sua (má) consciência. A Venezuela não fica na Arábia Saudita nem em Israel, não confunda

      • Tu tens tanto de atrevido como de ignorante. Sei muito bem do que falo. E quanto a ti procura apanhar menos sol que aparentemente está a desvirtuar-te a lucidez. Também pode ser da bebida.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.