Madrid proíbe estacionamento na rua devido à poluição

cuellar / Flickr

Entardecer na Gran Vía de Madrid, Espanha

Entardecer na Gran Vía de Madrid, Espanha

O município de Madrid proibiu o estacionamento na rua, esta segunda-feira, no centro da cidade, devido aos elevados níveis de concentração de dióxido de azoto.

Entre as 9h00 e as 21h00, apenas podem estacionar na rua os residentes locais, táxis, veículos com emissões zero e carros de pessoas com mobilidade reduzida ou para serviços essenciais – como as ambulâncias e carros de bombeiros.

Os restantes veículos terão de utilizar os parques de estacionamento fechados.

A autarquia já tinha reduzido, desde domingo, para 70 km/hora a velocidade em todas as vias rápidas que circundam ou ligam Madrid – e que, anteriormente, permitiam uma velocidade máxima de 90 km/h.

A câmara municipal espera que estas medidas ajudem a reduzir significativamente o número de pessoas que entram em Madrid com automóveis e, desta forma, os níveis de poluição da cidade.

A medida é tomada depois de os níveis de poluição terem subido para valores considerados elevados, sem que haja uma previsão meteorológica favorável.

Segundo o El Mundo, três estações da rede de vigilância da qualidade do ar registaram desde sábado, durante duas horas consecutivas, níveis de poluição superiores a 180 mg/m3 de dióxido de azoto.

A proibição de estacionamento afeta sete distritos de Madrid, onde cerca de 4 mil parquímetros vão permanecer desligados durante todo o dia e mais de mil fiscais irão garantir o cumprimento das normas.

Este plano foi ativado pela primeira vez no ano passado e, se as condições piorarem, as autoridades poderão avançar com mais restrições.

Em situações de contaminação persistente poderia, eventualmente, ser proibido o uso de todos os carros – mas a autarquia de Madrid está confiante de que não será necessário adotar esta medida.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Odemira. Problema não está nos contentores, mas sim "nas aldeias"

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, considera que o problema de Odemira reside "nas aldeias, onde são alugadas casas sem condições". Em entrevista à Visão, Maria do Céu Albuquerque, ministra da Agricultura, falou do …

19 anos depois, Ellen Degeneres diz adeus ao seu programa de televisão

O The Ellen DeGeneres Show vai terminar em 2022. O anúncio foi feito pela própria apresentadora, Ellen DeGeneres, na quarta-feira. A 19.ª temporada do talk show será a última do programa, que está no ar desde …

Calamidade até 30 de maio. Champions com lugares marcados, teletrabalho até ao final do mês

Após a reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou que o país continuará em situação de calamidade até 30 de maio. Acompanhada pelo secretário de Estado das …

Greve da Função Pública "não interfere" com negociações, diz Governo

A Frente Comum marcou para o dia 20 uma greve dos trabalhadores da Administração Pública para exigir um aumento dos salários, a valorização das carreiras e a revogação do sistema de avaliação de desempenho dos …

Estado recebeu 671 milhões do Banco de Portugal em 2020

Em ano de pandemia, o Banco de Portugal (BdP) deu 671 milhões de euros em dividendos ao Estado, segundo os dados divulgados, esta quinta-feira, pelo supervisor da banca. No Relatório do Conselho de Administração de 2020, …

Pedrógão Grande. Testemunha afirma que Câmara a aconselhou a mudar a morada fiscal

A proprietária de uma segunda habitação reconstruída após o incêndio de 2017, em Pedrógão Grande, disse esta quinta-feira que alterou a sua morada fiscal a conselho de um "senhor Bruno", da Câmara Municipal. O julgamento das …

Corrida aos combustíveis. Ciberataque a oleoduto provoca pânico nos EUA

Quase dois terços dos postos de gasolina do sudeste dos Estados Unidos registam escassez de combustível, depois de um ciberataque à maior rede de oleodutos do país ter obrigado a suspender as operações desde sexta-feira. A …

Cecília Meireles sente "enorme tristeza" por ver CDS com 1% nas sondagens

A deputada centrista abordou vários temas numa entrevista, publicada esta quinta-feira, desde a queda do CDS nas sondagens ao seu lugar de deputada na Assembleia da República. Numa entrevista à rádio Renascença e ao jornal Público, …

"Chernobyl do século XXI." Pandemia de covid-19 poderia ter sido evitada, dizem especialistas

A pandemia de covid-19 podia ter sido evitada e o mundo deve aprender com os erros que não permitiram travar a disseminação do vírus, conclui um novo relatório, divulgado esta quarta-feira. A pandemia de covid-19 poderia …

"Estamos a ver a patologia da banca. Uma patologia triste", diz CEO do Novo Banco

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, tem visto, nos últimos tempos, grandes devedores da instituição financeira a explicarem-se na comissão de inquérito, classificando o que assiste como "triste". "Estamos a ver a patologia da …