Madrasta confessa ter assassinado Gabriel Cruz

Chema Artero / EPA

Angel Cruz, pai do pequeno Gabriel, com a namorada, Ana Julia Quezada, durante uma manifestação em Almeria no dia 9 de março

A namorada do pai de Gabriel Cruz, principal suspeita do assassinato do menino de oito anos, confessou o crime e disse não ter tido cúmplices. O funeral da criança aconteceu, esta terça-feira, em Almería.

De acordo com a Cadena Ser, Ana Julia Quezada, a principal suspeita do assassinato de Gabriel Cruz, o menino de oito anos que estava desaparecido desde final de fevereiro, confessou o crime às autoridades durante um interrogatório na presença da sua advogada.

A mulher de 43 anos, de nacionalidade dominicana, admitiu que deu uma pancada na cabeça do menino com o cabo de um machado durante uma discussão, depois deste a agredir, e que, de seguida, o asfixiou. A autópsia ao corpo, encontrado no domingo na mala do carro da madrasta, já tinha concluído que a criança foi asfixiada.

Ana Julia garantiu que atuou sozinha, escondendo as roupas de Gabriel num aterro sanitário que já estava localizado pela polícia, e que é a única autora do crime. Fontes ligadas à investigação contaram ao El País que a mulher “respondeu a todas as perguntas e está a colaborar”.

O rapaz desapareceu quando saiu de casa da avó, onde estava a passar férias, para se dirigir à casa de outros familiares, a poucos metros de distância, em Las Hortichuelas, uma comunidade turística na cidade de Níjar.

As contradições nos testemunhos prestados pela namorada do pai da criança, Ángel David Cruz, já tinham levantado suspeitas. Tudo começou quando a mulher informou ter encontrado uma camisola de Gabriel num local onde já haviam sido feitas buscas. A peça de roupa estava limpa e seca, apesar de ter chovido nos dias anteriores.

Os investigadores responsáveis pelo caso decidiram então lançar o isco e a suspeita caiu. A equipa disse à madrasta que estavam muito próximos de encontrar o lugar onde estava o corpo, o que levou Ana Julia a ir ao local retirar o cadáver. Polícias à paisana conseguiram fotografá-la a retirar o corpo de uma vala, a envolvê-lo numa manta e a colocá-lo na mala do carro.

O funeral de Gabriel realizou-se, esta terça-feira, em Almería. O juiz do Tribunal de Instrução impediu a cremação do corpo para o caso de serem necessárias outras análises.

Com esta investigação, uma história do passado de Ana Julia veio à tona e levantou as suspeitas de que a mulher pode também ter assassinado a filha, em 1996. A menina, na altura com quatro anos, morreu ao cair da varanda do apartamento. As autoridades concluíram que se tinha tratado de um acidente. O caso foi agora reaberto.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hipatia, a primeira matemática da História, morreu de forma brutal (e ninguém sabe porquê)

O assassinato brutal de Hipatia está envolvo em mistério. E o enigma não é quem cometeu o crime, nem como, mas sim porquê. Em meados do primeiro milénio, uma mulher erudita foi despedaçada por uma multidão …

Freiras desviaram 500 milhões de escola católica para jogar em Las Vegas

Duas freiras norte-americanas admitiram terem desviado fundos escolares estimados em 500 milhões de dólares para realizarem viagens aos casinos de Las Vegas, anunciou na segunda-feira a arquidiocese de Los Angeles. O desvio de fundos destinados a …

Greve dos enfermeiros. “Não posso garantir” que não haja pessoas a morrer, diz bastonário

Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, esteve na segunda-feira reunido com vários diretores clínicos de hospitais afetados pela greve dos enfermeiros da área cirúrgica. À saída, foi questionado: "Pode garantir que não haja doentes a …

PJ faz buscas na Inspecção-Geral de Finanças após denúncias de subornos

Inspectores da Unidade de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária (PJ) estão a realizar buscas na Inspecção-Geral de Finanças (IGF) em Lisboa, e em instalações dos ministérios das Finanças e da Defesa e também da …

Empresa que facturou 16 milhões tem sede num casebre sem luz

Uma empresa que facturou 16 milhões de euros em 2012 tem como sede uma casa em ruínas, sem electricidade e quase sem janelas, em Mira. Suspeita-se da ligação a uma fraude fiscal com a exportação …

Bruno de Carvalho suspeito de tirar meio milhão de euros ao Sporting

Duas avultadas transferências de dinheiro, que saíram do Sporting a 24 de junho, estão sob suspeita. Estão em causa cerca de meio milhão de euros que terão sido pagos a duas construtoras. Não se sabe exatamente …

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera - a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …

Bombeiros não informaram Proteção Civil de 50% das ocorrências

O corte de relações entre os bombeiros voluntários e a Proteção Civil está a fazer-se sentir. Os bombeiros não informaram a Proteção Civil de 50% das ocorrências no país. A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) …

Funcionários públicos que continuem no ativo depois dos 70 não vão perder dinheiro

Os trabalhadores da Função Pública com mais de 70 anos que queiram continuar a trabalhar e, que para isso tenham a autorização do Estado, vão passar a receber, além do salário a que têm direito, …

Viagens podem obrigar deputados a entregar novas declarações de rendimentos

Os deputados podem ter de alterar as declarações de rendimentos para incluírem o reembolso das despesas de transporte como “rendimentos do trabalho”. A notícia foi avançada esta manhã pelo Diário de Notícias e surge depois de, …