Madrasta confessa ter assassinado Gabriel Cruz

Chema Artero / EPA

Angel Cruz, pai do pequeno Gabriel, com a namorada, Ana Julia Quezada, durante uma manifestação em Almeria no dia 9 de março

A namorada do pai de Gabriel Cruz, principal suspeita do assassinato do menino de oito anos, confessou o crime e disse não ter tido cúmplices. O funeral da criança aconteceu, esta terça-feira, em Almería.

De acordo com a Cadena Ser, Ana Julia Quezada, a principal suspeita do assassinato de Gabriel Cruz, o menino de oito anos que estava desaparecido desde final de fevereiro, confessou o crime às autoridades durante um interrogatório na presença da sua advogada.

A mulher de 43 anos, de nacionalidade dominicana, admitiu que deu uma pancada na cabeça do menino com o cabo de um machado durante uma discussão, depois deste a agredir, e que, de seguida, o asfixiou. A autópsia ao corpo, encontrado no domingo na mala do carro da madrasta, já tinha concluído que a criança foi asfixiada.

Ana Julia garantiu que atuou sozinha, escondendo as roupas de Gabriel num aterro sanitário que já estava localizado pela polícia, e que é a única autora do crime. Fontes ligadas à investigação contaram ao El País que a mulher “respondeu a todas as perguntas e está a colaborar”.

O rapaz desapareceu quando saiu de casa da avó, onde estava a passar férias, para se dirigir à casa de outros familiares, a poucos metros de distância, em Las Hortichuelas, uma comunidade turística na cidade de Níjar.

As contradições nos testemunhos prestados pela namorada do pai da criança, Ángel David Cruz, já tinham levantado suspeitas. Tudo começou quando a mulher informou ter encontrado uma camisola de Gabriel num local onde já haviam sido feitas buscas. A peça de roupa estava limpa e seca, apesar de ter chovido nos dias anteriores.

Os investigadores responsáveis pelo caso decidiram então lançar o isco e a suspeita caiu. A equipa disse à madrasta que estavam muito próximos de encontrar o lugar onde estava o corpo, o que levou Ana Julia a ir ao local retirar o cadáver. Polícias à paisana conseguiram fotografá-la a retirar o corpo de uma vala, a envolvê-lo numa manta e a colocá-lo na mala do carro.

O funeral de Gabriel realizou-se, esta terça-feira, em Almería. O juiz do Tribunal de Instrução impediu a cremação do corpo para o caso de serem necessárias outras análises.

Com esta investigação, uma história do passado de Ana Julia veio à tona e levantou as suspeitas de que a mulher pode também ter assassinado a filha, em 1996. A menina, na altura com quatro anos, morreu ao cair da varanda do apartamento. As autoridades concluíram que se tinha tratado de um acidente. O caso foi agora reaberto.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Famílias numerosas queixam-se de disparidades no preço da água consumida

A Associação Portuguesa das Famílias Numerosas queixou-se da diferença no preço da água consumida consoante o município onde se vive e o número de pessoas do agregado familiar. Na quarta edição do estudo sobre a água …

Costa condiciona extensão do Brexit para além de 23 de maio à aprovação do acordo

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu esta quinta-feira que uma extensão do Brexit para além de 23 de maio implica a ratificação do Acordo de Saída pelo Parlamento britânico ou a realização de eleições europeias no …

Ter avós, tios ou primos com Alzheimer influencia risco de desenvolver a doença

Ter avós, tios ou primos com Alzheimer aumenta a probabilidade de desenvolver a doença, concluiu um estudo recente que avaliou a história familiar de mais de 280 mil pessoas. Na última década, vários estudos indicaram a …

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou a nova lei da paridade (mas com alguns parêntesis)

O Presidente da República promulgou a nova Lei da Paridade. A lei estabelece que as listas para a Assembleia da República, para o Parlamento Europeu e para as autarquias locais têm de assegurar a representação …

Cientistas descobrem o que provocou três eras glaciais na Terra

Cientistas estadunidenses calcularam que um evento geológico repetido deu origem às três últimas eras glaciais no nosso planeta, a última das quais ainda mantém o seu gelo nas regiões polares. Segundo a revista Science, a responsável …

A Terra pode guardar um Oumuamua no seu interior

Uma parte da terra que pisamos poderia vir, literalmente, de outras regiões da galáxia - áreas muito distantes do local onde o planeta está localizado e que para chegar até aqui teriam que viajar anos-luz …

Há um planeta mais próximo da Terra do que Vénus

A partir do Sol, a ordem dos primeiros planetas começa com Mercúrio, depois Vénus e depois a Terra. Então, Vénus é o planeta mais próximo do nosso? A resposta é: depende. Uma equipa de cientistas acaba …

O fim das consolas está à vista. Google lança serviço de videojogos na "nuvem"

A Google apresentou o seu novo serviço de jogos na "nuvem", Stadia, na Game Developers Conference (GDC), em São Francisco. O serviço não precisa de nenhuma consola e pode ser jogado em qualquer plataforma. O CEO …

Câmaras escondidas em hotéis filmavam hóspedes sem consentimento

O escândalo foi revelado na Coreia do Sul, onde dois homens foram presos por esconder câmaras em hotéis, que transmitiam as imagens em direto para um site, onde havia quem pagasse dinheiro para ver as …

Mesquita Nunes quer ser feliz (e que haja espaço nos partidos para quem tem vida profissional)

Adolfo Mesquita Nunes defende que "tem de haver espaço nos partidos para quem tem vida profissional". O antigo vice-presidente do CDS/PP apresentou a sua demissão do partido para assumir funções na administração da Galp. "Tem a …