A artista cancelou o concerto deste domingo, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, o quinto de oito consecutivos na capital portuguesa, porque precisava de “descansar”.
“Lamentamos informar que Madonna não poderá atuar esta noite. O concerto da Madame X, agendado para hoje, no Coliseu de Lisboa, foi cancelado. O reembolso deverá ser solicitado no ponto de venda onde adquiriu os bilhetes a partir do dia 21 de janeiro às 13h00. Os bilhetes comprados online (bol.pt, coliseu.pt e everythingisnew.pt), receberão indicação de reembolso via e-mail. Os compradores de Pacotes de Hotel serão contactados pela Event Travel. Lamentamos a deceção dos fãs”, pode ler-se na mensagem da Everything is New, publicada cerca de hora e meia antes da abertura de portas.
A Lusa tentou, sem sucesso, contactar a promotora para saber se os concertos de terça, quarta e quinta-feira também seriam afetados. Entretanto, a artista norte-americana está a “fazer figas” para que isso não aconteça, como se pode ler na publicação que fez no Instagram.
“Obrigada mais uma vez, Lisboa! Desculpem ter de cancelar o concerto esta noite, mas tenho de ouvir o meu corpo e descansar! Encontramo-nos na terça-feira, a fazer figas!”, cita o jornal Público.
Porém, em declarações ao diário, Álvaro Covões, da Everything is New, confirmou que as três datas seguintes se mantêm.
A digressão “Madame X” chegou à Europa no passado dia 12, com 37 concertos em Lisboa, Londres e Paris agendados até ao final de março, depois de ter passado por palcos nos Estados Unidos, onde houve problemas de produção no arranque e cancelamentos no final por lesão da cantora.
Além do jovem guitarrista português Gaspar Varela, bisneto de Celeste Rodrigues, a digressão conta ainda com a trompetista portuguesa Jessica Pina, os percussionistas Carlos Mil-Homens e Miroca Paris e o grupo feminino cabo-verdiano Batukadeiras.
Tanto o novo álbum como esta digressão são assumidamente influenciados, criativamente, pela vivência de Madonna em Lisboa nos últimos anos, onde contactou com a cultura lusófona e latina. Feito com a colaboração do produtor francês Mirwais, o álbum inclui colaborações com a cantora brasileira Anitta e o músico colombiano Maluma.
Nos concertos, que decorrem em salas mais pequenas e intimistas, Madonna desenhou um alinhamento que inclui alguns temas novos, como “God Control” e “I Rise”, mas também material antigo com “Express Yourself”, interpretado ‘a capella’, “American Life” e “Papa don’t preach”.
A primeira vez que Madonna atuou em Portugal foi em 2004, quando fechou em Lisboa a “Re-Invention Tour”. No ano seguinte, a artista atuou em Lisboa na cerimónia dos prémios europeus de música da MTV, tendo regressado à capital em 2008. Em 2012, atuou no Estádio Cidade de Coimbra.
ZAP // Lusa