Madeira vai fazer vacinação massiva de pessoas ligadas ao turismo

A Madeira vai avançar na quinta-feira com a vacinação massiva de pessoas ligadas ao turismo porque as “perspetivas” são que a situação “comece a correr bem” em Junho para a região, disse esta quarta-feira o presidente do Governo Regional.

“Vamos fazer um esforço monumental no sentido de, ao longo deste mês, fazermos uma vacinação intensiva do pessoal ligado à hotelaria, animação turística, restauração, táxis, transportes”, declarou Miguel Albuquerque à margem da visita que efetuou ao Jardim Botânico da Madeira, que foi alvo de investimentos.

O chefe do executivo madeirense de coligação PSD/CDS adiantou que este processo, que vai começar “pelo pessoal da linha da frente” do sector, deve “abranger mais de 40 mil pessoas”, enunciando que cerca de 20 mil estão ligadas à hotelaria e restauração.

Um dos primeiros segmentos a ser vacinado será os carreiros do Monte, os homens que deslizam com os tradicionais carros de cesto, um dos principais atrativos turísticos da Madeira, que reiniciaram esta semana a sua atividade.

“Temos de aguardar a decisão que o Reino Unido vai tomar em junho, mas as perspetivas [do turismo] é que comece a correr bem para a Madeira” nesse mês, apontou o governante insular.

Questionado sobre a possibilidade de alargamento das medidas restritivas delineadas para combater a pandemia da covid-19, considerou as que foram tomadas em 26 de abril e entraram em vigor às 00h de 2 de Maio, têm corrido bem e que os “empresários e a população estão a cumprir” as regras definidas.

“Se continuarmos assim temos hipótese de ir melhorando a situação de restrição”, sublinhou, ressalvando ser necessário aguardar os resultados de dois ciclos de incubação (14 dias).

O Governo da Madeira anunciou em 26 de abril alargar o recolher obrigatório para o período entre as 23h e as 05h, incluindo aos fins-de-semana, a partir das 00h de 2 de maio.

Antes, a medida vigorava na região entre as 19h e as 5h durante a semana e entre as 18h e as 5h aos fins-de-semana e feriados.

Na altura, anunciou também que “residentes, estudantes e emigrantes – que entram na região por via aérea – mantêm a dupla testagem ao quinto dia, suspendendo-se a necessidade de isolamento profilático entre os dois testes”.

Os restaurantes e bares passaram a poder estar abertos até às 22h com uma lotação até 50%, com cinco pessoas por mesa, não sendo permitido nos bares “beber ao balcão ou de pé”.

Antes, a restauração, tal como as outras atividades comerciais, encerravam durante a semana às 18h e aos fins-de-semana às 17h, sendo que o horário de entrega de refeições ao domicílio decorre até às 22h, todos os dias.

Em relação a festas de casamentos e batizados, o Governo Regional impôs que a ocupação dos recintos corresponda a 50% da sua capacidade, medida também aplicada aos supermercados e lojas comerciais, bem como aos ginásios, onde passam a ser permitidas aulas de grupo no interior até cinco pessoas.

Por outro lado, os veículos utilizados em atividades de turismo passaram a poder transportar 100% da sua lotação, caso todos os ocupantes tenham sido vacinados ou sejam recuperados da doença covid-19, regra que também se aplica aos operadores marítimo-turísticos.

Em caso contrário, permanece o limite de dois terços da capacidade.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Europa sem barreiras". Costa assina certificado digital que começa a ser emitido já esta semana

O primeiro-ministro, António Costa, considerou hoje que o certificado covid-19 da União Europeia (UE) para facilitar a circulação cria uma “oportunidade de viajar em liberdade e em segurança”, avisando que se devem manter algumas “normas …

Debandada de ingleses não fez baixar os preços no Algarve (que até podem subir)

Os preços dos alojamentos no Algarve não baixaram, apesar da debandada de turistas ingleses após Portugal ter saído da lista verde do Reino Unido. Ainda assim, a taxa de ocupação chegou mesmo aos 85% em vários …

Segurança Social transferiu 788 mil euros por engano. Conta de desempregado bloqueada

A Segurança Social enganou-se e transferiu 788 mil euros para a conta de um beneficiário de subsídio de desemprego. A transferência fez disparar alerta no sistema bancário, dando origem a processo por abuso de confiança …

Djokovic vence em Roland Garros, mas Tsitsipas teve uma palavra a dizer

O tenista sérvio Novak Djokovic impôs-se ao grego Stefanos Tsitsipas na final de Roland Garros e conquistou, pela segunda vez na carreira, o título do segundo 'major' da temporada, que terminou hoje em Paris. O número …

Boris Johnson deverá anunciar hoje adiamento do desconfinamento em Inglaterra

A última fase de desconfinamento estava prevista para 21 de junho, mas deverá ser adiada para 19 de julho em Inglaterra. O primeiro-ministro britânico deverá anunciar a decisão oficial em conferência de imprensa. O desconfinamento em …

Variante Delta deverá tornar-se dominante em Portugal (mas “não há razões para alarme")

A variante Delta está a crescer exponencialmente no Reino Unido. Em Portugal também já há "transmissão comunitária" e devido à elevada capacidade de transmissão é provável que este número cresça. Conhecida como Delta, a nova variante …

Sporting vence na Luz e sagra-se campeão português de futsal

O Sporting sagrou-se hoje campeão português de futsal pela 16.ª vez, ao vencer em casa do Benfica, que defendia o título, por 6-2, no quarto jogo da final. Pauleta (10 minutos), Tomás Paço (10), Pany Varela …

Centro-esquerda vence eleições regionais no Chile e conquista capital

O centro-esquerda chileno foi o grande vencedor da segunda volta das eleições regionais de domingo, conquistando a maioria dos cargos de governador, incluindo o de Santiago do Chile, quando estão contados 99,9% dos votos. A coligação …

Benfica perto de fechar contratação de Nzonzi pela mão de Rui Pedro Braz

O Benfica está muito perto de garantir a contratação de Steven Nzonzi à AS Roma. O campeão do mundo pertence aos quadros do emblema italiano, embora esta época tenha estado emprestado ao Rennes. Rui Pedro Braz …

"Vacinação dos 30 aos 39 anos começa na próxima semana"

Em mais um comentário semanal no Jornal da Noite da SIC, Luís Marques Mendes voltou a colocar em cima da mesa os assuntos que tiveram maior destaque ao longo da última semana. O ex-deputado voltou a …