Madeira cria “bolsas” com limite de 5 pessoas para assistir ao fogo de artifício

Wolf Meusel / Wikimedia

Mais de duas mil “bolsas” onde poderão estar até cinco pessoas a assistir ao espetáculo de fogo de artifício da noite da passagem do ano vão ser criadas na Madeira, foi esta segunda-feira anunciado.

“É garantido o espetáculo de fogo de artifício no dia 31 de dezembro”, disse o secretário regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, na conferência de imprensa de apresentação da operação deste cartaz turístico da Madeira, este ano condicionado a regras e orientações sanitárias devido à pandemia de covid-19.

O Governo Regional apela aos madeirenses para que vejam o espetáculo em casa, mas, nessa impossibilidade, definiu 2.060 “bolsas” onde poderão estar um máximo de cinco pessoas, de preferência familiares, num total de 10.300 pessoas.

Estes espaços delimitados serão montados na Praça CR7, na Avenida Sá Carneiro, na Marina do Funchal, na Praça do Povo, na Avenida do Mar e nos miradouros da Nazaré, Pico dos Barcelos e das Neves.

Os que ficam em casa poderão ver o espetáculo pirotécnico através da RTP/Madeira, nas contas do Governo Regional nas redes sociais, no canal digital Na Minha Terra e no canal de rádio 97.8 FM, onde poderá ser ouvida a banda sonora do espetáculo.

Eduardo Jesus salientou que o uso de máscara é obrigatório, assim como o distanciamento. Não são permitidos ajuntamentos e cumprimentos de saudação.

Entre 20 a 25 mil pessoas

O responsável pelo turismo da Madeira adiantou que deverão estar na região entre 20 e 25 mil pessoas na passagem do ano entre estudantes regressados do continente, emigrantes e turistas. Na baía do Funchal estarão 3 paquetes com 1.400 pessoas e os bares na cidade do Funchal funcionarão até às 24 horas no dia 30 e até às 1h00 na noite de 31 para 1.

O espetáculo pirotécnico deste ano, a cargo da empresa Henrique Costa e Filhos, foi adjudicado por 980 mil euros e envolve 59 postos de lançamento de fogo, 57 na ilha da Madeira e dois na ilha do Porto Santo.

Dos 57, 27 localizam-se no anfiteatro da baía do Funchal, 25 à beira-mar no cais 8 e cinco em plataformas marítimas. O espetáculo este ano será de oito minutos, mas terá uma contagem regressiva, começando cinco minutos antes da meia-noite de forma a preparar a assistência para a passagem de ano.

“Este ano é um ano excecional e o espetáculo decorrerá também de forma excecional, estando a sua boa concretização dependente da responsabilidade individual e coletiva“, observou o secretário regional.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …

Barcelona: Cruyff afasta-se e perder com o Benfica seria "um drama"

Ronald Koeman até poderá sair mas não será Jordi Cruyff a substituir o seu compatriota. O Barcelona atravessa uma fase perturbada, já há algum tempo, mas o panorama financeiro piorou o cenário fora de campo e …

Casa Branca oferece "telefonema educativo" a Nicki Minaj para acalmar apreensões sobre a vacina

Depois de um tweet de Nicki Minaj se ter tornado viral por associar a vacina contra a covid-19 à impotência, a Casa Branca convidou a rapper para um telefonema com especialistas para esclarecerem as suas …