Madeira avança com casas para realojamento mesmo sem financiamento do Estado

Gregório Cunha / EPA

-

O Governo da Madeira vai avançar com a construção de 30 fogos em São Gonçalo, Funchal, para realojar algumas das famílias que perderam a casa nos incêndios da semana passada, mesmo que o Estado português não financie o projeto.

“Vamos tentar obter parte do financiamento a nível nacional. Mas, independentemente, venha financiamento ou não venha financiamento, isto vai ser para construir e é 2,5 milhões de euros”, afirmou Miguel Albuquerque, durante uma visita ao terreno, junto ao Bairro Social de São Gonçalo.

Albuquerque sublinhou que, relativamente aos incêndios, a “grande preocupação” do Governo Regional foi sempre as pessoas.

“Como sabem, em menos de uma semana fizemos o realojamento provisório de mais de 180 pessoas“, disse, salientando que agora se passou à “segunda fase, que é a construção rápida de habitação social, para também atribuir habitações definitivas a parte dessas famílias”.

O concurso público para a construção destes 30 fogos tem lançamento previsto para outubro, devendo as obras ter início em fevereiro de 2017.

Para além de São Gonçalo, o chefe do executivo madeirense visitou esta manhã um acesso à via-rápida onde decorreram obras de consolidação das escarpas e também esteve no Hospital dos Marmeleiros e no Hospital Dr. João de Almada, na zona do Monte, que foram evacuados durante os incêndios.

“A evacuação destes dois hospitais é um paradigma, um exemplo de eficácia e de planeamento”, afirmou Miguel Albuquerque, depois de ter percorrido todas as enfermarias a fim de agradecer o trabalho “muito bem feito e eficaz” do pessoal no decurso da operação.

Na madrugada de terça-feira, 09 de agosto, 180 doentes foram retirados do Hospital dos Marmeleiros no espaço de duas horas.

No Hospital Dr. João de Almada, 185 doentes foram transferidos em menos de duas horas na tarde desse dia, quando as chamas já rodeavam o edifício.

Os doentes foram encaminhados para o Hospital Central do Funchal, para o Regimento de Guarnição 3 e para a Escola Horácio Bento de Gouveia, que foi construída de modo a servir como hospital em situação de catástrofe.

“Nestas situações é preciso ter alguma serenidade”, afirmou Miguel Albuquerque, lembrando que a experiência adquirida no passado faz com que a abordagem aos eventos seja agora “muito mais profissional e muito mais eficaz”.

Os incêndios que fustigaram a Madeira na semana passada afetaram sobretudo o concelho do Funchal, onde fizeram três mortos e um ferido grave, centenas de desalojados e deslocados, bem como prejuízos em bens públicos e privados avaliados pela câmara municipal em cerca de 61 milhões de euros.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rio alerta para "claro divórcio entre a sociedade portuguesa e os partidos políticos"

O presidente do PSD, Rui Rio, disse ontem, em Paredes, no distrito do Porto, haver "um divórcio entre a sociedade e os partidos", defendendo que só uma maior "abertura" das estruturas às "pessoas" pode inverter …

Megaoperação de combate à pedofilia detém mais de 30 pessoas

Mais de 30 pessoas foram detidas em onze países no âmbito de uma megaoperação de combate à pornografia infantil realizada pela Europol e pela polícia nacional de Espanha, país onde foram presos mais de metade …

Grandes hotéis acusados de ignorar tráfico sexual. Queixa em grupo relata casos de 13 mulheres

Uma ação judicial deu entrada segunda-feira em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos (EUA), com vários grandes grupos hoteleiros a serem acusados de lucrar com o tráfico sexual, ignorando os crimes e os danos nas vítimas. Segundo …

Líder da Birmânia, Suu Kyi, vai a Haia defender o país de acusação de genocídio

A líder birmanesa Aung San Suu Kyi decidiu comparecer perante o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) para defender o seu país da acusação de genocídio contra a minoria muçulmana rohingya, durante uma audiência de três …

Impeachment. Democratas preparam-se para avançar com duas acusações formais contra Trump

Os democratas estarão a planear apresentar esta terça-feira dois artigos de impeachment que acusam Donald Trump de abuso de poder e obstrução do Congresso. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o Comité …

Esquema de venda de droga na darkweb. Fortuna em bitcoins fica nas mãos do Estado

Pedro e Rita vendiam droga para todo o mundo na darkweb. Agora, a fortuna em bitcoins acabou por ficar nas mãos do Estado. Pedro, um engenheiro informático, e Rita, uma web designer, montaram um esquema para …

CDS e PAN querem regime protetor do denunciante no combate à corrupção

CDS e PAN vão apresentar propostas no combate à corrupção que tem sido discutido desde segunda-feira. Os partidos querem um regime protetor do denunciante. Numa iniciativa de combate à corrupção, o CDS e o PAN vão …

Morreu Marie Fredriksson, vocalista dos Roxette

A cantora sueca Marie Fredriksson, dos Roxette, morreu segunda-feira aos 61 anos, anunciou esta terça-feira a sua manager em comunicado. Marie Fredriksson, vocalista e co-fundadora da banda Roxette, faleceu esta segunda-feira, aos 61 anos. A morte …

Taxa de sucesso no ensino profissional atinge os 63%. É o valor mais alto de sempre

No ano letivo de 2017/2018, 63% dos alunos inscritos no ensino profissional concluíram os seus cursos no tempo previsto, mais dez pontos percentuais do que quatro anos antes, avança o jornal Público. De acordo com um …

Regra para filhos de pais separados em casas alternadas divide partidos

A lei já prevê que os filhos de pais separados possam ficar em residência alternada se o tribunal assim o decidir. Porém, as regras não são claras e vai ser discutida a melhor forma de …