Macron ultrapassa Le Pen nas sondagens pela primeira vez

Christophe Petit Tesson / EPA

Emmanuel Macron

Emmanuel Macron

O candidato sócio-liberal Emmanuel Macron ultrapassou pela primeira vez nas intenções de voto para a primeira volta das eleições presidenciais francesas a líder da extrema-direita, Marine le Pen, segundo uma sondagem da Harris Interactive divulgada esta quinta-feira.

Emmanuel Macron, que nas últimas semanas recebeu o apoio de figuras centristas e inclusive de personalidades socialistas, conseguiria 26% dos votos na primeira volta, que está programada para 23 de abril, seis pontos percentuais a mais que há duas semanas.

De acordo com o instituto demoscópico que realizou esta sondagem encomendada pela televisão pública francesa e divulgada hoje, Marine Le Pen passaria para a segunda posição com 25% dos votos, a mesma percentagem do levantamento divulgado em fevereiro.

O líder conservador François Fillon, afetado pelo escândalo que o persegue há seis semanas por supostamente ter conseguido um emprego fantasma para a sua mulher na Assembleia Nacional, perderia mais um ponto percentual e ficaria com 20%.

Atrás dele estão o socialista Benoît Hamon (13%), o líder da esquerda radical Jean-Luc Mélenchon (12%) e o defensor da soberania Nicolas Dupont-Aignan (3%).

Quanto à segunda volta, a Harris Interactive prevê, como todas as últimas sondagens, uma ampla vitória do ex-ministro da Economia do presidente socialista François Hollande no dia 7 de maio, neste caso ainda mais avassaladora.

Macron obteria 65% dos votos (cinco pontos percentuais a mais que em fevereiro), frente à presidente da Frente Nacional, que ficaria com 35% (cinco pontos a menos).

De acordo com outra sondagem divulgada ontem pela revista “L’Obs”, 64% dos franceses estão incomodados com a ideia de Le Pen chegar à segunda volta das presidenciais, o que demonstra o potencial de mobilização para impedir que a líder da FN chegue ao poder.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Rio continua "em ponderação" e não anunciará qualquer decisão na quarta-feira

A Comissão Política Nacional do PSD vai reunir-se na próxima quarta-feira, mas o presidente do partido não falará ainda publicamente sobre o seu futuro político e continua “em ponderação”, disse à Lusa fonte oficial social-democrata. Segundo …

Ministério nega "situação anómala" de alunos ainda sem professores

Milhares de alunos continuam sem professores um mês depois de as aulas terem começado e o Ministério da Educação diz não ter sido informado de qualquer “situação anómala ou de uma falta sistémica de docentes”. Ainda …

Gage Skidmore

John Bolton denunciou pressão sobre a Ucrânia dois meses antes de sair da Casa Branca

John Bolton, o antigo conselheiro de Segurança Nacional norte-americano que saiu do cargo em setembro em confronto com Donald Trump, fez saber aos advogados da Casa Branca, em julho, que estava em curso uma campanha …

Homem que violava e trancava mulher sem comida tinha sido absolvido do mesmo crime

Um homem de 38 anos que ficou em prisão preventiva por suspeitas de crimes de violência doméstica agravada, violação e sequestro agravado contra a companheira, já tinha sido absolvido antes pela prática do mesmo crime …

Portugal é dos países da UE que mais progrediram na igualdade de género

Portugal está a progredir para uma plena igualdade de género mais rapidamente do que a média da União Europeia, revela o Instituto Europeu para a Igualdade de Género, que coloca o país em 16.º posição, …

"Sem água potável e a urinar em latas". Assim vivem os seguranças dos jogadores do Real Madrid

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) de Espanha, um sindicato operário, denuncia as "péssimas condições" laborais dos seguranças que fazem vigilância a alguns jogadores do Real Madrid, nas suas moradias particulares. "Não há 'guaritas' de vigilância …

Ricardo Serrão Santos vai ser o novo ministro do Mar

O ex-eurodeputado socialista Ricardo Serrão Santos vai ser o novo ministro do Mar, no executivo de António Costa. A notícia foi avançada pela Antena Um/Açores e confirmada pelo Diário de Notícias.  Doutorado em Biologia pela Universidade …

Ex-presidente da Câmara da Covilhã começa a ser julgado por peculato

O antigo presidente da Câmara da Covilhã e também ex-vice-presidente do partido Aliança começa, esta terça-feira, a ser julgado em Castelo Branco, acusado de peculato e prevaricação. A SIC noticiou no fim-de-semana de 16 e 17 …

Dois anos depois dos fogos, há mais de 200 casas excluídas do processo de reconstrução

Dois anos depois dos incêndios na zona centro do país, mais de 200 casas de primeira habitação continuam excluídas do processo de reconstrução. Apesar de as obras estarem licenciadas, as habitações foram chumbadas pela Comissão de …

Professor que pediu dinheiro emprestado para se inscrever como candidato é o novo Presidente da Tunísia

Kais Saied, um professor de Direito reformado, conservador e visto como um homem intocado por qualquer suspeita de corrupção, vai ser o próximo Presidente da Tunísia, segundo os resultados à boca das urnas publicados na …