Macron ultrapassa Le Pen nas sondagens pela primeira vez

Christophe Petit Tesson / EPA

Emmanuel Macron

Emmanuel Macron

O candidato sócio-liberal Emmanuel Macron ultrapassou pela primeira vez nas intenções de voto para a primeira volta das eleições presidenciais francesas a líder da extrema-direita, Marine le Pen, segundo uma sondagem da Harris Interactive divulgada esta quinta-feira.

Emmanuel Macron, que nas últimas semanas recebeu o apoio de figuras centristas e inclusive de personalidades socialistas, conseguiria 26% dos votos na primeira volta, que está programada para 23 de abril, seis pontos percentuais a mais que há duas semanas.

De acordo com o instituto demoscópico que realizou esta sondagem encomendada pela televisão pública francesa e divulgada hoje, Marine Le Pen passaria para a segunda posição com 25% dos votos, a mesma percentagem do levantamento divulgado em fevereiro.

O líder conservador François Fillon, afetado pelo escândalo que o persegue há seis semanas por supostamente ter conseguido um emprego fantasma para a sua mulher na Assembleia Nacional, perderia mais um ponto percentual e ficaria com 20%.

Atrás dele estão o socialista Benoît Hamon (13%), o líder da esquerda radical Jean-Luc Mélenchon (12%) e o defensor da soberania Nicolas Dupont-Aignan (3%).

Quanto à segunda volta, a Harris Interactive prevê, como todas as últimas sondagens, uma ampla vitória do ex-ministro da Economia do presidente socialista François Hollande no dia 7 de maio, neste caso ainda mais avassaladora.

Macron obteria 65% dos votos (cinco pontos percentuais a mais que em fevereiro), frente à presidente da Frente Nacional, que ficaria com 35% (cinco pontos a menos).

De acordo com outra sondagem divulgada ontem pela revista “L’Obs”, 64% dos franceses estão incomodados com a ideia de Le Pen chegar à segunda volta das presidenciais, o que demonstra o potencial de mobilização para impedir que a líder da FN chegue ao poder.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …