Macron ultrapassa Le Pen nas sondagens pela primeira vez

Christophe Petit Tesson / EPA

Emmanuel Macron

Emmanuel Macron

O candidato sócio-liberal Emmanuel Macron ultrapassou pela primeira vez nas intenções de voto para a primeira volta das eleições presidenciais francesas a líder da extrema-direita, Marine le Pen, segundo uma sondagem da Harris Interactive divulgada esta quinta-feira.

Emmanuel Macron, que nas últimas semanas recebeu o apoio de figuras centristas e inclusive de personalidades socialistas, conseguiria 26% dos votos na primeira volta, que está programada para 23 de abril, seis pontos percentuais a mais que há duas semanas.

De acordo com o instituto demoscópico que realizou esta sondagem encomendada pela televisão pública francesa e divulgada hoje, Marine Le Pen passaria para a segunda posição com 25% dos votos, a mesma percentagem do levantamento divulgado em fevereiro.

O líder conservador François Fillon, afetado pelo escândalo que o persegue há seis semanas por supostamente ter conseguido um emprego fantasma para a sua mulher na Assembleia Nacional, perderia mais um ponto percentual e ficaria com 20%.

Atrás dele estão o socialista Benoît Hamon (13%), o líder da esquerda radical Jean-Luc Mélenchon (12%) e o defensor da soberania Nicolas Dupont-Aignan (3%).

Quanto à segunda volta, a Harris Interactive prevê, como todas as últimas sondagens, uma ampla vitória do ex-ministro da Economia do presidente socialista François Hollande no dia 7 de maio, neste caso ainda mais avassaladora.

Macron obteria 65% dos votos (cinco pontos percentuais a mais que em fevereiro), frente à presidente da Frente Nacional, que ficaria com 35% (cinco pontos a menos).

De acordo com outra sondagem divulgada ontem pela revista “L’Obs”, 64% dos franceses estão incomodados com a ideia de Le Pen chegar à segunda volta das presidenciais, o que demonstra o potencial de mobilização para impedir que a líder da FN chegue ao poder.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

O falecido George Solitário, última tartaruga da sua espécie, pode ter parentes vivos

Uma expedição científica encontrou, em Galápagos, uma tartaruga com uma alta carga genética da espécie a que pertenceu o famoso George Solitário. Em 2012, uma tartaruga gigante, conhecida como George Solitário, faleceu com 100 anos. A …

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …