Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos ‘online’, visto que estes permitem gravação.

Segundo noticiou a Sábado, Fernando Lima cancelou as eleições previstas para 06 de junho, com uma nova data dependente da evolução do surto.

Devido ao confinamento obrigatório, algumas lojas têm realizado sessões virtuais, através do Skype, Zoom ou o Microsoft teams. Foram agora proibidos os rituais nessas sessões, que devem manter-se “estritamente no âmbito das relações fraternas e de amizade”.

De acordo com a comunicação que Fernando Lima enviou aos maçons, e a que a Sábado teve acesso, “tais plataformas procedem à gravação de som e imagem de todas as sessões que nela decorrem”.

“Os encontros virtuais de Obreiros de uma Oficina devem manter-se estritamente no âmbito das relações fraternas e de amizade, não se devendo, em caso algum, seguir qualquer Ritual, usar paramentos, referir cargos ou nomes simbólicos”, frisou a nota.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.