Macintosh completa 30 anos

Stefan Schlautmann/Flickr

Macintosh 128k, o primeiro computador da família Mac, foi lançado em 1984

Macintosh 128k, o primeiro computador da família Mac, foi lançado em 1984

Há 30 anos a Apple apresentava ao mundo o seu primeiro Macintosh. O computador tinha apenas 128k de memória RAM e custava cerca de 1800 euros. 

Comparado com os modelos actuais, o primogénito da família Mac parece feio e ineficiente, mas o lançamento da máquina significou um passo gigantesco para a informática pessoal da época.

Antes mesmo do lançamento do primeiro Apple Macintosh, a empresa já vendia o Apple Lisa, um computador que trazia inovações (como o uso do rato, por exemplo), mas que custava 10 mil dólares. A meta original da empresa era lançar um Mac que pudesse ser vendido por 500 dólares.

Mas o revolucionário Steve Jobs não queria fazer um simples PC, queria transformar o Mac no “computador perfeito”. E conseguiu.

Nas últimas três décadas, a Apple não parou de inovar e lançar novos dispositivos. Além de mudar o foco da informática para o conceito de mobilidade, com a criação do iPod, iPhone e iPad, a companhia não deixou de lado a linha de Macs.

O ano passado a empresa lançou a versão mais recente do seu modelo desktop, que não se parece em nada com o seu ancestral.

Para comemorar o aniversario, a Apple preparou um vídeo sobre a história e evolução do Mac, veja-o aqui:

 

Adriano Padilha, ZAP

 

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.