Comer maçãs pode ajudar a estimular a produção de novos neurónios

“Uma maça por dia, nem sabe o bem que lhe fazia”. Afinal, o velho ditado pode estar certo. Uma equipa de cientistas realizou um estudo em ratos e percebeu que os químicos presentes nesta fruta auxiliam na neurogénese e protegem contra a morte celular.

Como refere o ABC, além da sabedoria popular, existem muitos estudos que apontam para os benefícios das maçãs, mas agora a ciência vem corroborar os mitos.

Os compostos naturais encontrados no “fruto proibido” podem ajudar a estimular a produção de novos neurónios, o que pode ter implicações na aprendizagem e na memória, indica o estudo publicado na revista Stem Cell Reports.



Estudos realizados anteriormente já tinham demonstrado que fitonutrientes vegetais como o resveratrol (que é encontrado nas uvas vermelhas) ou a epigalocatequina (presente no chá verde) podem ter efeitos positivos em diferentes partes do corpo, incluindo no cérebro.

Agora, os investigadores Tara Louise Walker e Gerd Kempermann descobriram que as altas concentrações de fitonutrientes nas maçãs estimulam a geração de novas células cerebrais, um processo chamado neurogénese.

Para chegar a esta conclusão, a equipa cultivou células-tronco cerebrais de ratos em laboratório, às quais foram adicionados quercetina ou ácido diidroxibezóico (DHBA), fitonutrientes comummente encontrados em maçãs.

Desta forma a equipa observou que os cérebros dos ratos começaram a gerar mais neurónios e que também estavam mais protegidos contra a morte celular.

Outros testes realizados posteriormente mostraram que em diferentes estruturas do cérebro adulto dos ratos, associadas à aprendizagem e à memória, as células-tronco multiplicaram-se e geraram mais neurónios quando os animais receberam altas doses de quercetina.

No estudo, os efeitos na neurogénese foram comparáveis ​​aos observados após o exercício físico – conhecido por também ajudar a formar novos neurónios.

“Este estudo sugere que compostos de ocorrência natural em frutas, como quercetina, DHBA e, potencialmente, outros, podem agir para promover a neurogénese e a função cerebral quando administrados em altas concentrações”, afirmam os investigadores.

Ainda assim, os cientistas realçam que são necessários mais estudos para provar que esses fitonutrientes podem ajudar a melhorar a aprendizagem e a função cognitiva noutros animais, incluindo em humanos.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

NASA regressa a Vénus para perceber se o planeta já foi habitável no passado

A NASA está a regressar a Vénus para aprender como é que o planeta se tornou um deserto quente e venenoso — e se o planeta já foi habitável no passado. A NASA está finalmente a …

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …