Comer maçãs pode ajudar a estimular a produção de novos neurónios

“Uma maça por dia, nem sabe o bem que lhe fazia”. Afinal, o velho ditado pode estar certo. Uma equipa de cientistas realizou um estudo em ratos e percebeu que os químicos presentes nesta fruta auxiliam na neurogénese e protegem contra a morte celular.

Como refere o ABC, além da sabedoria popular, existem muitos estudos que apontam para os benefícios das maçãs, mas agora a ciência vem corroborar os mitos.

Os compostos naturais encontrados no “fruto proibido” podem ajudar a estimular a produção de novos neurónios, o que pode ter implicações na aprendizagem e na memória, indica o estudo publicado na revista Stem Cell Reports.

Estudos realizados anteriormente já tinham demonstrado que fitonutrientes vegetais como o resveratrol (que é encontrado nas uvas vermelhas) ou a epigalocatequina (presente no chá verde) podem ter efeitos positivos em diferentes partes do corpo, incluindo no cérebro.

Agora, os investigadores Tara Louise Walker e Gerd Kempermann descobriram que as altas concentrações de fitonutrientes nas maçãs estimulam a geração de novas células cerebrais, um processo chamado neurogénese.

Para chegar a esta conclusão, a equipa cultivou células-tronco cerebrais de ratos em laboratório, às quais foram adicionados quercetina ou ácido diidroxibezóico (DHBA), fitonutrientes comummente encontrados em maçãs.

Desta forma a equipa observou que os cérebros dos ratos começaram a gerar mais neurónios e que também estavam mais protegidos contra a morte celular.

Outros testes realizados posteriormente mostraram que em diferentes estruturas do cérebro adulto dos ratos, associadas à aprendizagem e à memória, as células-tronco multiplicaram-se e geraram mais neurónios quando os animais receberam altas doses de quercetina.

No estudo, os efeitos na neurogénese foram comparáveis ​​aos observados após o exercício físico – conhecido por também ajudar a formar novos neurónios.

“Este estudo sugere que compostos de ocorrência natural em frutas, como quercetina, DHBA e, potencialmente, outros, podem agir para promover a neurogénese e a função cerebral quando administrados em altas concentrações”, afirmam os investigadores.

Ainda assim, os cientistas realçam que são necessários mais estudos para provar que esses fitonutrientes podem ajudar a melhorar a aprendizagem e a função cognitiva noutros animais, incluindo em humanos.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dietas veganas são boas para o coração? A Ciência sugere que não

Não há evidências científicas que sustentem a alegação de que uma dieta vegetariana faz bem ao coração. No entanto, há outros benefícios neste tipo de alimentação. Cerca de meio milhão de britânicos são agora veganos, de …

Tribunal da Concorrência corta para metade coimas aplicadas ao Montepio

O Tribunal da Concorrência reduziu esta sexta-feira de mais de cinco milhões de euros para pouco mais de dois milhões de euros as coimas aplicadas ao Montepio e a sete antigos administradores pelo Banco de …

"Contornos de desumanidade". Utentes querem poder sair dos lares (e DGS garante que vai rever norma)

Depois de uma semana em que não se registaram nenhumas mortes em lares desde o início da pandemia, as instituições pediram ao Governo que se regresse a um regime mais facilitado de saída dos utentes. Apesar …

Governo admite aumentar quotas de avaliação, mas só em 2023. FESAP exige início de 2022

A revisão do sistema de avaliação dos funcionários públicos vai produzir efeitos em 2023 e deverá manter as quotas para a nota mais elevada, embora relacionadas com o desempenho dos serviços, anunciou esta sexta-feira o …

Vida marinha está a fugir do equador (e isso pode levar a uma extinção em massa)

As alterações climáticas causadas pelo homem estão a fazer com que a vida marinha esteja a fugir do equador em direção aos polos. Isto pode levar a um novo evento de extinção em massa. A água …

"Auditores não são polícias". PwC descarta responsabilidades no capital inicial do Novo Banco

A audição conjunta de dois responsáveis da PwC na comissão de inquérito ao Novo Banco começou esta sexta-feira à porta fechada devido a questões de segredo profissional, mas o banco autorizou-os a falar publicamente e …

Um raio cósmico extremamente poderoso "rasgou" a Via Láctea (e ninguém sabe de onde veio)

Um enorme complexo de telescópios no Tibete capturou a primeira evidência de raios gama de energia ultra-alta espalhados pela Via Láctea.  Desde 1990, dezenas de investigadores da China e do Japão caçaram raios gama cósmicos de …

Cientistas criam nova forma de desencriptar mensagens secretas

Uma equipa de engenheiros chineses está a criar uma nova forma de transmitir mensagens secretas ou aceder a locais de acesso reservado através das nossas mãos. A equipa demonstrou como é que a radiação infravermelha (ou …

Arqueólogos descobrem uma "Pompeia egípcia". Estava escondida debaixo do deserto

Uma equipa de arqueólogos anunciou esta quinta-feira a descoberta de uma grande cidade faraónica antiga que permaneceu "invisível" durante séculos perto de alguns dos monumentos mais conhecidos do Egito. A cidade foi construída há mais de …

Comandante da polícia secreta de Hitler em Viena espiou para a Alemanha Ocidental

Um comandante sénior da polícia secreta de Hitler, responsável pela deportação de dezenas de milhares de judeus, foi protegido pelas autoridades norte-americanas e alemãs após a II Guerra Mundial. Segundo registos divulgados recentemente, citado pelo The …