Pessoas que dormem mal no mês que antecede uma cirurgia podem ter maior probabilidade de desenvolver delírio pós-operatório.
O delírio pós-operatório é uma alteração na função mental que causa confusão em cerca de 15% dos pacientes cirúrgicos.
Dor, idade, stress, ansiedade e insónia são alguns dos fatores que contribuem para o risco de delírio pós-operatório, mas este estudo debruça-se, pela primeira vez, na qualidade do sono.
“A boa qualidade do sono antes de uma cirurgia é muiot importante para o período de recuperação”, disse Faegheh Miryousefiata, do Cleveland Clinic Foundation Outcomes Research Consortium, citado pelo EurekAlert. “As pessoas podem não dormir bem porque estão nervosas, mas é muito importante dormir o melhor possível, especialmente pessoas com mais de 65 anos, que correm maior risco de delírio pós-operatório.”
No estudo, os cientistas analisaram 150 pacientes submetidos a anestesia geral para cirurgias abdominais e ginecológicas, com duração superior a duas horas.
No dia anterior ao procedimento, a equipa fez com que os pacientes avaliassem a qualidade do sono usando o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI), que avalia a duração, distúrbios, eficiência e qualidade, tempo para adormecer, disfunção diurna devido à sonolência e uso de medicação para dormir.
Após a cirurgia, o delírio pós-operatório foi avaliado usando o Método de Avaliação de Confusão da Unidade de Terapia Intensiva (ICU-CAM) e o Método de Avaliação de Confusão Diagnóstica de Três Minutos (3D-CAM).
Os resultados mostraram que 44 pacientes tiveram sono mau, sendo que 11 apresentaram sinais de delírio. Em sentido inverso, 106 pacientes dormiram bem e 19 (17,9%) apresentaram algum tipo de confusão no pós-operatório.
Quando comparou os dados, a equipa observou uma taxa superior de delírio (39,66%) entre aqueles que dormiam mal, em comparação com aqueles que dormiam bem.
“Os médicos devem informar os pacientes acerca da importância de dormir bem antes de uma cirurgia para proteger os seus cérebros”, salientou o investigador Yasin Tire.
Para melhorar a qualidade do sono, os investigadores recomendam ir para a cama e acordar à mesma hora todos os dias; criar um ritual para dormir, como ler um livro; manter o quarto fresco, escuro e silencioso; evitar telemóveis e computadores uma hora antes de dormir; manter-se ativo durante o dia; e usar técnicas para controlar o stress.
A investigação foi apresentada, recentemente, na Anesthesiology 2024.