Luto nacional para quinta-feira pela morte de Bento XVI

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinou esta quarta-feira o decreto de luto nacional pela morte do Papa emérito Bento XVI, que se vai cumprir na quinta-feira, dia das cerimónias fúnebres.

“O Presidente da República assinou o Decreto do Governo que declara luto nacional no dia 5 de janeiro de 2023, pelo falecimento do Papa Emérito Bento XVI”, lê-se numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na internet.

Marcelo Rebelo de Sousa estará na quinta-feira nas cerimónias fúnebres do Papa emérito Bento XVI, “em representação do Estado português”.

Apenas as delegações do Governo e da Presidência de Itália e da Alemanha participarão oficialmente da cerimónia.

O funeral de Bento XVI realiza-se na quinta-feira, na Praça de São Pedro, no Vaticano, às 09:30 locais (08:30 em Lisboa), numa celebração presidida pelo Papa Francisco.

O Presidente da República não estará na lista de convidados para o funeral do Papa Emérito. “Tanto quanto sei, todos os chefes de Estado estão em pé de igualdade”.

Entre os chefes de Estado, só os presidentes de Itália (Sergio Mattarella) e Alemanha (Frank-Walter Steinmeier) vão certamente estar entre os convidados para a despedida de Joseph Aloisius Ratzinger. Assim dita o protocolo no Vaticano: chefes de Estado da própria Itália e da Alemanha, onde Ratzinger nasceu.

Espera-se a presença de milhares de pessoas, entre as quais centenas de responsáveis – sobretudo da Igreja Católica

Bento XVI morreu no sábado, no antigo mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano, onde residia desde 2013, após ter renunciado ao papado.

ZAP // Lusa

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.