Cidade sueca usa fezes de galinha para evitar multidões em noite de festa

A cidade de Lund, na Suécia, adotou uma medida invulgar para garantir que a população não se reúne na Noite de Santa Valburga, uma festa tradicional celebrada por toda a Escandinávia.

De acordo com a revista Newsweek, milhares de pessoas costumam visitar a cidade sueca para celebrar a Noite de Santa Valburga. Mas, este ano, devido à pandemia de covid-19, as autoridades querem evitar os ajuntamentos, por isso, decidiram espalhar fezes de galinha no seu parque central.

“Considerando que temos um cenário em que Lund poderia muito bem tornar-se um tipo de epicentro para a propagação da infeção durante o fim de abril, acho que, como presidente da Comissão do Ambiente, esta foi uma boa iniciativa”, disse Gustav Lundblad ao jornal sueco Sydsvenskan.

“Temos a oportunidade de fertilizar os relvados do parque e, ao mesmo tempo, como cheira bastante mal, isso significa que pode não ser assim tão bom estar lá sentado a beber cerveja”, acrescenta.

“Não sou especialista em fertilizantes, mas, pelo que entendi, é claro que também pode cheirar mal fora do parque. Mas o objetivo principal é manter as pessoas afastadas do parque, logo, não posso garantir que seja inodoro no resto da cidade”, disse ainda.

Ao contrário da maioria dos países europeus, a Suécia optou por uma abordagem mais “relaxada” à covid-19, confiando no sentido cívico dos seus cidadãos e, por isso, lugares como escolas, restaurantes e lojas permaneceram abertos.

De acordo com a Universidade Johns Hopkins, o país tem, neste momento, mais de 20 mil casos de infeção confirmados e mais de 2400 mortes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …

País "esqueceu-se de que existe engenharia". Especialistas criticam recomendação da DGS para ventilação nas escolas

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a ventilação nas escolas ficam aquém do que seria necessário, dizem especialistas. Tendo em conta que a covid-19 se transmite por aerossóis, é importante que exista uma boa ventilação …

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …

Ataques aéreos dos EUA mataram até 48 mil civis em 20 anos. Pentágono admite morte de civis em Cabul

Uma investigação independente concluiu que entre 22 mil e 48 mil civis morreram vítimas de ataques aéreos das forças dos EUA desde o 11 de Setembro. O Pentágono admitiu também que o ataque a um …

Fernando Pimenta é campeão do mundo em K1 1.000 (e aponta a "mais medalhas" do que os golos de Ronaldo)

O canoísta Fernando Pimenta sagrou-se campeão mundial de K1 1.000 metros, ao bater o húngaro Balint Kopasz na final, nos Mundiais de Copenhaga, aumentando para dois os pódios de Portugal na Dinamarca. Na pista quatro, Pimenta …

MNE garante que todos os afegãos que trabalharam com o Exército português foram retirados do país

O ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu esta sexta-feira que o Governo apoiou a retirada de todos os afegãos que trabalharam com as forças portuguesas no Afeganistão, reconhecendo ser "provável" alguns não terem respondido aos contactos. "Nós …

"Não quero ser arrogante: o melhor médio da Premier League sou eu"

Yves Bissouma joga no Brighton e tem despertado o interesse de clubes ingleses de outro nível. Cresceu no Mali ao serviço do Majestic SC, passou pelo AS Real Bamako antes de rumar à Europa. Começou por …