Lukashenko: “Nunca quisemos lutar com a Ucrânia”

4

Presidente da Bielorrússia diz que soube da invasão russa à Ucrânia só na madrugada em que as movimentações começaram.

Aleksandr Lukashenko falou sobre o facto de, na invasão à Ucrânia, a Rússia ter utilizado militares que estavam em território bielorrusso.

O presidente da Bielorrússia compreendeu a decisão de Vladimir Putin e disse que só soube do início da invasão na própria madrugada: “Naturalmente, deveria utilizar o grupo de tropas que permaneceu no território da Bielorrússia. E fui informado sobre isso às 5 horas da manhã de 24 de Fevereiro”.

“Só pedi ao presidente da Rússia que deixasse apenas parte das forças para cobrir a zona de Gomel” – cidade da Bielorrússia que fica perto da Ucrânia e que recebeu a primeira reunião entre comitivas russas e ucranianas, nesta segunda-feira.

Este pedido foi feito porque, de acordo com o presidente da Bielorrússia, bielorrussos e russos viram “vários batalhões antiaéreos e de mísseis” ucranianos, perto da fronteira, prontos para atacar tropas russas.

E descreve o primeiro ataque russo a esses equipamentos ucranianos como um “ataque preventivo”, ao mesmo tempo que arrancava a operação militar na Ucrânia: “Quiseram evitar perdas e quiseram evitar que a Bielorrússia fosse atacada”.

“Se isso não tivesse acontecido, aqueles mísseis ucranianos teriam voado para Gomel e Mazyr”, justificou o presidente.

Aleksandr Lukashenko deixou uma garantia: “Nunca quisemos lutar com a Ucrânia”.

Lukashenko havia afirmado, na segunda-feira, que as sanções bancárias impostas à Rússia são “piores do que uma guerra“.

“Devemos ser muito reservados e evitar isso. Porque a guerra nuclear é o fim de tudo”, comentou o líder bielorrusso, que ainda não vê esta invasão como uma “guerra, mas sim um conflito”.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

4 Comments

  1. O fantoche da Bielorrússia não queria lutar contra a Ucrânia, mas abriu a porta…
    “Tão ladrão é o que vai à horta como o que fica à porta.”

  2. Não pretendem mas deixamos passar as tropas russas pelo nosso território, o que quase equivale a querem lutar com a ucrânia!
    O lukachenko não passa de um fantoche de putin!

  3. Não queria? E agora quer? Não acredito que não soubesse que os russos estavam pelo seu quintal. Quer que acreditemos que não sabia qual o objetivo disso? Tem é medo do Putin, deve ser um Pau mandado. Não honra as calças que veste e terá de assumir também as consequências dos seus atos.

  4. O Lukashenko é pau mandado do putin. Faz tudo o que o putin quer que ele faça.

    E o Putin também quer que outros países em volta da rússia sejam paus mandados dele.

    O putin pediu , numa das negocições de paz, que a Ucrânia fosse desmilitarizada. Então que começe ele por desmilitarizar a rússia a ver se é bom. Todos os países tem um exército, e os que não tem exército a sua segurança é assegurada por outros países. Até o Vaticano tem os soldados suiços a proteger o Vaticano.
    Se existem negociações de paz, então também deveria existir cessar fogo ao mesmo tempo. Estas negociações de paz são só para enganar…Eles continuam a bombardear. se estivessem interessados na paz teriam parado os bombardeamentos.
    o Putin quer fazer da Ucrânia um território russso ou uma Bielorrúsia.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.