Luís Rodrigues, o “bombeiro” que lançou o Big Brother e será o novo CEO da TAP

1

TVI

Luís Rodrigues, novo CEO da TAP

Luís Rodrigues vai tomar posse como presidente do conselho de administração e presidente executivo da TAP esta sexta-feira, sucedendo neste último cargo a Christine Ourmières-Widener, que foi demitida.

“O novo presidente do conselho de administração [PCA] e presidente da comissão executiva [PCE] da TAP SA e da TAP SGPS, Luís Rodrigues, vai assumir funções na sexta-feira, dia 14 de abril”, indicou, em comunicado o Ministério das Finanças.

Este responsável, que até então liderava a SATA, foi escolhido pelo Governo para substituir Christine Ourmières-Widener e Manuel Beja, que foram demitidos.

“A entrada em funções segue-se à aprovação hoje, dia 12 de Abril, do novo PCA em assembleia geral de acionistas, em que o Estado se faz representar pela Direção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF)”, explica o Ministério das Finanças em comunicado enviado às redações.

Na mesma assembleia, acrescenta a tutela, “foram também adotadas as decisões finais sobre os procedimentos legalmente previstos para a destituição dos titulares dos cargos de PCA e PCE, cujo último dia em funções será 13 de abril”.

Quem é Luís Rodrigues?

Quem conhece Luís Rodrigues não poupa nos elogios. “É exatamente a pessoa certa na hora certa”, atira Miguel Azevedo, banqueiro do Citi, em declarações ao ECO.

É uma espécie de bombeiro, habituado a apagar fogos em situações complexas e difíceis, seja na Media Capital, na Nova SBE ou na SATA.

O novo CEO da TAP tem a “capacidade de gerir num contexto em que existem vários interesses” e de “trazer toda a gente para a mesma mesa e encontrar soluções” em situações mais complicadas. Aliás, não seria a primeira vez que o faria.

Quando assumiu a liderança da SATA, em janeiro de 2020, apanhou o primeiro embate da pandemia de covid-19 que levou à interrupção do tráfego aéreo. A empresa viu-se obrigada a pedir apoios estatais e a adotar um plano de reestruturação.

Já em 2021, apesar das contas negativas, a empresa apresentou um EBITDA positivo, algo que não acontecia há cinco anos. Em 2022, Luís Rodrigues anunciou que o ano iria fechar com uma receita recorde de 202 milhões de euros.

“Luís Rodrigues conhece a TAP como poucos tendo gerido com grande sucesso temas muito difíceis como Manutenção Brasil e Handling e foi um CFO muitíssimo competente após a saída de Michael Connely“, aponta Miguel Azevedo.

O novo CEO da TAP já tinha passado pela companhia aérea no passado, deixando boas recordações. Liderou ainda a formação de executivos da Nova School of Business and Economics, onde ainda é professor de Estratégia de Negócios.

Ainda antes disto, Luís Rodrigues chegou à Media Capital como diretor de Marketing em setembro de 1999, numa altura em que a TVI atravessava um momento difícil no que tocava a audiências.

Ao ECO, um consultor do canal televisivo diz que Luís Rodrigues foi fundamental em reverter as audiências, trazendo pela primeira vez o Big Brother para Portugal.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. “trouxe o big brother para Portugal”… já me sinto muito mais descansado com tamanha competência!
    Quem lá estava também era competente e estava a fazer o seu trabalho! No entanto foi despedida por estar no sitio errado a hora errada depois de decisões políticas duvidosas. O problema da TAP são os politicos! O nosso pais é gerido por incompetentes, os mesmo que alternam entre posições políticas e de relevo nas empresas estatais. Em vez de procurar bodes expiatórios olhem para dentro e despachem os “amigos” e substituam por pessoas competentes.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.